Elementos geométricos como essa arte inspira na decoração

Elementos geométricos: como incorporar à decoração

Linhas retas e suas composições conferem dinamicidade aos espaços da casa e do escritório.

A geometria faz parte de todos os aspectos visuais de nossa vida e parte de sua ciência é utilizada por engenheiros e arquitetos que planejam nossas casas e ambientes de trabalho. Fórmulas auxiliam esses profissionais a calcular medidas e proporções: verdadeiras obras de arte, com sustentação estrutural, são concebidas na construção de imóveis desde o projeto.

A verdade é que não é somente de maneira invisível que a geometria pode fazer parte da composição de uma casa ou escritório. Há alguns séculos, a aplicação de seus princípios com foco em seu aspecto estético, se tornou uma opção criativa em manifestações de artes, moda e decoração.

Vanguardas das artes plásticas mais antigas, como a Art Déco, e mesmo as mais modernas, como o minimalismo, usaram elementos geométricos em suas obras. Padrões geométricos proporcionam sensação de amplitude e continuidade.

Com aplicação um pouco mais recente no design de interiores, a geometria está em alta mais uma vez e se mostra como uma das principais tendências de 2021. A boa notícia é que, por ser atemporal, ela não tem seus dias contados. Isso quer dizer que aqueles que tiverem medo de investir nesse tipo de decoração podem deixar isso de lado e apostar nessa tendência.

Padrões por todos os lados

É claro que alguns ambientes da casa já tem, de maneira geral, padrões geométricos, dada a natureza dos revestimentos utilizados. Cozinhas, banheiros e outros cômodos que recebam aplicação de pisos e azulejos vão, invariavelmente, apresentar uma padronagem de formas.

As paredes de cômodos como quartos e salas, por sua vez, costumam ser lisas e monocromáticas. A geometria, se bem aplicada, pode te auxiliar a deixar esses ambientes um pouco mais interessantes.

Apesar de as padronagens darem uma sensação de repetição, não existem regras na hora de criar um projeto utilizando elementos geométricos. Há diferentes materiais, formas e cores. Exemplo: podem ser construídos com tinta sobre superfícies ou por meio da aplicação de peças prontas.

Não só de linhas retas, quadrados e retângulos são compostas as formas geométricas. Suas aplicações não precisam ser, necessariamente, padrões repetidos — mesmo que sejam uma ótima opção.

Círculos e triângulos, por exemplo, são boas opções para aqueles que querem evitar essa repetição. Uma ideia de uso minimalista dessas aplicações é definir uma única forma para um móvel específico da casa. Círculos pintados nas paredes da cama forjam uma criativa cabeceira.

Faça você mesmo

Se você busca elaborar um projeto conceitual que atenda não apenas às necessidades, mas também aos seus desejos, bem como prefere ter uma pesquisa mais orientada sobre esses elementos, contratar profissionais especializados é necessário. É possível, entretanto, que você mesmo faça algumas dessas mudanças. Basta um pouco de coragem e muita criatividade.

O DIY (do it yourself, ou faça você mesmo) foi tendência nos últimos anos, ganhando notoriedade. Em decoração e design de interiores, devido à factibilidade e aos resultados não definitivos, o método ganhou destaque. Quem quer se aventurar nessa séria brincadeira, pode se atentar a algumas dicas que evitam erros, especialmente no que diz respeito a paredes.

Em primeiro lugar, deve-se definir a parede a ser trabalhada, bem como o padrão escolhido. Isso te ajudará a elaborar rascunhos e a calcular o orçamento. Outra dica essencial é que a parede a ser pintada deve receber tinta branca antes de qualquer procedimento. A dica final é: utilize fita crepe para conseguir traços perfeitos.

Além das paredes

A tendência da geometria pode ir além dos revestimentos planos, como paredes e pisos. Se você não quer modificar muito o seu ambiente, mas ainda assim deseja experimentar algo novo, investir em objetos com padronagens geométricas pode ser uma excelente opção. Isso vale para tapetes, cortinas, e objetos menos óbvios, como abajures e vasos.