Projeto de Reforma

Um projeto de reforma pode ter diferentes tipos. Tornando mais complexa a definição e a compreensão da necessidade de cada um deles. Logo, preparamos esse artigo para te ajudar nessa decisão

Dessa maneira, nas reformas e obras existem muitos possíveis projetos para cada edificação. Nesse sentido, seja uma casa ou edifício comercial, cada projeto é feito para melhora as necessidades e objetivos dos que usam do ambiente.

Por exemplo, imagine que você mora em uma casa em que os ambientes não são aproveitados de maneira adequada. De modo que existe um amplo espaço que não está sendo utilizado da maneira ideal. O projeto de reforma residencial pode ajudar muito nessa etapa fazendo com que não haja desperdício de espaço.

Já que todos sabemos que os M², seja de uma casa ou edifício comercial não são baratos. Assim, maximização do uso do espaço lhe trará mais conforto e muitas vezes mais utilidade.

O projeto de reforma de casas, também traz consigo uma grande economia, já que se calcula as quantidades exatas que serão usadas.

Primeira Etapa do Projeto de Reforma

Já fica bem clara a necessidade de determinar o tipo de projeto e o que será feito. Então o ideal é que você consulte profissionais da área. Já que eles irão te ajudar muito nessa etapa de decisão do que será feito e o motivo de ser feito.

Logo, um projeto de reforma de apartamento, por exemplo, deve ter a auditoria de um especialista. Pois é muito fácil que os prazos sejam quebrados sem esse auxílio ou até mesmo que a reforma dê errado. E isso pode te gerar muitos custos.

Além de que uma reforma com a tipificação inadequada pode condenar a estrutura do local. Onde, se você tem uma ideia de projeto que irá alterar a estrutura da edificação, um engenheiro associado ao CREA, é indispensável.

Então quais são os tipos de reforma? Basicamente os projetos usados na reforma são:

  • Projeto luminotécnico;
  • Projeto paisagístico;
  • Projeto de interiores;
  • Projeto arquitetônico.

Fique tranquilo que iremos explicar como funcionam cada um deles.

Projeto Luminotécnico

Esse projeto garante toda a eficiência e qualidade da luz que aquele local recebe. Ou seja, garante o melhor uso da luz natural e artificial do ambiente. Com isso, gerando maior economia e muito mais conforto para todos que frequentam o ambiente.

E para que isso seja feito da melhor maneira, é necessário que o espaço seja pensado por um profissional. Pois ele trará ideias de otimização do uso dessa luz. Dessa maneira, alguns detalhes que esse profissional precisa pensar é no uso daquele espaço.

Caso queira saber mais sobre esse tipo de projeto, também chamado de laudo luminotécnico, leia: o que é Laudo Luminotécnico.

Projeto Paisagístico

Esse tipo de projeto irá mudar, recriar e até mesmo recuperar as paisagens do ambiente. Assim, esse projeto pode recuperar muitos ecossistemas.

E se pensarmos na parte econômica do espaço, esse tipo de projeto geralmente valoriza o imóvel em mais de 20%! Além de levar muito conforto para quem frequenta.

Projeto de Interiores

O projeto de interiores também trás alguns recursos semelhantes ao luminotécnico. Já que ele busca o conforto e usabilidade do ambiente. Mas o fator que maior diferencia esse projeto, é o fator estético.

Existem muitos detalhes. E os detalhes do projeto são: Piso, forro, pares, de coração, mobiliário e até mesmo as instalações hidráulicas e elétricas.

Projeto Arquitetônico

O projeto arquitetônico é um dos principais para qualquer ambiente. Já que, assim como no projeto de interiores, nele serão definidos todos os elementos que compõem um ambiente. Melhorando todo o desempenho e comodidade.

E para você que deseja instalar isolamento acústico, leia esse artigo: Isolamento acústico para apartamento. Outra dica bem legal é o artigo Importância do planejamento de uma obra.

Projeto de Reforma