Entendendo sobre Ripple: Como funciona

O mundo das criptomoedas é extremamente mutável e ao mesmo tempo oferece promessas de lucros elevados para os seus investidores. Com isso, surgem cada vez mais novas opções desses ativos, de modo a oferecer outras possibilidades para quem deseja adentrar ao mercado de criptomoedas. 

Uma das novas opções e mais recentes sugerem neste mercado é a Ripple (XRP). ela já funciona em larga escala e facilita a transferência de valores e moedas fiduciárias graças a uma rede global de parceiros conhecida como RippleNet.

Esta criptomoeda tem ganhado bastante atenção e fazendo frente até mesmo a uma das mais conhecidas, que é o bitcoin. 

Desde o ano de 2017, a moeda já se valorizou mais de 36.000%. Isso faz com que ela se torne um dos ativos que mais se valorizou nos últimos anos, fazendo com que muitos investidores voltassem a sua atenção para ela. No texto abaixo, falaremos um pouco mais sobre o Ripple (XRP) e o seu funcionamento. 

Logo, se você quer ficar por dentro de todas as informações acerca dessa criptomoeda, continue lendo o artigo abaixo e tire todas as suas dúvidas sobre o tema.

Veja também: Bitcoin e altcoins: entenda as diferenças.

Como surgiu a criptomoeda?

Como surgiu a criptomoeda

Inicialmente, devemos falar um pouco sobre a diferença que essa criptomoeda possui em relação às demais. Isso porque, diferente do que acontece com todas as criptomoedas que utilizam a tecnologia blockchain, a Ripple é controlada por uma empresa privada conhecida como Ripple Labs. 

Trata-se de uma empresa que atua no processo de transações globais de valores, que utiliza a tecnologia de blockchain para realizar a transferência desses valores entre os países.

Isso porque, fazer o envio de dinheiro para outros países é um processo extremamente burocrático e complicado. 

Além do mais, ele também leva muito tempo para ser concluído e o seu valor é um pouco elevado, tendo em vista que passa por várias instituições financeiras diferentes, o que contribui para o aumento nos preços das transações. 

Graças à tecnologia Ripple Net e blockchain, o processo de transferência é realizado de forma totalmente instantânea, de baixo custo operacional, assim como a liquidação. 

Portanto, podemos dizer que o principal objetivo por trás do surgimento desta criptomoeda foi justamente facilitar a transação entre países, diminuindo os custos e melhorando a logística.

Para que serve a moeda?

Como dito anteriormente, o objetivo por trás desta moeda é trazer facilidade na hora de transferir dinheiro para outros países. 

Esta moeda, que é conhecida popularmente como XRP, funciona de modo a trazer um financiamento para as taxas de transações entre os bancos e instituições financeiras. Sendo assim, você pode realizar tanto a compra quanto a venda deste ativo. 

Além do mais, ela também funciona como uma moeda-ponte. Isso porque, caso uma instituição financeira não trabalhe com uma determinada moeda, você pode fazer a conversão desta moeda para a criptomoeda e em seguida da criptomoeda para a moeda que o banco trabalho. 

A título de exemplo, imagine que um banco trabalha apenas com o dólar. Nesse caso, você terá que converter a sua moeda para o XRP e do XRP você irá converter para a moeda aqui o banco utiliza, no caso, o dólar.

Tendo em vista que a criptomoeda é operado por uma instituição privada, o RippleNet É considerado como sendo uma moeda bastante escalável, suportando mais de 50.000 transações por segundo e essas transações geralmente levam até 4 segundos para serem confirmadas. 

Atualmente, bancos como Santander, RBC e Bank of América Merril Lynch São partes do Conselho Executivo da instituição privada. Graças a essa parceria que a empresa possui e a rumores relacionados a sua associação com a Coinbase, o valor da moeda subiu bastante nos últimos meses.

Como fazer a mineração do Ripple?

Tendo em vista que a administração desta moeda é centralizada em uma empresa privada, como já foi mencionado ao longo do texto, existem alguns servidores responsáveis por verificar e processar a transação. 

Dessa forma, podemos dizer que não existe a necessidade de realizar a sua mineração. 

Deste modo, de forma simples, podemos dizer que os Tokens relacionados a criptomoeda Ripple não podem ser minerados. 

Logo, para que você compre ou venda a moeda, devem ser utilizados os servidores da própria empresa responsável pela sua administração, no caso, a Ripple Labs.

Quais as vantagens e desvantagens da Ripple?

Uma das principais vantagens oferecidas por esta moeda é justamente a integração com sistemas financeiros tradicionais. 

Para isso, a empresa oferece segurança nas suas transações, rapidez e padrão aberto. Sendo assim, é permitida a conexão simples com os mais diversos tipos de redes de pagamento. 

Desta forma, as transações são blindadas contra possíveis fraudes, concluídas em no máximo 4 segundos e conectadas com várias redes de pagamento.

No entanto, nos últimos tempos, uma crescente preocupação por parte dos investidores em relação às moedas diz respeito às diversas tentativas de regulamentação que os governos estão empreendendo. 

Porém, esta moeda possui algumas vantagens em relação a 

possíveis regulamentações, tendo em vista que ela é licenciada desde o ano de 2016, obtendo autorização do departamento financeiro de Nova Iorque.

Quanto às desvantagens, a principal delas é justamente o fato de não ser possível realizar a sua mineração. Sendo assim, os incentivos relacionados ao trabalho de validação das transações são muito menores que os encontrados no bitcoin, por exemplo. Logo, todo trabalho depende de um pequeno grupo que possui o poder de realizar esta validação.

Como comprar

Para realizar a compra desta criptomoeda, você deve utilizar sites oficiais de empresas corretoras. Algumas das principais que podem ser encontradas na internet são: binance, bitstamp, poloniex, bitfinex e bithumb. 

O dinheiro utilizado para realizar a aquisição das criptomoedas é o dólar ou bitcoin. Se você deseja realizar a compra da criptomoeda no país, saiba que pode utilizar corretoras como Foxbit e Mercado Bitcoin. 

Caso você queira aguardar a moeda e esperar que o seu valor suba para vendê-la, saiba que os próprios corretores oferecem uma carteira onde você pode deixar os valores e as criptomoedas guardados, dando ordens de venda no momento em que achar mais cômodo.

Entendendo sobre Ripple