O que é um Pré Projeto de TCC

Com o pré-projeto de pesquisa da monografia sendo o primeiro contato do aluno com a etapa final para a finalização de um curso, o processo de fazer um pré-projeto é um texto acadêmico a fim de definir o tema que deverá ser utilizado como base para o trabalho de conclusão do curso (TCC). Porém, esse é um trabalho que gera muitas dúvidas para os universitários sobre como começar.

Ao ter o pré-projeto de TCC pronto o estudante pode ter uma ideia dos resultados esperados para a conclusão da sua monografia. Se você conseguir chegar a um bom pré-projeto pronto pode ter certeza que vai ter uma experiência mais fácil no resto do processo. Para auxiliar nisso, o artigo de hoje vai falar sobre 8 itens essenciais para o seu pré-projeto de graduação ou pré-projeto de mestrado.

8 Itens que não podem faltar na estrutura do seu  Pré-Projeto de Pesquisa

Para fazer um pré-projeto, leia como exemplo um modelo de pré projeto, assim você pode visualizar a estrutura e os itens que todos seguem. Os textos devem ser escritos em um projeto simples, que seja fácil de acompanhar, e que tenha objetividade.

É claro que apenas ler exemplos não é o suficiente para te preparar para criar a estrutura do seu trabalho. Por isso, a seguir vamos falar sobre 8 itens que você precisa dar atenção especial na hora de elaborar o seu trabalho de pré-projeto de TCC.

1.Capa

A capa é a primeira parte de um trabalho acadêmico e isso não é diferente quando se trata de um pré-projeto, sendo inclusive uma das partes presentes no modelo da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Na capa devem ser incluídas as informações básicas de identificação da obra como o título do trabalho, nome do aluno, nome da instituição e data da realização do trabalho, normalmente semestre e ano.

2. Sumário

O sumário é outra parte essencial que muitas vezes os estudantes acabam negligenciando em meio as muitas atividades sendo realizadas nesse período de planejamento da pesquisa do TCC. Nele devem estar inclusas todas as partes do trabalho com suas páginas específicas, devendo ter uma atenção especial a organização de capítulos com suas seções e subseções.

3. Introdução

Essa etapa é responsável por fazer uma apresentação do assunto que será abordado ao longo do seu projeto. É uma importante etapa, visto que tem a missão de captar o interesse do leitor no assunto, dando valor ao projeto. Uma dica é escrever a introdução depois de concluir o trabalho porque dessa forma você vai ter uma capacidade melhor de estruturar o tema do trabalho no capítulo de introdução.

4. Justificativa

Nessa seção, é preciso escrever uma explicação do por que desse tema ser estudado, dê sentido para o tema a fim de lhe dar relevância. Escreva a importância do tema para a sociedade, ciência e afins. Objetivos gerais e específicos do trabalho devem estar presentes na justificativa, isso vai auxiliar que os professores entendam o propósito da sua pesquisa na hora de avaliar seu trabalho.

5. Método

O método de pesquisa utilizado é algo essencial de ser explicado no trabalho, afinal toda pesquisa científica deve seguir algum método para ser realizada. Ter um capítulo de metodologia com as informações bem definidas auxilia o seu trabalho a ganhar mais credibilidade com outros pesquisadores do tema.

6. Referências

As referências bibliográficas são uma das exigências em trabalhos que seguem as normas da ABNT. Elas devem estar presentes em um capítulo do trabalho, sendo escritas de acordo com as normas específicas para cada tipo de trabalho e além disso devem ser citadas ao longo do texto de forma adequada. É bastante importante que sejam escolhidas referências de autores e publicações respeitadas para aumentar a credibilidade da sua pesquisa.

7. Cronograma

O cronograma é um capítulo no pré-projeto de TCC, porém pode ser algo que você não está familiarizado já que não é uma parte em outros tipos de trabalhos acadêmicos. No cronograma você deve organizar todas as atividades a serem realizadas ao longo do trabalho no período de tempo disponível para o seu desenvolvimento, isso ajuda que os professores avaliadores e o professor orientador avaliem se sua pesquisa está dentro do escopo e do tempo disponível para que seja realizada.

Incluindo os 8 elementos de estrutura apresentados aqui no seu pré-projeto você pode ter certeza de que o seu trabalho já vai estar seguindo a estrutura esperada de trabalhos desse tipo e você vai estar mais perto de alcançar a aprovação da sua monografia.

A última dica que temos hoje é que você deve sempre discutir todas as etapas do seu TCC com o seu professor orientador, afinal ele deve ser um profissional especialista na área que você está desenvolvendo o trabalho e está preparado para te ajudar. Por isso, não tenha medo de pedir ajuda quando estiver em dúvida sobre algo.

O que é um Pré Projeto de TCC