Qualquer pessoa pode praticar yoga? Saiba mais

Com certeza você já deve ter visto em algum momento da sua vida uma pessoa praticando yoga e você deve ter se perguntando como uma pessoa pode ser tão flexível. E também como ela conseguia fazer todos aqueles movimentos de maneira silenciosa e calma.

Se já passou pela sua cabeça fazer yoga, mas tem medo ou não sabe por onde começar, ou não pratica por medo de ter alguma contraindicação. Se você parte dessa turma com alguma dessas dúvidas, fique até o final desta leitura que nós vamos te orientar e falar tudo o que precisa saber sobre yoga.

É muito comum que as pessoas tenham muitas dúvidas sobre essa prática de exercício que está em nossas vidas há anos e anos. E muitos também não sabem quais são os benefícios de praticar esse tipo de exercício. 

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a prática de yoga não é somente recomendada para jovens, mas também é indicada para qualquer pessoa, além disso, traz muitos benefícios à saúde. Ao longo deste artigo vamos aprender mais sobre essa prática tão conhecida e, ao mesmo tempo, muito enigmática para algumas pessoas. 

O yoga nada mais é uma prática democrática e que envolve todos que tem muita força de vontade, disciplina para insistir e também compreender. Ela também ultrapassa qualquer tipo de padrão e estereótipo e é por essa razão que o yoga pode ser realizado por qualquer pessoa de qualquer idade. 

Além do mais, ela também traz muitas vantagens aos praticantes, como ter o corpo e a mente relaxados. São tantas as vantagens que o número de locais que começaram a oferecer esse tipo de aula já aumentou consideravelmente. 

Não se esqueça que para fazer essa prática você deve usar roupas femininas ou masculinas que sejam confortáveis e te deixem à vontade para conseguir fazer todos os tipos de posição, por isso invista em uma boa roupa. 

Cada vez mais estudos mostram os benefícios de praticar yoga e também cresce o número de pessoas que desejam conhecer mais sobre essa prática. Para ter uma ideia, somente no ano de 2019, o número cresceu mundialmente cerca de 45%. Agora vamos saber mais sobre quem pode praticar yoga.

Quem pode praticar yoga?

Assim como já adiantamos acima, por mais que tenha muitos estereótipos em torno dessa prática, ela pode ser realizada por todos. Essa prática vai além de ser somente uma atividade física, ela também é um estilo e filosofia de vida. 

Ela engloba todas as idades, crenças, culturas, religiões e objetivos. 

Se você ficou interessado em começar a praticar yoga para iniciantes continue essa leitura que você vai saber muito mais e ao terminar de ler vai direto se inscrever em uma aula de yoga.

Quais são os benefícios dessa prática?

Como já dissemos, a yoga está cada dia mais despertando o interesse das pessoas ao redor do mundo e vem se tornando um estilo mais forte de vida, com pessoas mais flexíveis e calmas. 

Mas as vantagens vão muito além do bem-estar e de proporcionar relaxamento, confira abaixo mais alguns dos benefícios trazidos pela prática de yoga. 

  • Expande a aptidão cardiorrespiratória;
  • Ajuda no combate da insônia, estresse e ansiedade;
  • Incentiva o equilíbrio entre a mente e o corpo;
  • Ajuda no autoconhecimento e concentração;
  • Auxilia na autoestima;
  • Ocorre o melhoramento da circulação sanguínea, postura e flexibilidade;
  • Promove um melhor condicionamento físico e disposição;
  • Diminui as dores musculares;
  • Propicia paz de espírito e tranquilidade para a mente.

Yoga para idosos, adultos, adolescente e crianças

Praticar yoga na fase infantil pode ser muito importante para agregar valores, culturais, pessoais e sociais. Já para os adolescentes, eles vão ganhar mais sustentabilidade para passar para fase adulta.

No caso dos adultos, vai ter um melhoramento no condicionamento físico e na saúde, além disso, pode diminuir consideravelmente o estresse, dores musculares causadas pela rotina exaustiva.

E indo contra ao que todos imaginam, os idosos também podem praticar yoga, isso vai proporcionar a eles muito mais bem-estar, saúde, mental, física e emocional, automaticamente vai elevar a longevidade.

Yoga para pessoas estressadas

Segundo algumas pesquisas, está mais que comprovado que assim como a meditação, praticar yoga também ajuda a aliviar o estresse. E isso também pode ajudar a evitar problemas psicológicos e físicos, como, por exemplo, dores de cabeça, insônia, dores musculares, crise de pânico, entre outras coisas. Se você quer acabar com esses males em sua vida, com certeza esse é o caminho.

Yoga para pessoas que desejam melhorar a autoestima

Cada vez que você aprende uma posição nova na aula de yoga, você também aprende que deve se amar e respeitar da maneira que você é. Toda vez que quebrar uma barreira vai sentir que sua autoestima vai se elevar ainda mais.

Yoga para quem deseja ter autoconhecimento

Através de novas posturas e a prática de exercício de respiração, o yoga é um chamado para ter um encontro com você mesmo. 

Toda vez que você tiver um momento mais profundo e uma mente mais calma, local onde a harmonia traz muita inspiração para uma caminhada pelo seu autoconhecimento e pode ter certeza que vai ser algo encantador. 

Dessa maneira você vai lidar com seus sentimentos e se aceitar e também vai aprender a enfrentar melhor os problemas sem que eles acabem com você. 

Qualquer pessoa pode praticar yoga