Apartamento alugado? Saiba como deixá-lo com a sua cara

Dicas simples te ajudam a personalizar o imóvel sem fazer alterações na arquitetura do espaço. 

Ter um lar para chamar de seu é um sonho comum dos brasileiros, mas engana-se quem pensa que somente quem tem casa própria pode se dar esse privilégio. Aliás, uma pesquisa recente demonstra que a geração conhecida como millennial, daqueles que têm entre 25 e 39 anos, prefere morar em imóveis alugados. 

 
Entre as vantagens apontadas pelos participantes da pesquisa, está a mobilidade em potencial. Entretanto, um problema frequentemente apontado por aqueles que moram de aluguel é a dificuldade de realizar uma transformação de ambientes no nível arquitetônico do imóvel.

 

Apesar de não ser impossível, o plano exige negociação com o proprietário, sendo desinteressante para ele na maioria das vezes. De toda forma, existem diversas outras maneiras de personalizar o imóvel alugado, em especial quando consideramos os itens de decoração. 

 

Quadros

Quadros são a maneira mais simples de personalizar um ambiente fazendo pouca ou nenhuma alteração na arquitetura do imóvel. De fácil instalação e remoção, eles têm a capacidade de deixar o cantinho com a sua cara, e você pode aproveitar isso para elaborar uma decoração mais pessoal.

A dica principal é focar nos detalhes, escolhendo aqueles que mais combinam com sua personalidade. Quem gosta de arte abstrata, por exemplo, pode investir em pinturas desse tipo. Já os amantes da fotografia podem seguir nessa direção. Contudo, preste atenção no tipo de moldura escolhida.

Esse é um detalhe bastante ignorado, mas que faz toda a diferença na composição da peça. Os adeptos do minimalismo, por exemplo, podem optar por molduras monocromáticas, pretas ou brancas. Já aqueles que curtem uma decoração mais natural podem escolher molduras com madeira à mostra. Os acessórios de metal ficam para os que prezam pela sofisticação. 

 

Paredes

É bastante comum que a devolução do apartamento no estado em que foi entregue seja uma cláusula presente no contrato de aluguel. Isso dá segurança de que o negócio foi vantajoso para ambos durante a vigência dessa relação.

Por isso, pintar uma parede com uma cor diferente em um dos cômodos do apartamento pode ser uma alternativa simples e reversível, que te ajudará a deixar o lar com um toque especial pessoal.

Nesses casos, além de sua personalidade, considere a função do ambiente. Aqueles destinados a atividades mais dinâmicas, como jantar e estar, podem receber uma parede com cores quentes. Já os destinados ao descanso pedem tons frios, em tons mais claros. 

 

Iluminação

É comum que imóveis construídos com a finalidade de serem disponibilizados para aluguel tenham um sistema de iluminação básico. Alterar essa estrutura, parte do projeto do apartamento, em geral, também não é uma tarefa fácil de realizar.

Uma alternativa bastante charmosa para isso é investir em luminárias e abajures móveis. Assim como os quadros, eles são itens que não exigem nenhum tipo de instalação muito complexa e podem ser considerados objetos de decoração.

Da mesma forma, pesquisa e invista nos modelos que têm mais a ver com a sua personalidade. Ainda vale fazer um mix e ter tipos mais clássicos e mais contemporâneos no mesmo ambiente. Use a criatividade! 

 

Tapetes

É bastante comum que as gerações mais jovens tenham certa dificuldade de introduzir tapetes na decoração da casa, mas o fato é que eles são itens superversáteis e diversos, que podem ajudar a personalizar o lar.

Mais uma vez, vale focar naqueles que mais têm a ver com o seu gosto pessoal. A dica adicional é ficar atento aos tamanhos dos tapetes e do espaço onde pretende deixá-lo.