Hospedagem cloud grátis

Saiba como fazer um ovo pochê delicioso em casa! Que tal inovar no café da manhã do dia? Hoje ensinaremos você a como fazer um ovo pochê perfeito!

ovo pochê perfeito

Um dos principais ingredientes presentes na mesa da população brasileira é o ovo. Independente se a refeição é café da manhã, almoço ou jantar, sempre há uma maneira de encaixar o alimento como um ótimo acompanhamento.

Pode ser com uma torradinha, misturado no feijão com arroz ou até com um cuscuz, que a combinação não tem erro!  

No entanto, existem diversas formas de se preparar um ovo, que podem diferenciar o sabor final e variam de acordo com o gosto da pessoa que irá saboreá-lo. Mas afinal, o que é um ovo pochê?

O que é um ovo pochê?

Quando falamos em como fazer um ovo pochê perfeito, a ideia é uma textura firme na clara, com a gema molinha por dentro, o que dependerá não só do ponto escolhido na hora de cozinhar, como diversos outros fatores que serão apresentados ao longo do texto.

É uma receita culinária mais saudável, e portanto, é indicada para quem deseja deixar a refeição mais leve e menos gordurosa. Contudo, muitas pessoas não escolhem essa opção por acharem que é mais difícil de se preparar, tendo em vista que o alcance do ponto necessita ser ainda mais preciso.

O fato é que, se você está se perguntando como fazer ovo pochê, saiba que existem formas ainda mais simples e rápidas do que você imagina para o preparo dessa técnica. 

Vamos lá? Confira a seguir: 

Ingredientes - Ovo Pochê

Para aprender como fazer um ovo pochê de fato delicioso, é importante utilizar os seguintes ingredientes: 

  • 1 ovo;
  • Vinagre;
  • Sal e pimenta-do-reino;
  • Azeite ou óleo para untar. 

É uma receita básica. Sendo assim, o mais importante é como será o modo de preparo. Portanto, separados os ingredientes, chegou a hora de colocar a mão na massa e partir para a prática. 

Modo de Preparo 

Como foi dito acima, não é difícil preparar essa receita culinária, mas é preciso utilizar algumas técnicas para que o efeito e resultado final saiam conforme o desejado. Veja abaixo:

Passo 1: Esquentar a água

Coloque água em uma panela ou frigideira para esquentar até ferver. Quando começar a ferver, desligue rapidamente, para não borbulhar muito. O ideal é deixar em temperatura média e a água quente, mas não fervida. 

Passo 2: Insira o vinagre

Em seguida, adicione vinagre junto à água, para que o ovo permaneça compacto, no lugar de se estender por toda a panela.

Passo 3: Adicione o ovo ao recipiente

Logo após, separe um recipiente à parte para inserir o ovo. Obs: tenha cautela na hora de quebrá-lo para não tocar na gema e misturá-la à clara. O ideal é que o seu formato permaneça o mesmo.

Passo 4: Leve a água quente ao recipiente

Agora, você deve pegar a água quente da panela e levar um pouco até o recipiente com o ovo. Novamente, é preciso tomar cuidado ao realizar esta ação. Em seguida, mexa a água com uma colher para deixar a clara mais consistente.

Passo 5: Hora de cozinhar

O próximo passo é cozinhar por cerca de 3 minutos. Lembre-se de que o ideal é deixar a clara firme e cozida, enquanto a gema deve permanecer mole. Adicione um pouco de sal e pimenta-do-reino após a formação da clara.

Passo 6: Desenformar 

Essa pode parecer a parte mais complicada, mas com um pouco de cuidado, teremos o melhor resultado possível. Nesse momento, então, você deve utilizar a escumadeira ou espátula de silicone como auxílio para retirar o ovo da panela e servir com o prato da refeição.

2ª Opção - Ovo Pochê

Se o seu desejo é preparar mais de um ovo por vez ou deseja analisar um método diferente, também ensinaremos um outro método de como fazer ovo pochê e caprichar na próxima refeição. 

  • Passo 1: Em primeiro lugar, você deve esquentar a água até a fervura. 
  • Passo 2: Depois, você deve separar um recipiente e forrá-lo com papel filme. Em seguida, você deve untar o papel com azeite ou óleo e colocar um ovo nele. 
  • Passo 3: Em seguida, amarre como se fosse uma trouxinha e faça o mesmo com outros ovos, caso você deseje fazer para outra pessoa. 
  • Passo 4: Na mesma hora que a água ferver, abaixe o fogo e insira a trouxinha de papel filme dentro da panela segurando pela parte de cima e comece a mexer com uma espátula. Você pode fazer isso em até 4 minutos.
  • Passo 5: No mais, chegou a hora de retirar o papel filme e deixar o ovo em contato com a água por 30 a 40 segundos.
  • Passo 6: Da mesma forma que a receita anterior, você deve utilizar uma escumadeira ou espátula para retirar o ovo da panela e colocar em um outro prato para acompanhar a sua refeição principal.

No almoço, uma ótima dica é acompanhar com uma torta de couve-flor com frango. Para o café da manhã, o cuscuz com ovo pochê é uma dica de sucesso. 

 Conclusão

E então, o que achou das dicas de preparo para essa receita espetacular?

Espero muito que você tenha gostado e possa fazer muitas combinações culinárias deliciosas com o ovo pochê, que pode ser uma ótima opção principalmente para um café da manhã saudável e forte. 

Se der errado da primeira vez, não se preocupe e tente novamente. As duas opções que trouxemos foram uma boa dica inclusive para facilitar o preparo na sua casa, e caso você não acompanhe uma, a outra pode ser o método mais indicado.

É muito válido acompanhar as receitas e adquirir novas experiências culinárias. E o melhor é saber que você não precisa ser um chefe de cozinha com anos de conhecimento para isso. 

Por isso, a Rima dos Sabores oferece as melhores dicas de receita para você testar em casa. Acesse nosso site e confira outras opções! 

Postagem Anterior Próxima Postagem