Ar condicionado ou ventilador

Ar-condicionado ou ventilador: em qual apostar?

Se você está em dúvida sobre qual aparelho comprar, confira algumas dicas a respeito de quais fatores considerar antes de tomar uma decisão.

O verão chegou, e, com ele, a necessidade de refrescar a casa mediante às altas temperaturas. Nessa hora, aparece a dúvida: é melhor comprar um ar-condicionado ou um ventilador?

Essa pergunta levanta muitos pontos, que vão desde o modelo mais adequado para as suas necessidades até os benefícios e possíveis desvantagens, como os custos de manter cada um desses aparelhos.

Por isso, se você já está pesquisando alguns modelos de ares-condicionados split e portáteis, mas ainda tem dúvidas, veja alguns fatores importantes para considerar antes da escolha.

Conforto térmico

A principal motivação que leva as pessoas a adquirirem um ar-condicionado ou um ventilador é a busca por conforto térmico. Isso é especialmente válido para quem vive em lugares bastante quentes.

Se essa é a principal razão que te faz procurar um desses aparelhos, o ar-condicionado é a melhor opção. A potência varia entre 900 W e 1.400 W, o que garante bastante eficiência para climatizar diferentes ambientes, enquanto um ventilador fica em torno de 100 W.

Isso faz com que o ar-condicionado seja o único capaz de garantir a refrigeração de ambientes grandes, o que o ventilador dificilmente consegue fazer, mesmo sendo colocado no teto.

Além de ter maior potência, outra vantagem do ar-condicionado é a possibilidade de você programar uma determinada temperatura e ir ajustando-a ao longo do dia, definindo aquela que te proporciona maior conforto térmico em cada etapa.

Cuidados com a instalação

Outro fator importante para avaliar são os cuidados necessários com a instalação de cada aparelho, já que isso influencia o desempenho e a durabilidade do equipamento.

Dependendo do modelo escolhido, o ar-condicionado pode aumentar o consumo de eletricidade da residência. Para diminuir os custos com a manutenção desse aparelho, evite instalá-lo em locais com muita exposição ao sol e limpe o filtro com regularidade, além de fechar janelas e portas enquanto ele estiver ligado.

Outra dica importante é instalar o ar-condicionado a uma distância segura de outros eletrodomésticos, como televisão e computador, que ficam ligados durante boa parte do dia, a fim de não sobrecarregar as instalações elétricas da casa, nem aquecê-lo.

Alergias

Outra vantagem do ar-condicionado é que, em comparação ao ventilador, ele garante maior circulação e limpeza do ar atmosférico, já que possui a função de filtragem. Isso é fundamental, sobretudo para quem vive em regiões marcadas por bastante poluição do ar.

Além disso, esse aparelho oferece diferentes funções, como o modo ventilação, o que promove boa circulação de ar. Esse fator é ainda mais importante para quem tem problemas respiratórios e alergia à poeira, pois o ventilador acaba por espalhar partículas e direciona o vento para um único ponto, o que reduz a sensação de conforto térmico.

Tipos de ar-condicionado

Outra vantagem do ar condicionado é que ele está disponível em inúmeros modelos. Split, janela, portátil e inverter estão entre os modelos mais tradicionais. A tecnologia inverter regula o fluxo de energia do sistema ao mudar a velocidade do compressor, o que reduz o consumo de eletricidade.

Já o tipo janela é menor, fácil de ser instalado e costuma ter um custo mais acessível quando comparado aos outros. Além de poder ser carregado de forma fácil, outra vantagem do ar condicionado portátil é o fato dele não precisar de instalações, o que economiza tempo, dinheiro e energia.

Já o tipo split requer um tubo de cobre para conectar as duas partes principais: a condensadora, que passa o calor absorvido no ambiente para o meio exterior, e a evaporadora, que libera o ar frio no local climatizado.

Ainda existe o ar-condicionado do tipo portátil, cuja procura se popularizou nos últimos anos. As principais vantagens é que ele não precisa de instalações e é fácil de ser transportado, já que possui rodinhas que facilitam o deslocamento.