ar-condicionado split

Conheça os modelos de ar-condicionado split

Entenda os fatores relevantes na hora de comprar seu ar-condicionado split, quais os recursos oferecidos, vantagens e como identificar o modelo mais adequado para seu cômodo.

Muito popular, o ar-condicionado split é uma evolução do aparelho antigo de janela, seu nome deriva da palavra inglesa “split” (dividir), fazendo menção a seu grande diferencial com relação às versões anteriores.

O equipamento vem dividido em duas unidades: a condensadora – responsável por resfriar ou aquecer o ar – e a evaporadora, parte que fica instalada no ambiente para dissipar o ar gelado e retirar o quente, por exemplo, na função de refrigerar.

Vantagens

Essa separação do aparelho em duas partes possibilita que o ambiente interno fique mais silencioso e espaçoso, já que a evaporadora ocupa pouco espaço e tem um design moderno.

Apesar de sua instalação ser mais cara que o convencional por conta dos dois equipamentos que o constitui, o ar-condicionado split apresenta uma economia de até 25% de energia em comparação com o tradicional e uma capacidade maior de refrigeração.

Os ares-condicionados split são fabricados em dois sistemas diferentes: o convencional e o inverter, as duas opções garantem um ótimo desempenho para a climatização de ambientes.

No sistema convencional, o compressor é acionado e gira até atingir a temperatura programada, depois é desligado automaticamente, gerando picos de energia e, consequentemente, um maior consumo.

A tecnologia inverter é um aperfeiçoamento do modelo Split, a qual altera a frequência que controla a compressão sem desligá-lo completamente em nenhum momento, evitando picos de voltagem, deixando o ambiente sempre ameno, sem períodos de muito frio ou calor.

Modelos de ar-condicionado Split

Há diferentes modelos de ar-condicionado split, cada um com características e indicações de uso diferentes. Analise quais são suas necessidades, antes de comprar seu aparelho:

  • Split Hi-Wall: indicado para imóveis menores com baixo fluxo de pessoas. Silencioso e rápido;
  • Split Piso-Teto: difere-se do Split Hi-Wall por poder ser instalado no piso ou teto, indicado para ambientes médios ou grandes, residenciais ou comerciais. Demanda mais espaço por ser maior e utiliza mais energia;
  • Split Cassete: pode ser embutido no teto, disfarçado pelo forro ou gesso, conta com até quatro saídas de ar. Deve ser usado em escritórios ou estabelecimentos comerciais;
  • Split Quatro Lados: permite mais opções de instalações no teto (centro, lateral ou canto) e oferece uma melhor distribuição do ar;
  • Split Canto Teto: só pode ser colocado no canto, o que pode obstruir espaço, dependendo do cômodo, eficiente na distribuição de ar;
  • Multisplit: suporta duas evaporadoras no mesmo compressor, portando permite climatizar mais de um ambiente ao mesmo tempo, sem perder economia de energia;
  • Split de janela: consegue aproveitar o espaço de um aparelho tradicional de janela, ideal para quem não quer modificar a fachada do prédio.

Os modelos Split High Wall, Cassete, Piso Teto e Multi Split podem apresentar o sistema Inverter.

Como escolher seu equipamento

A capacidade de refrigerar de um aparelho é medida em BTUs (unidade térmica britânica), portanto, ao definir qual modelo é mais apropriado para você, considere o tamanho do ambiente, a circulação de pessoas e quantos equipamentos eletrônicos estão no local.

Qualquer um dos modelos de ar-condicionado split precisa de um profissional especializado para sua instalação, assim o cliente não perde a garantia do produto.