Portaria Virtual para Condomínio, é necessário?

Devido à crescente preocupação com a violência nos centros urbanos, as medidas de segurança ganharam importância. Assim, a portaria virtual para condomínio acabou se tornando um recurso bastante usado para evitar entradas de pessoas indesejadas e que possam acabar prejudicando a integridade física dos moradores.

É interessante destacar algumas questões sobre as portarias online, como a ausência de porteiros. Assim, o sistema é comandado por câmeras e por uma central de segurança, que fica responsável por observar as imagens obtidas e autorizar ou não a entrada de visitantes.

As portarias virtuais estão se popularizando ao longo dos últimos anos devido às suas vantagens. Entre as principais, é possível citar a redução de custos e o aumento da segurança. Desse modo, se você quer saber mais sobre este recurso e sobre como usá-lo, continue a leitura do artigo para descobrir!

Como funciona a portaria virtual para condomínios?

Antes de usar a portaria virtual para condomínios, primeiramente, é preciso que os administradores destes espaços entendam verdadeiramente o seu funcionamento. Em linhas gerais, ele é bastante simples e feito por uma empresa terceirizada, especializada neste assunto, o que torna o processo todo ainda mais ameno.

Como a portaria virtual não conta com a presença de um porteiro, ela funciona através de uma central. Nela, um funcionário da empresa terceirizada observa as imagens obtidas por câmeras e controla a entrada e a saída de pessoal.

É interessante destacar que quando se fala sobre os moradores do local, o seu controle de acesso é garantido por um sistema de identificação, que pode ser feito tanto por tag quanto por biometria. Por outro lado, a entrada e saída de visitantes é um pouco mais complexa.

Ela é feita através da comunicação entre a pessoa que deseja entrar e a central. Desse modo, a central entra em contato com o morador para verificar se ele reconhece o visitante e somente então a entrada é devidamente liberada. Este processo também serve para reforçar a importância de usar uma empresa especializada, visto que na mão de pessoas sem experiência, pode acabar se tornando demorado e trabalhoso.

Quais são os benefícios da portaria remota?

Existem vários benefícios e vantagens no uso da portaria remota. Entre eles, o primeiro é a redução dos custos com mão de obra, visto que não será necessário pagar os encargos trabalhistas, que são de responsabilidade da empresa terceirizada. Desse modo, estima-se que os gastos sejam 50% menores.

Além disso, quando se fala sobre a questão trabalhista, é interessante destacar que a terceirização é interessante por evitar a possibilidade de processos trabalhistas, o que também gera economia para o caixa do condomínio.

Vale citar ainda que a ausência de um porteiro físico ajuda bastante na questão de segurança, visto que evita a possibilidade de que ele seja rendido por criminosos. Outra vantagem é que as câmeras ficarão presentes em áreas comuns, de modo que o cotidiano destes locais será registrado e, portanto, em casos de disputas entre os condôminos, será mais fácil provar quem está com a razão e solucionar a questão.

Quais são os custos para ter uma portaria virtual?

Muitas pessoas ainda têm dúvidas quanto aos custos necessários para ter uma portaria virtual. Assim, é interessante esclarecer essas questões para demonstrar que apesar de exigir alguns investimentos altos, este tipo de sistema acaba se pagando devido aos benefícios que oferece.

É interessante ressaltar também que não é possível fornecer um valor exato para o custo com a portaria virtual, visto que isso pode passar por mudanças de acordo com a cidade em que o condomínio está localizado e o seu número de unidades. Entretanto, uma estimativa média indica que as instalações dessa natureza custam entre R$4,5 mil e R$7 mil.

Em um primeiro momento, valores tão altos podem acabar pesando para os cofres do condomínio, mas é interessante traçar um planejamento para estas questões, visto que elas representam economia no longo prazo.

Quais são os equipamentos necessários para a portaria virtual?

Existem alguns equipamentos que são fundamentais para uma portaria virtual. Eles serão listados a seguir:

  • Câmeras de segurança para o controle de entrada e saída;
  • Conexão com a internet, que possibilite a transmissão das imagens para a central de controle da portaria;
  • Aparelho para a identificação dos moradores, que pode ser feita através de tags, biometria ou QR Codes.
Portaria Virtual para Condomínio, é necessário