Como preparar o quarto para uma noite de sono agradável?

Além de ter um colchão e travesseiro ideais, invista em hábitos que trarão boas noites de sono.
Como preparar o quarto para uma noite de sono agradável
Ter uma boa noite de sono é fundamental para que você acorde disposto e preparado para as rotinas do seu cotidiano e se sinta confortável em todas as tarefas a serem executadas.

Existem medidas saudáveis que você pode adotar para dormir bem. Uma delas é manter o ambiente climatizado. Para isso, investir em ar-condicionado e aquecedor para o seu quarto pode ser uma ótima ideia.

Segundo a Associação Brasileira do Sono (ABS), cerca de 73 milhões de pessoas no Brasil são acometidas pela insônia. Diversos fatores podem estar relacionados ao sintoma, como alimentação, ansiedade e estresse. Não conseguir dormir bem resulta diretamente na alteração do humor e na dificuldade de realizar tarefas que exijam concentração.

Selecionamos algumas dicas que podem contribuir para a qualidade do sono:

Respeite o seu horário de dormir

É importante que você determine um horário para dormir. Em média, é preciso dormir entre 8 a 9 horas por dia, embora muitos não o façam.

Quem costuma acordar cedo para estudar ou trabalhar também deve dormir cedo. Isso é válido também para os fins de semana e feriados. Mesmo que você não realize tarefas nesses dias, o corpo precisa se acostumar a esse hábito, assim a qualidade da disposição é muito melhor.

Para quem tem problemas para dormir, é aconselhável tomar um chá de camomila para acalmar. Você pode, ainda, usar um despertador para te lembrar de respeitar o horário estabelecido para dormir e acordar.

Invista em climatização

Colocar um ar-condicionado ou aquecedor no seu quarto pode contribuir para que tenha uma noite tranquila, principalmente em regiões com temperaturas mais extremas. Opte por um modelo que não consuma tanta energia e também procure por um aparelho que combine com o ambiente. Perder o sono por passar frio ou calor? Nunca mais.

Desligue alguns aparelhos da sua casa

Certamente a televisão e, sobretudo, o celular, são aparelhos que dispersam muito a sua atenção, principalmente ao dormir. Por isso, é importante desligar todos os aparelhos, como a TV, computador e videogame 30 minutos antes de ir para a cama. Por dispararem estímulos a todo momento, eles instigam seu cérebro a ficar acordado.

Como dito anteriormente, se você tem dificuldade para dormir, nesse caso o ideal é que deixe o relógio fora de seu alcance ou até mesmo em outro cômodo. Isso porque ficar checando as horas pode causar ansiedade e estresse.

Mantenha o ambiente escuro

Luzes de aparelhos como TV e celular, ou até mesmo as lanternas da rua podem refletir diretamente na luz do seu quarto e deixar o ambiente iluminado, dificultando o seu acesso ao sono.

Por isso, mantenha todas as luzes apagadas e deixe apenas o abajur (caso tenha), de preferência com a luz amarela, pois, segundo princípios cromoterápicos, ela estimula o sono. Se você não tem uma luminária à disposição,opte por uma vela.

Invista em um bom colchão

Você já ouviu alguém dizer que consegue dormir bem em um colchão nada confortável? Certamente não. Para que você consiga escolher um produto que atenda às suas expectativas e necessidades, procure um que seja ideal para o seu tamanho e peso. Para garantir uma boa noite de sono, a densidade do colchão deve variar proporcionalmente de acordo com o peso.

Também é recomendável investir em um colchão semi ortopédico, que contribui para manter a coluna alinhada durante o sono. Escolha um modelo que seja firme, não sendo exatamente duro ou mole.

Dicas bônus: você pode pintar o seu quarto com cores neutras, que transmitam tranquilidade. Além disso, adicione algumas plantas, pois elas são capazes de filtrar e purificar o ar, permitindo que a sua respiração flua tranquilamente durante o sono.