Chapas de aço: conheça suas aplicações e processo de fabricação

As chapas de aço servem para moldar diversos tipos de produtos, elas podem virar peças e acabamento para eletrodomésticos e eletrônicos. Já na construção civil quase todo modelo de peça ou estrutura vai utilizar chapas de aço.

As principais vantagens das chapas de aço são sua alta resistência à corrosão, durabilidade e flexível na confecção de produtos. Quando bem utilizadas, servem para decoração de ambientes externos e internos

Como é produzido uma chapa de aço

O processo de fabricação de chapas de aço envolve a roleta de minérios e depois sua fundição que gera ferro gusa, todo esse procedimento tem como objetivo eliminar impurezas como terra e depois se obtém a matéria-prima para produzir os aços.

Após isso, o material passa pela aciaria, onde o ferro gusa será transformado em aço. O processo final é a laminação que transforma o aço em bobinas e depois em chapas. O único tipo de chapas que não passa por laminação são as grossas que não podem ser transformadas em bobinas. 

Tipos de Chapas de Aço 

Chapas de Aço Expandida: durante sua produção o material passa por um repuxamento e depois é cortado. Esse modelo de chapa é utilizado em pisos, antenas, grades e divisórias. 

Chapas de Aço Fina a Quente: sua composição química faz com que esse tipo de chapa apresenta propriedades mecânicas. Elas são muito utilizadas na indústria e na confecção de estampagens.

Chapa de Aço Fina a Frio: durante sua confecção é passada por bobinas laminadas abaixo de 100° C, isso as tornam maleáveis e apresentam acabamento de primeira. Essas chapas são utilizadas na construção civil, automóveis e eletrodomésticos . 

Chapas de Aço Grossa: esse modelo da chapa é utilizado na produção de equipamentos rodoviários, agrícolas, indústria naval e na construção civil.  

Chapas de Aço Xadrez: essa chapa é feita através de uma técnica de laminação quente. Sua principal característica é ser antiderrapante, isso a torna ideal em pisos. Geralmente esse tipo de chapa é usado na confecção de rampas, escadas e pisos de ônibus.      

Chapas de Aço Galvanizada: sua versatilidade a torna muito utilizável em diversos segmentos. Esse tipo de chapa é muito utilizada em dutos de ar condicionado e sistemas de isolamentos térmicos.  

Chapas de Aço Zincada Galvanizada: sua produção envolve a utilização de materiais nobres como o zinco, isso faz ela se tornar uma material extremamente resistente. Elas são muito usadas na fabricação de telhas e tubos para os diversos segmentos. 

O que é o processo de galvanização

O processo de galvanização serve para fazer a junção de elementos de aço e fazer revestimento com zinco. De forma resumida o aço é banhado a zinco, fazendo o material ter boa resistência contra corrosão.

Passo a passo da galvanização:

– Desengorduramento: aqui o aço passa por lavagem para retirar gorduras, depois é lavado com água para que os processos seguintes não sejam contaminados.

– Decapagem: aqui o aço vai ser banhado em ácido clórico para que seja feita a remoção dos óxidos. O material é lavado novamente para evitar contaminações.

– Fluxagem: nesse processo as soluções de cloreto de zinco e cloreto de amônio são utilizados para proteger o material contra oxidação que pode ocorrer durante a decapagem e o banho de zinco.  

– Secagem: aqui o aço é secado a 60°C numa estufa. 

– Banho de zinco fundido: o aço será banhado em altíssima temperatura para que seja revestido.

– Passivação: esse processo garante que o material tenha durabilidade e resistência. 

Existem diferenças entre aço galvanizado e inoxidável? 

Após conhecer sobre o processo de galvanização e como ele faz o revestimento do aço para dar proteção contra corrosão.  Já o aço inoxidável passa por processos  diferentes em sua confecção, ele passa pela combinação de diversos elementos químicos. Isso o torna alta resistente a oxidação (ferrugem). Por isso, ele é muito utilizado em tubulações. 

No fim, a diferença entre o aço galvanizado e inoxidável vai ser sua utilização, por exemplo, na construção civil os galvanizados vão estar presentes em telhas e chapas, já os inoxidáveis são utilizados em tubulações e canos. 

Onde encontrar as chapas de aço

As chapas de aços possuem diversos modelos e composições, portanto achar elas não vai ser uma tarefa fácil. Para encontrá-las o ideal é procurar uma distribuidora siderúrgica, ela vai precisar ter grande experiência no segmento e ter seus processos de produção certificados, para que seus produtos tenham alta qualidade.

Parte dessa produção só vai acontecer se a distribuidora tiver profissionais treinados e capacitados, pois, o trabalho com metal passa por diversos processos. 

Além disso, a empresa produz chapas de aço precisa oferecer bons preços, isso vai exigir boa pesquisa do cliente, as chapas são variadas e terão preços diferentes conforme os processos que passaram. Vale lembrar também que cada distribuidora siderúrgica vai ter uma tabela de preço diferente.

Por último e não menos importante, a empresa escolhida vai precisar ter uma boa logística para suprir as demandas e ter um excelente atendimento. 

Além disso, a empresa que trabalha com cantoneiras de ferro vai precisar de um processo que envolva controle, conferência, logística e claro atendimento qualificado.

Chapas de aço