Coifa de exaustão para laboratório qual sua função?

A capela de laboratório serve para diminuir as possibilidades de multiplicação de substâncias contaminantes, que são prejudiciais à saúde e à atmosfera. Além disso, elas também podem afetar outros equipamentos que estão presentes no mesmo local, de modo que as capelas se mostram essenciais para as indústrias.

A seguir, mais detalhes sobre isso serão explorados .Se você deseja saber mais sobre a função deste componente importante, basta continuar a leitura do artigo.

Para que serve a capela de laboratório?

Em todos os laboratórios e demais setores que lidam diretamente com produtos químicos, é preciso adotar uma série de medidas de prevenção e de segurança para garantir tanto o meio ambiente quanto os colaboradores estarão protegidos.

Isso acontece porque a depender da natureza do trabalho desempenhado, alguns riscos eminentes de incêndio, derramamento de fluidos e até mesmo explosões podem acontecer. Também é possível que se tenha ocorrências como o vazamento dos gases dos vapores tóxicos. Logo, as capelas de laboratório servem para evitar essas questões.

Elas são peças que fazem parte do sistema de exaustão da indústria, algo que possui importância fundamental e é obrigatório por ser considerado como um Equipamento de Proteção Preventiva.

Portanto, é interessante destacar que as capelas de laboratório servem para remover a contaminação do ar e evitar que ele seja prejudicado pelos gases resultantes das atividades químicas de uma determinada indústria.

Como funciona uma capela de laboratório?

Projetada com a finalidade de eliminar os materiais tóxicos, a capela de laboratório opera por meio de um mecanismo de sucção. Assim, ela recolhe os poluentes e impede o processo de contaminação do ar, de modo que o trabalho na indústria se torna mais seguro e a comunidade ao redor é protegida.

Desse modo, qualquer espaço que lide com produtos de origem química deve aderir este componente como parte do seu sistema de exaustão. Além dos benefícios citados, isso ainda faz com que a indústria esteja de acordo com a legislação, que dispõe de uma série de regras nesse sentido com o objetivo de evitar a poluição ambiental e os problemas decorrentes dela.

Qual é a importância de uma capela de laboratório?

A capela de laboratório se mostra um mecanismo eficiente por poder ser posicionado em uma altura que não atrapalha o campo de visão. Desse modo, ela fica fora do caminho dos trabalhadores e possui articulações próprias, o que viabiliza a sua movimentação e, quando necessário, a sua aproximação.

Assim, pode ser descrita como uma ferramenta conveniente e que deve estar presente em espaços científicos de forma geral.

Coifa de exaustão para laboratório qual sua função