Poluição do ar e os benefícios do lavador de fumaça

Um dos métodos mais comuns para realizar o controle de poluição do ar das emissões que são produzidas pelas indústrias é o de lavadores de gases, e se destacam pela importância que possuem para este segmento de modo geral.

O controle da poluição atmosférica é um assunto de grande importância, pois contribui para que haja a preservação do meio ambiente. Sendo assim, é importante que se adote medidas que realizem o monitoramento desta, através de métodos que realizam este cuidado.

Por mais que existam vários métodos e sistemas distintos para realizar este tipo de ação, o lavador de fumaça se destaca como sendo um dos mais eficientes, que fornece a possibilidade de eliminar gases perigosos e outros poluentes do ar diante das ações das indústrias.

São usados de modo geral para realizar este tipo de ação em meio industrial, mas também aparecem no campo científico desempenhando o mesmo papel, mas neste caso com a finalidade de remover os subprodutos dos processos realizados neste meio, que caso não sejam tratados desta forma, podem causar prejuízos a saúde da população e trazem problemas para o meio ambiente.

Como funciona o filtro lavador de fumaça?

O sistema composto pelos filtros lavadores de fumaça são altamente eficientes, e visam gerenciar a liberação de substâncias que possam vir a ser nocivas tanto para as pessoas como também para o meio ambiente. Estes estão totalmente de acordo com as regras estabelecidas pelo Governo.

Assim, o gás que é liberado a partir de um purificador de fumo poderá em seguida ser testado. Este procedimento visa entender qual é o grau de pureza deste, se foi atingido ou não, para que novas medidas possam então ser tomadas para tal.

Desta forma, existem no mercado atual dois filtros lavadores de fumaça que costumam ser utilizados de modo geral, que são os úmidos ou os secos.

Qual a diferença dos lavadores úmidos e secos?

A diferença entre os dois tipos mais comuns de lavadores de fumaça vem do fato de que os úmidos fazem uso de uma solução específica de lavagem líquida para que possam realizar a coleta das partículas em questão em estado gasoso.

Desta forma, os gases tóxicos então podem ser pulverizados ou expelidos através deste líquido usado para o procedimento. Isso porque no momento em que as partículas entram em contato com o líquido deixando o ar, elas permanecem então no estado líquido, e o ar por consequência ficará mais limpo.

E após isso, o gás pouco purificado será liberado. Em grande parte dos casos estes serão liberados por meio de uma chaminé. Neste momento onde serão expelidos estes gases já não possuem agentes contaminantes que possam vir a causar prejuízos ao meio ambiente ou danos às pessoas.

Poluição do ar e os benefícios do lavador de fumaça