Apartamento no litoral, alugar ou comprar

Apartamento no litoral, alugar ou comprar?

Quem é que nunca teve vontade de ter um lugar na praia para ir sempre que quiser? Passar as férias ou um feriado prolongado sem ter que ficar procurando onde se hospedar?

A questão que fica é: alugar ou comprar um apartamento no litoral? Qual dos dois é a melhor opção para você?

Esse desejo só aumenta ao visitar qualquer praia. Quem não foi à Santa Catarina e ficou com vontade de procurar por um apartamento à venda em Balneário Camboriú para poder ir pra lá sempre que quiser sem dor de cabeça?

Nesse artigo tentaremos responder algumas de suas perguntas que poderão te ajudar a fazer essa escolha, então não saia daí e leia até o final.

Prós de alugar um apartamento

Para começar vamos levantar alguns pontos a favor de alugar um apartamento, assim tentaremos te ajudar a balancear o que mais compensa para você.

1. Destino diferente a cada férias

Esse aqui pode ser um grande pró, visto que a maioria das pessoas curte conhecer lugares novos e diferentes sempre que podem. Ao alugar um apartamento você só terá a despesa daquele determinado período de sua viagem.

Ao alugar você terá maior liberdade de escolher qual será seu próximo destino, e não ficará tão preso como tendo seu apartamento em determinado lugar.

2. Manutenção

A manutenção de um imóvel pode não ser nada barata para o proprietário, ainda mais no litoral, onde a maresia pode estragar muitos móveis, além de todos os custos comuns, como água, energia e consertos que toda casa exige.

Ao alugar seu custo além do valor da hospedagem pode ser apenas o preço do calção e limpeza. Mas você estará livre de todos esses outros gastos, que irão ter todos os meses, e não apenas em suas férias, afinal é preciso cuidar do seu apartamento mesmo que não vá passar uns dias nele.

Prós de comprar um apartamento

Há inúmeros prós em comprar um apartamento, investir em imóveis sempre é uma boa ideia, e no litoral não é diferente. Iremos listar apenas alguns pontos.

1. É seu apartamento

Esse primeiro detalhe é basicamente seu título, ter seu próprio apartamento na praia é um sonho de muitas pessoas, e a realização dele será um feito e tanto.

Pode não compensar muito financeiramente, financiar um imóvel pode ser bem caro, e demorar um bom tempo, mas ter um lugar para chamar de seu realmente é um luxo que muitos pretendem ter.

2. Liberdade

Aqui há um grande ponto a favor de obter seu próprio imóvel no litoral. Ao alugar um local tem certas restrições, por exemplo, quais acomodações usar, como conservar e quantas pessoas pode hospedar, além de muitas restrições sujeitas à multa.

Já em seu apartamento você terá maior liberdade de alterar algo e deixá-lo da sua maneira. Poderá receber toda a sua família, acomodá-los mesmo que o espaço seja um pouco menor para quantidade de pessoas.

Claro que em um apartamento existem mais restrições que em uma casa, principalmente relacionada ao barulho.

3. Férias mais fáceis de planejar

Não existe nenhuma dúvida de que além das preocupações com locomoção, dinheiro e tempo, a hospedagem quase sempre é um problema, ainda mais quando você não conhece nem o local.

Então imagine o quanto seria mais fácil já ter o lugar onde vai ficar nos seus dias de descanso e diversão?

Pois é, sua vida seria bem menos complicada, ainda mais durante as temporadas, onde o aluguel pode custar um absurdo, estragando os planos para sua viagem.

O que nos leva ao nosso outro ponto.

4. Renda extra

Ter um apartamento que você pode alugar para outras pessoas pode te dar uma ótima renda extra.

Às vezes você não poderá ir à praia em determinado feriado, como carnaval, e assim pode alugar, as diárias costumam ter um valor alto em datas como essas, então você terá um grande lucro.

Principalmente se seu imóvel fica em lugares turísticos, se você tem um apartamento em Balneário Camboriú, por exemplo, há turistas vindo o ano todo, e alugar para eles será ótimo para suas finanças.

5. Patrimônio

Comprar um imóvel sempre será um ótimo investimento, casas e apartamentos tendem a se valorizar rapidamente, ainda mais se bem localizado e perto dos centros das cidades.

Portanto, vale a pena pensar em aumentar seu patrimônio com um apartamento que não só será sobre lucro, mas também sobre ter um local onde passar seus dias de folga, e férias com toda a família e amigos.

Então agora é só decidir, apesar de ter mais pontos sobre comprar um apartamento, tudo dependerá de como você pretende passar suas próximas férias, se pretende ir para um litoral diferente a cada uma, ou se vale a pena ter seu próprio cantinho na praia.

Esperamos ter ajudado na sua escolha, basta apenas escolher o seu apartamento e o local que você mais gosta e ir para cima.