O que não pode faltar em uma construção? Saiba mais sobre os caminhões!

Entenda quais caminhões são essenciais nas obras. Assim, conseguirá otimizar mão de obra, custos e principalmente, tempo. Saiba mais sobre essas máquinas.

Conheça os veículos e máquinas que não podem faltar na sua construção!

Quando um projeto de obra se inicia, a quantidade de informações necessárias para que o planejado saia do papel é enorme. Valores, custos, quantidade de materiais, orçamentos, contratação de profissionais e claro, quais máquinas serão usadas.

O resultado e custo de uma obra dependem desses fatores. Na intenção de reduzir o valor investido, o uso de caminhões versáteis é essencial. Além de funcionais, conseguem fazer mais de um serviço e otimizar o trabalho.

Algumas máquinas são mais tecnológicas que outras e escolher as ideias também é importante. Reduz o esforço humano e consequentemente, todo o serviço se torna mais ágil.

Mas, quais equipamentos escolher? Claro que esta lista depende de cada obra e tipo de edificação que será construída e/ou reformada. Entretanto, existem algumas peças chaves nesse tema, ainda mais quando falamos sobre os caminhões usados.

Existem diversos modelos de caminhão no mercado. Nem todos são necessários para uma obra, como muitos pensam. Alguns são versáteis e podem ser usados em diversos momentos, outros são pontuais, mas também essenciais.

Para ajudar nessa tomada de decisão e conseguir os equipamentos adequados para a obra, acompanhe este conteúdo. Indicaremos algumas máquinas essenciais em toda construção.

Analise as necessidades do projeto e aumente esta lista ou diminua, se necessário. Cada serviço é diferente, então não gaste investimentos sem necessidade. A seguir, apresentaremos os mais usados neste segmento e o motivo para isso.

Entenda as características de cada modelo e como usá-los. Saiba mais!

Qual caminhão não pode faltar em uma obra?

Vale ressaltar que este conteúdo é focado nos modelos de caminhões. Existem diversos equipamentos também necessários em uma construção, como andaime, furadeira, instrumentos de corte, entre outros.

Além é claro, das áreas de convivência e conveniência aos profissionais que estão trabalhando no canteiro. Banheiros, refeitórios, dormitórios se necessário, local para guardar as ferramentas e estoques são alguns exemplos disso.

Não basta ter os melhores caminhões se os profissionais não estiverem bem para trabalhar ou sem equipamentos, concorda? Com isso em mente, saiba sobre os veículos ideais.

Caminhão Munck

O caminhão munck é um modelo diferenciado e muito versátil. É formado por uma carroceria de caminhão e equipamentos de guindastes, com a cabine e os braços elétricos para carga e descarga.

Guindauto, como também é chamado, é muito procurado por ter a liberdade de locomoção por ruas e rodovias dos caminhões junto a estrutura hidráulica que coloca a carga sobre si e a descarrega sem que outro equipamento seja necessário.

Elimina o processo manual ou de outra máquina de colocar a tirar a carga do veículo – ponto muito positivo, ainda mais em transportes de carga pesada. Esse modelo pode ser usado nos mais diversos segmentos.

Içar e descarregar cargas, maquinários, movimentar contêineres, concreto e na área de construção civil, auxiliar na montagem de estruturas metálicas, atuar em usinas, indústrias e outros setores são apenas alguns exemplos disso.

Precisa de um operador para conduzir a tecnologia dos braços hidráulicos e dirigir com uma carga pesada no caminhão com segurança.

Guindaste

Guindastes são responsáveis por içar e locomover verticalmente cargas pesadas. Existem diferentes modelos dessa máquina para serviços distintos. Em geral, contam com braços hidráulicos e cabine de comando.

Os guindastes suportam cargas muito pesadas, incluindo contêineres de vários tamanhos diferentes. Não pode se locomover pelas ruas da cidade, mas ainda sim, é uma máquina muito útil na construção.

Também requer um operador experiente e qualificado para garantir a segurança das pessoas, carga e equipamentos.

Caminhão basculante

É um dos mais conhecidos nas construções. Esse caminhão é essencial para diversos serviços, mas principalmente, a retirada de entulho do canteiro de obras. Responsável por fazer esta operação de forma rápida e eficiente.

São veículos articulados e por isso, muito práticos. Os caminhões caçamba, como também são chamados, podem ser usados para carregar outros diversos materiais, como areia, brita, cimento, entre outros.

Este modelo tem o chassi de um caminhão comum e uma caçamba na parte traseira. É tão útil porque essa parte de trás consegue subir e descer, jogando o entulho, por exemplo, para o solo em questão de segundos.

Também é recomendado que um operador faça este serviço. Além de entender mais sobre a máquina, ainda sabe as condições adequadas do solo, a distância necessária para levantar a caçamba e outras funções que parecem detalhes mas no dia a dia, não são.

Ter esses profissionais é, sobretudo, uma questão de segurança. Não deixe de lado! Muitas empresas que alugam todos esses modelos citados, já oferecem o operador junto à locação. Então, contratá-los é mais simples do que parece e evita muitas dores de cabeça.