Macbook ou notebook: saiba qual dos dois mais combina com você!

 Macbook ou notebook: qual o melhor?

Se você está em busca de um computador novo, é preciso ficar atento às diferenças entre um notebook e um macbook. Esses dois aparelhos são super inovativos e com funções super úteis para nosso dia a dia, seja para uso esporádico ou até para o trabalho. 

Mas diante da variedade de opções, modelos e tamanhos, você sabe qual é a melhor opção? Se a resposta for não, não se preocupe. Neste artigo mostraremos as funcionalidades de um macbook e notebook, o que diferencia e quais as vantagens e desvantagens. 

Com isso, ficará muito mais fácil escolher seu laptop favorito. Fique atento e faça uma boa leitura!

Sobre o Macbook

O Macbook é um computador super potente e tecnológico. Produzido por uma das marcas mais famosas do mundo, a famosa Apple, os laptops da empresa seguem com uma qualidade incrível e parecida com o funcionamento do Iphone, além disso, possui um design mais moderno e contemporâneo. 

Com modelos e tamanhos variados, os macbooks contam com um processador chamado Mac OS, que possui um sistema diferente do Windows, que é bastante conhecido. E o sistema varia de acordo com o ano do laptop. Por isso é importante verificar isso antes de comprar um.

Se você ainda tem dúvidas sobre as características desse aparelho, confira abaixo as principais informações sobre ele. 

Versões do Macbook disponíveis no Brasil

Atualmente, existem modelos e versões diferentes disponíveis no mercado brasileiro. Mas  é preciso saber das suas diferenças.  O Macbook Pro com GPU dedicada é indicada para aqueles que buscam um computador ultra rápido, ótimo para quem trabalha com edições de fotos e vídeos ou precisa instalar aplicativos mais pesados. 

Com a mesma finalidade, existe a versão do Macbook Pro 15 com 256 GB esse laptop possui uma tela maior com 15 polegadas e ainda conta com um dos maiores armazenamento do mercado.

O Macbook Pro 13 com 512 GB possui uma tela menor com 13 polegadas, mas compensa no armazenamento enorme. ótimo para quem precisa se locomover e precisa de facilidade e praticidade com o laptop.

E também está disponível para os interessados pela marca, as versões do Macbook Pro com SSD de 256 GB, o Macbook PRO com Core i5 que entrega um desempenho ultra rápido, já que conta com um dos processadores mais atuais do mundo. 

Vantagens do Macbook

Por ser mundialmente conhecido, os laptops da Apple oferecem vários benefícios. Para quem optar por um macbook terá uma máquina por perto e uma das principais vantagens é a facilidade de locomoção, os modelos são super leves e portáteis, podendo ser usados em qualquer lugar. 

Outro diferencial é o sistema operacional, que é mais enxuto e garante mais facilidade no manuseio, há poucos relatos sobre mau funcionamento dos aplicativos , além de ser mais rápido na resposta das atividades. 

As telas do macbook também ganham destaque quando o assunto é qualidade, ele possui uma dos melhores gráficos, pois utiliza a tela de resina que é considerada melhor que uma tela Full HD.

Desvantagens do macbook

Como todos os eletrônicos, o macbook apresenta algumas desvantagens e é preciso saber delas antes de comprar um. A primeira desvantagem apresentada é o seu valor alto, normalmente os aparelhos da Apple são mais caros que as demais marcas e por conta disso,  quem opta por um macbook precisará desembolsar um valor razoavelmente alto, com valores entre 9 mil até 40 mil reais.

O processador exclusivo do macbook também pode apresentar desvantagens, já que nem todos os aplicativos podem ser baixados no computador, gerando assim um certo desconforto. Outro fator é a baixa reparabilidade, esse laptop apresenta dificuldades para serem consertados. 

Sobre o Notebook

O notebook possui uma história longa e com o passar do anos foi colecionando funções inovativas e tecnologias super avançadas. Seu nome significa “caderno” em inglês por conta da sua aparência compacta. O notebook funciona como um computador, mas em um modelo portátil, onde pode ser carregado para qualquer lugar, dando mais praticidade durante o uso. 

Além disso, é muito fácil comprar um notebook. Seus valores são variados com a diversidade de marcas e modelos, esse produto cabe em qualquer público. Mas antes é preciso saber suas características e principais informações, confira tudo isso a seguir!

Melhores marcas de notebook

Como o notebook foi criado antes do macbook, as marcas voltadas para esse ramo aumentaram muito com o passar dos anos, por isso é muito fácil encontrar notebooks de fabricantes diferentes. 

Mas é claro que existem marcas destaques, que possuem um espaço maior para produzir aparelhos com qualidade, durabilidade, resistência e tecnologia. Atualmente, as melhores marcas são Acer, Assus, LG, Samsung, Dell, HP, Lenovo e Positivo. 

Todas possuem modelos inovativos e cada um é indicado para um tipo de atividade, seja ela o trabalho, diversão ou a junção dos dois. Verifique cada detalhe e escolha um de sua preferência e que atenda suas necessidade. Para mais informações sobre notebooks da marca Samsung, veja o artigo com uma Lista com os 10 melhores modelos de 2022!

Vantagens do notebook

O notebook é um laptop muito popular e possui muitas vantagens, a principal delas é o valor. Quando comparado com o macbook, o quesito preço do notebook ganha, pois existem modelos e versões mais baratas podendo ser comprado facilmente. Outra vantagem é a mobilidade, já que existem modelos ultrafinos e ultraleves. 

A autonomia da bateria do notebook é outra vantagem. Para quem precisa de um computador que acompanhe as atividades de um dia corrido, o notebook é ideal. Geralmente, as baterias podem durar de 07 até 15 horas com uso contínuo, sem precisar ser carregado. 

E para quem gosta de instalar muitos aplicativos, no sistema Windows é muito fácil e prático instalar qualquer tipo de programa, oferecendo maior versatilidade e opções ao consumidor. 

Desvantagens do notebook

O notebook possui algumas desvantagens, uma delas é a sua sensibilidade, ou seja, o risco de danificação ou quebra de alguma peça é maior que a do Macbook. O computador portátil também apresenta desvantagem na troca de peças, muitas vezes quando precisa de reparos, é mais em conta comprar um notebook novo do que arrumar, pois o preço das peças são bem caras. 

Outro fator é que para manter a vida útil de um notebook por mais uns anos, é preciso levar periodicamente a assistência técnica para realizar manutenções, como a formatação do sistema e a exclusão de aplicativos, caso não seja feito isso o computador pode ficar mais lento. 

Como escolher um macbook ou notebook?

Após você já conferir as principais informações do macbook e notebook, além das suas vantagens e desvantagens. Chegou a hora de conferir suas características, assim você conseguirá escolher o laptop ideal para você!

Verifique o processador

O processador de um computador é o componente mais importante, ele é considerado como um “cérebro”. Se você busca um laptop com um desempenho alto e preciso, é preciso verificar o processador. 

No macbook e no notebook, eles são equipados com o processador Intel Core podendo variar entre o Core i3, i5, i7 e i9 ou o chip M1 na versão Macbook Air. Quanto maior o processador, mais rápido e eficiente será a resposta das atividades, veja suas necessidades e escolha o ideal. Não deixe de conferir as melhores opções de notebooks de alto desempenho em os 16 melhores notebooks de 2022!

Veja se a memória RAM e o armazenamento são o suficiente para você

A memória RAM é responsável por desempenhar as atividades dos aplicativos e programas do computador. Caso a memória RAM seja muito baixa, o aparelho pode apresentar lentidão, os aplicativos podem fechar sozinhos entre outros incidentes. A melhor opção são os computadores com 8GB a 16GB de memória RAM ou até 64GB para aqueles que precisam de uma supermáquina.

O armazenamento é outro fator super importante no seu computador, pois é onde você irá guardar seus arquivos, fotos, programas, músicas e etc. Para não ter dor de cabeça, escolha uma máquina com armazenamento SSD para melhores resultados e que possuam 4 GB ou 8 GB no mínimo.  

Confira se a placa de vídeo consegue processar a imagem que prefere

Para ter uma visualização perfeita de imagens e vídeos, a placa de vídeo do laptop deve ser verificada antes da compra. Existem dois modelos, a placa de vídeo dedicada e a integrada. No caso do macbook sua placa pode variar entre os estilos de uso mais profissional e casual, mas atende muito bem os dois públicos e normalmente utilizam da placa de vídeo GPU dedicada, que são raramente encontradas nos modelos mais convencionais. 

Nos modelos de notebook, as placas de vídeos também são variadas e na maioria das vezes já vem integrada no produto. Mas caso não esteja satisfeito com a entrega, é possível fazer a troca da placa em uma assistência técnica com profissionais. Geralmente, o público gamer e designer é o que mais precisa de aparelhos com alto desempenho em vídeos e imagens, pois alguns gráficos precisam de alta qualidade de resolução. Não deixe de conferir os 10 melhores notebooks para jogos de 2022 e saiba qual escolher para as suas atividades principais!

Veja o tamanho da tela e do aparelho

Se você gosta de visualizar melhor as informações na tela do seu computador, é muito importante verificar o tamanho desse item na hora de comprar o seu aparelho. No caso dos profissionais que precisam editar fotos e vídeos, visualizar planilhas e criar projetos, uma tela com um tamanho razoável e uma qualidade gráfica é essencial. 

No caso dos notebooks e macbooks, existem modelos com diferentes tamanhos de tela, ou seja, é possível encontrar uma exata para você. Os modelos padrões possuem telas entre 13′ e 14′ polegadas e com tamanhos maiores, é possível encontrar telas de até 19′ polegadas. 

Verifique se o aparelho consegue fazer conexões com outros dispositivos

A conectividade é um detalhe super importante para quem escolher um aparelho macbook ou um notebook. Esse fator faz com que o computador se conecte com outros dispositivos, seja via wifi, bluetooth ou chips. Para não ter dores de cabeça, confira isso antes da sua compra.

A maioria dos notebooks são compatíveis com a maioria dos dispositivos, os modelos mais antigos podem sofrer com a falta de compatibilidade como por exemplo o bluetooth ou chips. Já o macbook pode ter mais restrições, pois em algumas versões ele não pode ser compatível com wifi e os modelos mais antigos também não possuem entrada para chip, é preciso de um adaptador para conectar com outros dispositivos.

Macbook ou notebook: qual o seu favorito?

Vimos que existem diferenças entre um macbook e um notebook. Mas foi possível observar a infinidades de benefícios que cada um oferece, por isso é muito importante conhecer as características e funcionalidades de cada, para assim poder escolher o melhor para sua rotina. 

Com sistemas operacionais e fabricantes diferentes, o macbook e notebook pode atender os mais variados públicos, seja ele para profissionais executivos, editores e designers de vídeos e fotos ou para aqueles que precisam rodar jogos ou programas mais pesados durante o dia. Independente do perfil, os dois computadores conseguem entregar resultados excelentes. 

Ou seja, neste artigo deu para clarear as dúvidas sobre os dois aparelhos e assim, facilitar a tarefa da escolha. Caso tenha dúvida, volte ao início e não hesite em anotar tudo!
Saiba mais sobre Portal Vida Livre, uma mídia online que analisa uma variedade de produtos da atualidade para apresentar aos usuários a melhor experiência de seleção de mercadorias

Macbook ou notebook