Aumentar as vendas é o objetivo de todo vendedor, gerente de e-commerce e todos os demais do setor.
Mas, como fazer isso? Atraindo novos clientes? Não necessariamente. Embora exista a resposta óbvia, ela não significa talvez a melhor.
Em vez disso, considere como transformar os visitantes que visitam seu site em clientes pagantes. É muito mais barato e muitas vezes mais eficaz do que adquirir novos.
1. Comece a aumentar suas vendas criando uma persona
Você provavelmente já ouviu falar sobre isso uma centena de vezes, no entanto, se por algum motivo você ainda não o fez, está na hora. Saber quem está comprando seus produtos ajudará você a formular mensagens personalizadas e direcionar tráfego valioso para seu site.
Como criar uma persona de marketing?
Você pode saber mais sobre os seus possíveis clientes, pegando dados de lugares diferentes.
Antes de tudo, você deve, claro, olhar para o Google Analytics , onde pode verificar os dados demográficos de seus clientes em potencial, seus interesses e quais dispositivos eles usam.
As redes sociais também serão úteis. Administra um perfil da empresa no Facebook ? Verifique quem o está observando. Você pode usar relatórios prontos do Facebook ou apenas navegar por alguns perfis.
2. Crie um site brilhante
A primeira impressão é a mais importante. Agora que você conseguiu atrair um usuário para sua loja, certifique-se de que ele permaneça lá.
Por que alguém deveria decidir comprar em sua loja? Você pode oferecer a ele algo que ele não encontrará nos outros? O usuário que visita sua loja deve saber imediatamente .
Sim, o site deve ser bonito e estético, além de funcional . O usuário deve navegar por ele de forma informativa, e todas as informações e funcionalidades necessárias devem estar à distância de um clique .
Não podem faltar os elementos que permitirão compras cômodas e rápidas, ou seja:
-divisão clara em categorias,
-o botão “Adicionar ao carrinho” que não pode ser esquecido,
-uma cesta visível, de preferência colocada no canto superior direito da página.
3. Adapte sua loja aos dispositivos móveis
Como aumentar as vendas na loja online? Respondendo às necessidades dos usuários modernos da Internet. 52% de todo o tráfego da Internet vem de dispositivos móveis.
A otimização neste sentido é hoje uma base absoluta para o funcionamento das lojas online. Os usuários de smartphones ou tablets devem poder fazer compras com o mesmo esforço (ou seja, quase nenhum esforço) que as pessoas que usam desktops.
Importante! Não espere que os usuários que visualizam sua loja para dispositivos móveis convertam imediatamente. Muitas vezes, eles apenas analisam os produtos disponíveis para depois ligar o computador e concluir a transação.
4. Entre em contato com seus clientes por meio de notificações push da web
As notificações push da Web são pequenas mensagens exibidas na tela de desktops e dispositivos móveis. Eles são baseados no princípio do marketing de permissão – os usuários devem concordar em recebê-los e estão a apenas um clique de distância.
Quais mensagens você pode enviar usando notificações push da Web?
-recomendações baseadas em produtos vistos recentemente,
-ofertas especiais por ocasião de eventos futuros (por exemplo, dia da mulher, dia dos namorados, aniversário do comprador),
-informações sobre descontos disponíveis na loja,
-lembretes sobre cestas abandonadas,
-informações sobre novos artigos do blog etc.
Com a ajuda deles, você aumentará o retorno dos usuários ao site, realizará campanhas de remarketing e fidelizará o cliente.
5. Refinar as descrições dos produtos
As descrições dos produtos não são apenas de grande importância em termos de SEO. Você precisa ter certeza de que tem todas as informações necessárias para ajudá-lo a tomar uma decisão de compra.
Certifique-se de que seu produto está devidamente apresentado. Use fotos atraentes e vídeos ainda melhores .
6. Construa confiança com feedback e recomendações
Nenhuma forma de marketing funciona para os consumidores como as recomendações de outras pessoas. Isso se aplica a absolutamente qualquer indústria.
Mostre as opiniões de clientes satisfeitos, entre na possibilidade de avaliar o produto.
Com essas e outras dicas, com certeza sua loja online se destacará e aumentará as vendas!