Dor na unha do dedão do pé – o que pode ser?

Os dedos dos pés são elementos-chave e fundamentais para todo o nosso corpo, pois nos ajudam a mover e manter o equilíbrio de todo o corpo, mesmo que sejam articulações muito pequenas. É por isso que, quando lesões, desconforto ou dor ocorrem nos dedos dos pés, é difícil para nós realizar movimentos tão comuns quanto levantar ou caminhar. Mas o que pode ser dor na unha do dedão do pé?

De fato, essas dores nos dedos dos pés, geralmente, e na grande maioria dos casos, estão concentradas no dedão do pé e podem ser devidas a diferentes fatores, incluindo nossas ações diárias e deformidades nos dedos dos pés.

Se você quer saber mais sobre o que pode ser dor na unha do dedão do pé, continue lendo esse artigo!

O que pode ser dor na unha do dedão do pé?

Quando a dor ocorre no dedão do pé, a mobilidade é um dos fatores que mais sofre com o aparecimento dessa dor. 

Entre os fatores mais comuns que causam dor no dedão estão:

Lesões articulares

O trabalho diário, seja no trabalho ou no esporte, tem inúmeros efeitos em nosso corpo. Se controlarmos o famoso equilíbrio carga vs. tolerância, geraremos sinergias positivas.

Mas se ocorrerem desequilíbrios, lesões podem aparecer nas articulações do dedão do pé.

Gota e artrite

A gota é um tipo de artrite que ocorre quando o ácido úrico se cristaliza nas próprias articulações, depositando nelas e causando dor.

Normalmente, a gota geralmente ocorre primeiro no dedão do pé.

Joanetes

Esta é uma das doenças mais comuns no campo dos pés. Um joanete consiste em um nódulo ósseo que se desenvolve no lado interno da articulação, causando dor e inchaço no dedão do pé.

Além dessas dores, também causa o aparecimento de rigidez na articulação.

Unhas encravadas

Aqui está outra das causas mais comuns de dor na unha do dedão do pé. As unhas encravadas ocorrem quando a ponta da unha, ou um lado dela, entra no tecido mole do dedo.

Isso causa vermelhidão na área, bem como inflamação e dor. Nos casos mais graves, unhas encravadas podem causar uma infecção no próprio dedo.

O mais propenso ao aparecimento de unhas encravadas é o dedão do pé.

Fraturas

Há fraturas devido a trauma ou fraturas devido a estresse ou uso excessivo. A segunda não acontece através de um golpe, mas através de micro trauma repetitivo quando esse osso não tem a capacidade de suportar essa carga.

Quando ocorre uma fratura, seja em um dos dedos dos pés ou em qualquer outro osso do nosso esqueleto, a primeira coisa que sentimos é dor. Como são estruturas muito pequenas, geralmente não recebem a importância que merece e podem ser confundidas com golpes ou torções.

Em qualquer caso, quero conscientizá-lo de que você não os deixe passar e vá a um centro médico para verificar e confirmar se você tem uma fratura no dedão do pé para tratá-la adequadamente.

Quando ir ao médico para tratar a dor nos dedos dos pés?

Como sempre, recomendo que você vá assim que notar dor ou desconforto no dedão do pé durante o dia a dia ou durante os esportes. Especialmente se você identificar algumas das causas sobre as quais falei nesse artigo.

Quando vamos a um médico ortopedista especializado, localizamos a origem da dor, para que ele descubra o que causou o aparecimento de tal dor e qual é o tratamento mais adequado para resolvê-la.

Lesões e dores neste tipo de articulação podem se tornar muito irritantes, impedindo que você leve uma vida normal. É por isso que insisto que você não as deixe passar e resolva-as o mais rápido possível.

Leia também: Prótese de Joelho Artroplastia – como funciona este procedimento?

O calçado influencia a dor no dedão do pé?

Pode ser mais uma causa ou um potenciador dessa dor. O calçado sempre influencia como andamos e, dessa forma, a escolha do tipo de sapato é uma decisão muito importante.

O calçado em si, juntamente com o local onde vamos andar, pode nos fazer com que sejamos mais propensos a sofrer inúmeros impactos no dedão do pé, o que pode envolver fraturas por estresse, tensões ou unhas encravadas.

Dor na unha do dedão do pé