Como economizar energia elétrica?

Quer aprender dicas simples para economizar energia elétrica na sua casa no dia a dia? Então compilamos 5 dicas para você conseguir se reeducar, mudar seus hábitos e conseguir economizar mais energia diariamente!

5 Formas de economizar energia elétrica

1 – Economize Energia Utilizando Iluminação Natural

Dentro das principais formas de se economizar energia elétrica, a principal é valorizar a iluminação natural dentro de sua casa ou prédio comercial, por exemplo.

Mesmo porque, com essa iniciativa, você irá otimizar a capacidade de iluminação natural dos seus ambientes.

Desta forma, você irá economizar com o uso de luzes artificiais durante o dia, por exemplo, além de ter um conforto visual e bem estar melhor devido ao contato com a luz solar.

Ademais, procure evitar o bloqueio da luz natural, em especial se você tem cortinas escuras ou móveis que atrapalham a luz de penetrar.

Sendo assim, uma dica é pintar sua casa com paredes de cores claras, pois elas ajudam a refletir melhor a iluminação durante o dia. Procure fazer também o uso de espelhos nas paredes ou móveis espelhados, eles ajudam a aumentar a sensação de amplitude e de disseminar a luz entre os cômodos.

2 – Economize Energia Trocando Suas Lâmpadas

Se você pensa realmente em mais alguma forma de economizar energia, você terá de fazer a troca das suas lâmpadas antigas. Elas (lâmpadas antigas), são muito gastonas. Elas podem representar de 20% a 30% do consumo de energia do seu imóvel.

Então, procure substituí-las por lâmpadas de menor consumo, como aquelas com selo “A” do Procel. As lâmpadas incandescentes hoje são consideradas as mais gastonas.

Procure dar preferência para as de LED, elas tem melhor custo x benefício, e em geral são de 60% a 80% mais econômicas que as incandescentes e 30% mais econômicas em relação às fluorescentes, por exemplo.

3 – Economize Energia Retirando o que puder da tomada

Muitas pessoas acham que isso é um mito criado. Mas, a resposta é: NÃO. Isso não é um mito, e retirar aparelhos da tomada pode realmente reduzir a sua conta de luz. Mesmo porque alguns aparelhos com função stand by, continuam consumindo energia elétrica.

Não é novidade para ninguém que deixar os aparelhos plugados na tomada elevam o consumo. Procure fazer um teste de 2 meses e você verá a redução. Sabe aquele decodificador de TV que fica o dia todo plugado? Aquele rádio que você deixa plugado mas raramente usa?

Segundo estudos, o consumo de aparelhos plugados mensalmente gira em torno de 5% a 10%. Imagina economizar isso mensalmente e anualmente? Qual vai ser a sua economia? O uso consciente da energia elétrica é e deveria ser regra educativa.

4 – Veja o estado dos eletrodomésticos

Procure sempre verificar e manter seus eletrodomésticos em boas condições de uso. É essencial que eles estejam funcionando plenamente para evitar o desperdício de energia elétrica.

Sendo assim, procure sempre verificar o estado da borracha da sua geladeira, ou limpar o filtro do ar condicionado e das máquinas de lavar. E verificar o estado dos eletrodomésticos na cozinha após fazer aquela comida baiana.

5 – Economize energia usando menos chuveiro, máquina de lavar e ferro

Muitas pessoas já sabem e não é de hoje que a conta de luz vem alta por causa destes 3 eletrodomésticos: Ferro, Máquina de Lavar e Chuveiro. Eles elevam o consumo de energia elétrica, e procurar fazer um uso consciente deles é essencial para uma conta de luz baixa.

Priorizando a redução do consumo deles, procure passar mais roupas de uma vez só do que peças isoladas. Ao tomar banho, procure usar a função verão principalmente se o dia está quente e procure ter um tempo de uso de no máximo 7 minutos.

Na sua máquina de lavar, procure usá-la na função eco e lave roupa com a capacidade máxima dela. Pequenas atitudes podem mudar o valor da sua conta de luz drasticamente.

Como economizar energia elétrica