Está pensando em comprar a casa própria? Veja dicas para fazer a melhor escolha e evitar problemas

Comprar a casa própria é um momento envolto em emoções e que deve ser comemorado ao máximo.

Porém, existem vários detalhes que precisam ser observados para que a melhor escolha seja feita e problemas futuros sejam evitados.

Você conhece o passo a passo necessário para ter a tranquilidade necessária na hora de comprar a casa própria e fechar o negócio ideal?

Continue lendo e descubra!

Dicas para escolher o imóvel certo

Como se sabe, comprar a casa própria é, antes de tudo, investir na qualidade de vida e no futuro da família.

Entretanto, esses fatores só podem ser garantidos se o imóvel certo for escolhido, o que demanda uma análise minuciosa na hora da compra.

Veja abaixo alguns pontos a se observar na hora de escolher um imóvel!

Decida entre casa ou apartamento

A maioria das pessoas que decidem comprar a casa própria têm que decidir entre um apartamento ou uma casa comum.

Se esse for o seu caso, fique atento às diferenças de cada tipo de imóvel e pondere sobre qual atende melhor às necessidades da sua família, antes de fechar a compra.

Veja quais são as necessidades da sua família

Como citamos acima, observar as necessidades da família antes de comprar uma casa é essencial.

Famílias grandes necessitam de maior espaço, por exemplo. Se a família tiver animais de estimação, é preciso comprar um imóvel que os comporte, etc.

Cada detalhe, por mínimo que seja, pode afetar grandemente o seu conforto e daqueles a quem você ama.

Visite várias opções e estude bem a localização do imóvel

Na hora de comprar um imóvel é de suma importância comparar opções disponíveis e estudar a localização da casa ou apartamento.

Isso porque, como sabemos, geralmente a compra de um imóvel é um movimento que pode ter consequências a longo prazo.

Portanto, certifique-se de que o seu novo lar é o melhor possível e de que está localizado em um local com vizinhança tranquila, segurança e fácil acesso.

Mantenha a calma, mas não perca tempo

A calma é essencial no processo de aquisição da casa própria. Porém, a procrastinação e a indecisão podem prejudicar qualquer negócio.

Por esse motivo, tente estar calmo nesse momento emocionante, mas não perca tempo, pois boas oportunidades podem acabar escapando.

Como evitar problemas na compra da casa própria?

Agora que você já sabe como escolher bem uma casa ideal, confira algumas dicas para evitar problemas, principalmente de ordem jurídica, na compra do seu imóvel.

Contrate um corretor de imóveis

Legalmente e logicamente falando, não é possível adquirir um imóvel de forma limpa e responsável sem a presença de um corretor de imóveis.

Esse profissional é especializado em movimentações imobiliárias e tem a expertise necessária para guiar todo o processo de compra dentro da legalidade, oferecendo também as melhores opções ao cliente.

Portanto, não deixe de contratar um corretor de imóveis, conferindo sempre o CRECI (registro de classe da categoria) do profissional.

Reúna toda a documentação necessária

Assim como um ser humano que não possui documentos pode ter a sua cidadania questionada, um imóvel que não possui toda a documentação necessária pode estar irregular.

Dentre os principais documentos, podemos citar matrícula, escritura pública, certidão de inteiro teor do imóvel e muitas outras.

Portanto, exija do vendedor todos os documentos do imóvel, antes mesmo de iniciar as negociações.

Não cometa um suicídio financeiro

Um dos principais riscos de se comprar a casa própria em meio a fortes emoções, é acabar cometendo o chamado suicídio financeiro.

Como todos sabem, os imóveis são bens de valores elevados, em comparação com outros tipos de bens. Por esse motivo, para comprar uma casa ou apartamento, muitas pessoas parcelam o saldo ou fazem empréstimos, por exemplo.

Não há nenhum problema em se fazer tais movimentações, desde que os compromissos assumidos não comprometam a renda familiar mensal e/ou anual.

Lembre-se que existem outras despesas fixas além do imóvel. Não coloque a saúde financeira da sua família em risco.

Procure defeitos na casa (principalmente se o imóvel for usado)

Muitas pessoas compram um imóvel e, apenas depois de já estar morando na casa ou apartamento conseguem enxergar defeitos no acabamento, estrutura e outros detalhes.

Para evitar esse transtorno, que costuma dar muita dor de cabeça e prejuízos, visite o imóvel desejado e procure por todo e qualquer defeito possível no local.

Esse conselho é reforçado no caso de compras de imóveis usados, que podem ter ainda mais pontos de deterioração devido ao tempo de uso.

Fique atento aos golpes

Por fim, vale a pena sempre fazer um alerta contra os infames golpes imobiliários. Essas movimentações criminosas não surgiram agora, mas hoje em dia estão bem mais sofisticadas.

Ao comprar a casa própria, busque conhecer os principais golpes imobiliários aplicados na atualidade. Além disso, seguir todas as dicas indicadas nesse texto garante uma compra segura e assertiva.

Está pensando em comprar a casa própria