Como funciona a capela de exaustão de gases?

A capela de exaustão é uma peça fundamental para espaços que lidam com produtos químicos, entre eles os centros de pesquisa e os laboratórios. Assim, independente da natureza das atividades desempenhadas nesses espaços, ela precisa se fazer presente porque é vista como um meio de prevenção e de segurança.

A seguir, mais detalhes sobre a importância da capela de exaustão serão comentados. Se você deseja saber mais sobre isso, continue a leitura do artigo para encontrar tudo a respeito desta peça importante.

Como funciona uma capela de exaustão?

Primeiramente, é importante destacar que a capela de exaustão tem como finalidade principal oferecer a drenagem do ar presente no ambiente .Assim, ela o torna mais puro e evita que algum dos colaboradores da empresa tenha a sua saúde prejudicada pelos poluentes. Além disso, também serve para preservar a comunidade ao redor da indústria em questão.

Portanto, a capela de exaustão pode ser compreendida como um equipamento que evita a inalação e o contato de substâncias nocivas com a pele. Esses problemas podem ser mais comuns do que se espera devido à presença dos gases nos laboratórios, algo que é rotineiro devido aos produtos químicos, capazes de gerar vapores tóxicos e produzir outros tipos de substâncias que causam lesões.

Qual é a diferença entre uma capela de exaustão e um sistema de exaustão?

As capelas de exaustão e os sistemas de exaustão funcionam de forma distintas. Assim, enquanto eles servem para tratar o ar, a capela funciona no sentido de promover a aspiração das substâncias, de modo que elas não consigam escapar e gerem contaminação para o ambiente.

Embora seja possível afirmar que a capela de exaustão é um modelo de sistema e exaustão, essa diferença é fundamental quando se fala sobre espaços como laboratórios, de modo que o componente em questão pode ser considerado primordial para estes espaços por evitar a proliferação da toxicidade.

É possível afirmar que as capelas operam através de um sistema de sucção. Desse modo, ela é capaz de eliminar os gases e os vapores nocivos que são decorrentes das atividades destes espaços. Isso acontece devido à sua resistência à umidade, bem como ao fogo e à exaustão, que podem gerar problemas.

Além disso, essa resistência faz com que a capela de exaustão seja um mecanismo que possibilita que a manipulação responsável por gerar reações químicas perigosas fiquem concentradas no interior do componente, evitando cenários como vazamentos.

Como funciona a capela de exaustão de gases