Moda athleisure: da academia direto para o trabalho

Tendência de usar roupas fitness fora da academia já conquistou celebridades como Dua Lipa, Rihanna, Hailey Bieber e Kim Kardashian.

Depois da lingerie e da moda praia, chegou a vez das roupas fitness ganharem mais espaço no vestuário feminino. As peças, que antes eram vistas apenas nas academias e em outras áreas próprias para a prática de exercícios, evoluíram e estão sendo usadas em reuniões de trabalho, passeios e até festas.

Chamada moda athleisure, nome que mistura as palavras em inglês “athletic” (atlético) com “leisure” (lazer), a tendência promete marcar presença nos próximos anos por aliar conforto e praticidade à rotina das mulheres.

Não à toa, a proposta já vem aparecendo nas redes sociais de muitas celebridades e influenciadoras digitais. Nomes como Dua Lipa, Rihanna, Hailey Bieber e Kim Kardashian já aderiram à trend e mostraram como explorar peças da moda fitness em diferentes momentos do cotidiano, indo muito além das academias.

Calça legging

Calça legging

Se tem uma peça clássica e atemporal da moda fitness, essa é a calça legging. De tecido leve e design versátil, a roupa é figurinha carimbada nas academias e centros esportivos mundo afora. Além de confortável, é estilosa e tem conquistado um espaço especial nas composições de streetwear.

Com diferentes modelos, cores e estampas, a legging permite a criação de looks que vão do moderno ao elegante e se encaixam em diversas ocasiões. É possível criar composições para o trabalho, passeio no parque e até balada, dependendo do tecido.

Usando animal print nas cores amarela e preta, a cantora Dua Lipa apareceu com um look cheio de estilo. Para completar o visual rockstar, apostou em uma terceira peça de couro também na cor preta. Já a empresária e estilista Victoria Beckham investiu em uma composição all black sofisticada com legging, salto alto, blazer e óculos escuros.

O uso de uma terceira peça é o ponto em comum entre as apostas das celebs e pode ser uma boa alternativa para aderir à moda athleisure de forma elegante no dia a dia. Além disso, essa opção ajuda mulheres mais tímidas a encarar a peça, que tende a ser mais justa ao corpo.

Top

top

Assim como a calça legging, o top é peça essencial e clássica na moda fitness, pois auxilia na sustentação dos seios durante a performance das atividades físicas. Com modelagem bastante similar ao famoso cropped, ele aparece com a mesma proposta e ajuda a criar visuais diferentes para o dia a dia.

A modelagem fica por conta da escolha de quem veste, mas é possível encontrar peças com decote, design nadador, clássico, sem alças e até assimétricos. A variedade de cores e estampas também oferece diversas opções na hora de compor o look.

A modelo Bella Hadid criou um visual com uma pegada mais street style com calça cargo, calcinha à mostra, óculos e correntes. Já a influenciadora Flavia Pavanelli investiu em uma proposta mais confort ao apostar em um look monocromático com top e bermuda, dando um toque especial com jaqueta jeans e óculos escuros.

Se nas academias as peças acompanham leggings e bermudas, fora delas os tops ganham destaque ao lado de diferentes itens do vestuário feminino, como jeans e saias. Para criar um visual mais sofisticado, a dica é apostar em uma segunda peça de cós alto, que destaca a silhueta.

Moletom

 Moletom

Considerado um dos tecidos mais confortáveis do vestuário, o moletom ganhou seu espaço no coração e armário das pessoas. Graças ao athleisure, aparece tanto nas ruas quanto em ambientes de trabalho. A popularidade do material é tamanha que atualmente é possível encontrar calças, blusas, casacos, shorts e outras peças confeccionadas com ele.

A variedade também aparece nas cores, que vão de tons vibrantes aos mais neutros. É possível encontrar peças estampadas, mas as lisas são mais populares entre o público feminino.

O tom terroso foi a escolha da modelo Hailey Bieber, que criou um look monocromático com calça de moletom, top e cardigã. Quem também investiu em uma cor só foi a cantora Rihanna — dessa vez, numa composição all white. Ambas trouxeram mais estilo ao visual ao combinar acessórios como bolsas, bonés e óculos escuros.

Para quem deseja aderir à trend, a dica é investir em camadas: adicione uma jaqueta por cima do casaco de moletom para criar um visual casual e arrojado. A combinação funciona tanto com calça quanto com saia.

Bermuda

 Bermuda

A bermuda legging voltou com tudo nos últimos anos. Também conhecida como bermuda de ciclista, a peça é bastante parecida com as calças de academia, mas apresenta um comprimento médio.

Versátil, democrática e confortável, ela também ajuda a criar visuais modernos e sofisticados. Um ponto forte da bermuda, aliás, é ser confeccionada com tecidos leves. Por ser mais curta que a calça, combina com dias mais quentes.

A empresária Kim Kardashian é fã de peças que modelam o corpo e, por esse motivo, a bermuda acabou conquistando um espaço fixo em seu armário ao lado de croppeds e salto alto. Já a atriz Isis Valverde apostou em uma peça com recortes que, combinada a uma camiseta estampada e óculos vintage, trouxe uma pegada moderna para o visual.

Uma proposta que tem sido bastante explorada com a bermuda de academia é o uso de peças como blazers, jaquetas e camisas oversized. Essas combinações ajudam a compor um look sofisticado na medida certa para ir ao trabalho e outras ocasiões especiais.

Moda athleisure