Isolamento acústico apartamento: saiba mais sobre essa solução!

O isolamento acústico no apartamento é uma boa solução para quem sofre com barulhos indesejados. Afinal, pode trazer ainda mais conforto, principalmente, para quem vive em centros mais movimentados. 

Do mesmo modo, se você está em busca de um imóvel, como uma cobertura no Rio de Janeiro, também já pode planejar a instalação desse recurso. O interessante é realmente investir em algo que pode melhorar a sua qualidade de vida. 

Por isso, confira todas as informações que reunimos e saiba como aplicar o isolamento e suas vantagens. Boa leitura! 

O que é isolamento acústico para apartamento?

O isolamento acústico de apartamento é uma solução para bloqueados sons e ruídos no ambiente. Para isso, é possível utilizar diversos tipos de materiais que sejam capazes de isolar o som externo e manter o ambiente ainda mais confortável. 

Ou seja, é uma ótima opção para quem quer manter os ambientes mais silenciosos. Para evitar qualquer tipo de perturbação, é possível aplicar essa proteção em paredes, mas também em regiões com frestas, como é o caso de portas e janelas. 

A boa notícia é que esse tipo de isolamento pode ser feito em diversos tipos de cômodos. Por ser bem versátil, você tem a chance de aplicar nos quartos, tendo ainda mais bem-estar em seus momentos de descanso. 

Mas claro, é possível colocá-lo na sala e cozinha, melhorando ainda mais o apartamento como um todo. Uma dica para fazer uma boa aplicação é tentar entender quais ruídos mais incomodam e por quais pontos da casa eles entram. 

Conheça as vantagens do isolamento acústico

Conheça as vantagens do isolamento acústico

A primeira grande vantagem do isolamento acústico no apartamento é a melhora na sua qualidade de vida. Afinal de contas, lidar com barulhos a todo momento pode prejudicar muito sua saúde mental e aumentar ainda mais seu nível de estresse. 

Do mesmo modo, um ambiente silencioso pode colaborar muito para sua concentração. Logo, é algo extremamente válido para quem trabalha em home office ou costuma estudar em casa. 

Não podemos esquecer também que o isolamento pode garantir sua privacidade, uma vez que impedirá que sons internos invadam seu espaço. É possível assistir filmes, conversar com a família, jogar e fazer diversas outras atividades sem incômodos.  

Materiais para fazer o isolamento acústico no apartamento

Na hora de fazer o isolamento acústico no apartamento, você notará que existem muitas opções de materiais para o processo. Por isso, é essencial analisar as características de cada um. 

Dessa forma, ao entender os pontos que devem ser aplicados, você tem a chance de utilizar o material certo. Confira! 

Espuma acústica

A espuma acústica é uma opção muito popular e utilizada em estúdios. Contudo, são opções que absorvem o som interior, por isso, é ideal caso você não queira incomodar os vizinhos. 

Dessa forma, é uma ótima alternativa para quem trabalha com músicas, vídeos e demais áudios. É possível trabalhar em toda a produção com total liberdade sem se preocupar em incomodar os outros. 

Janela antirruído

A janela antirruído é uma ótima forma de evitar que o barulho externo entre no ambiente. Isso porque, existe toda uma vedação no batente da janela, impedindo que as frestas deem passagem para o som. 

Além disso, ela também conta com vidros mais grossos, que podem ser laminados ou insulados.

Drywall com lã de vidro ou rocha 

O Drywall consiste em placas que oferecem boa vedação, possuindo média espessura e podendo ser combinados com vidro ou rocha. Com a ajuda desses elementos o poder de vedação é ainda maior. 

Porta antirruído

A porta antirruído traz ainda mais privacidade para o ambiente, principalmente, porque são feitas de madeira maciça e contam com um tratamento diferenciado. 

Como fazer a aplicação do isolamento acústico?

Como fazer a aplicação do isolamento acústico

Após conhecer os materiais ideais para fazer o isolamento acústico, também é bom compreender as formas de aplicação. Pois saiba que elas não são tão complicadas e você pode resolver esse problema facilmente. 

Espuma acústica

A espuma acústica é de fácil aplicação, você só precisa verificar se o ambiente conta com uma estética que esteja de acordo com o material. Se sim, só é necessário ter uma cola própria para esse material.

Mas lembre-se que para ser eficaz é preciso cobrir todas as paredes do ambiente, de forma completa. Assim, procure por materiais de qualidade que vão oferecer um bom serviço. 

Drywall 

Já o Drywall requer uma mão de obra especializada, uma vez que estamos falando de um processo delicado. Nele, o profissional precisa cortar barras de fixação para colocar placas de gesso. 

Dessa forma, antes de fechar as paredes, é recomendável colocar a camada de lã de vidro ou rocha para aumentar ainda mais sua eficácia. 

Porta isolante 

No caso de uma porta isolante, a troca deve ser completa, incluindo o batente. Isso porque, para que os sons não passem entre as frestas, todo o conjunto precisa ser eficaz para o isolamento. 

Vale lembrar que também é indicado procurar um profissional para fazer uma troca segura e garantir os melhores resultados.  

Janela isolante 

No caso da troca de janela, é interessante observar alguns detalhes e contar com o auxílio de um profissional. 

Isso porque, em determinados casos, o próprio vidro consegue fazer um isolamento de qualidade. Em outros, é preciso trocar toda a estrutura da janela. Assim, existem modelos que conseguem barrar totalmente os ruídos. 

Conclusão 

Viu como o isolamento acústico em um apartamento é uma ótima solução para quem quer mais tranquilidade? Por meio desse processo, você mantém um ambiente mais silencioso e confortável. 

Logo, é uma forma de cuidar ainda mais do seu bem-estar e qualidade de vida. E claro, mantendo o espaço interno do seu apartamento ainda mais tranquilo e aconchegante. 

Como explicamos, existem diversos materiais que podem ajudar a fazer o isolamento e você pode optar por aquele que faz mais sentido para o seu espaço e que seja acessível.

Sendo assim, é fundamental avaliar as condições do seu apartamento, cômodos que você quer isolar e buscar entender em quais espaços mais entram ruídos. 

Como fazer a aplicação do isolamento acústico?