Dia do Consumidor: conheça tudo do sobre o dia de ofertas

Entenda por que a data é tão importante e o que aproveitar para adquirir!

Boa parte dos consumidores espera até a Black Friday para fazer compras especiais. Afinal de contas, eletrodomésticos, eletrônicos e móveis comprometem boa parte do orçamento familiar, mesmo quando o pagamento é a prazo. 

Mas não é necessário aguardar até o fim do ano para conseguir descontos especiais! Além dos cupons de desconto, disponibilizados por sites especializados durante o ano inteiro, ainda há o Dia do Consumidor em 15 de março. Uma data assim, claro, guarda promoções e descontos imperdíveis — mesmo que por um tempo mais curto. 

Saiba mais sobre o Dia do Consumidor:

Objetivos

Comemorado no mundo inteiro, o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor foi criado para recordar os direitos do consumidor — muitas vezes ignorados pelas lojas e esquecido pelos próprios clientes. Portanto, mais do que apenas uma data com descontos, é momento para o público se lembrar dos seus direitos quando for tratado de maneira desrespeitosa em uma loja, não receber seu reembolso quando solicitado ou comprar um produto defeituoso.

História

O Dia do Consumidor começou a se desenhar há exatos 60 anos, em 15 de março de 1962, quando John Kennedy protocolou uma mensagem ao Congresso Nacional estadunidense reconhecendo a universalidade da proteção dos direitos dos consumidores. Na carta, o então presidente defendia quatro direitos essenciais aos consumidores:

  • Direito à segurança
  • Direito à informação
  • Direito à escolha
  • Direito a ser ouvido

Vinte e três anos após a mensagem, a Organização das Nações Unidas (ONU), por meio de sua Assembleia Geral, instituiu a data como o Dia Mundial do Consumidor.

Já no Brasil, a data ganhou valor um pouco mais tarde. Em 11 de março de 1991, entrou em vigor no Brasil o Código de Defesa do Consumidor (Lei federal 8.708/1990), o grande marco para a proteção do cliente contra comportamentos abusivos do mercado.

O CDC abriu espaço para a criação do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), que faz o intermédio entre empresa e cliente para que haja uma solução satisfatória. Todo consumidor que se sentir lesado deve entrar em contato com o órgão da sua cidade.

O que aproveitar no dia

As lojas já estão se preparando para trazer descontos imperdíveis ao consumidor. Se você planeja alguma compra grande, veja o que estará com um preço bem abaixo do que costuma ser cobrado — principalmente para quem usa cupons de desconto:

Celulares

Quem não conseguiu aproveitar a Black Friday para trocar de aparelho precisa estar preparado para o dia 15. Os e-commerces vão abaixar os preços — e é provável que apenas no Dia do Consumidor os valores estejam realmente imperdíveis. 

É fato que algumas lojas aumentam os preços dias antes para fingir que, no dia 15, houve um desconto real. Para ter certeza de que os aparelhos realmente estão com desconto, utilize comparadores de preços, que mostram em gráfico as variações de preços.

Outra dica interessante é apostar em celulares com mais recursos — os chamados modelos intermediários ou avançados. Eles contam com mais memória, rapidez, capacidade de processamento, leitor de impressão digital e muito mais.

Notebooks

Com a chegada da pandemia de Covid-19, muitas pessoas precisaram trabalhar em casa. Assim, a procura por notebooks aumentou consideravelmente, o que fez com que os preços também se elevassem. Se você precisa trocar o aparelho, um bom momento é o Dia do Consumidor.

As dicas são as mesmas: use sites que comparam preços, fique de olho nos cupons de desconto e prefira modelos mais avançados, que trazem recursos melhores e que, no dia 15, estarão com preços consideravelmente mais baixos.

Móveis e eletrodomésticos

Geladeira, cama, sofás e televisão são um investimento no seu conforto, principalmente porque, quando têm qualidade e são bem-cuidados, podem durar por décadas. Aproveite para ficar de olho nos sites e trocar aquilo que já não serve para seu lar.

Roupas e acessórios

Quem tem família grande ou deseja renovar o guarda-roupa pode aproveitar a data e fazer uma boa compra de peças. Você pode, por exemplo, adquirir peças para as estações seguintes agora, pois o preço já costuma estar mais baixo. Dependendo do valor, a própria loja disponibiliza frete grátis e descontos ainda maiores.

Dia do Consumidor