Como faço para saber se fui chamada em um concurso público?

Participou de um concurso público a pouco tempo e não sabe se foi aceita? Bem, será que você será convocada quando passar? 

Passar um concurso é o objetivo de milhões de brasileiros, graças às muitas vantagens que há nisso, sendo assim você deve ter passado por um processo bem competitivo.

Pois é, o que muitos brasileiros não sabem, no entanto, é que você também precisa passar na convocação! 

Então, se não é tão simples, o que é e como funciona a convocação de um concurso público, o que eu preciso? É exatamente sobre isso que vamos falar aqui!

Talvez seja um pouco frustrante fazer um concurso e descobrir que não pode ser aprovado na convocação, por isso é importante que leia o artigo antes de participar de qualquer um, apesar de ser bem provável que consiga ser convocado sem nenhum problema!

Quem tem direito de ser convocado?

É como já dito, nem todo mundo que foi aprovado tem direito de ser convocado! Em primeiro lugar, somente é oferecida a quantidade de vagas estabelecida no início, é algo previsto em lei, portanto, não há outra opção. Mas o que isso quer dizer?

Bem, de forma simples, se há 5 vagas ofertadas em determinado lugar, se você fica na 6° colocação, não pode ser convocado. 

Mas isso não é um adeus ao possível cargo. É até comum que algumas pessoas desistam, não apareçam na convocação. Nesse caso, você que estava logo abaixo vai para a posição 5.

Dessa forma, ficará em uma espécie de lista de cadastro reserva. Também pode acontecer de algum servidor deixar o cargo, assim sua colocação o faz ser a opção seguinte. 

Ah, vale lembrar que você pode até mesmo ter uma pontuação igual a outro candidato e mesmo assim não passar e ele sim.

Há muitos critérios para se considerar durante um concurso.

Ainda assim pode não ser chamado!

Além dos fatores mencionados acima, caso tenha o nome na lista e a validade do concurso encerrou, você não terá o cargo, terá que realizar os testes novamente. 

Então, sendo assim, é bem complexo contar com uma vaga que pode não ser sua, até porque, quem está no cargo geralmente não desiste, principalmente quando o número de vagas é pequeno.

Em suma, se deseja ser convocado e ter certeza disso, deverá ser classificado dentro do número de vagas. 

O cadastro reserva é apenas uma suposição, você não deve confiar que outra pessoa irá desistir, é melhor se preparar para outro concurso.

Mas como funciona essa convocação? A partir de que momento ela é feita? Continue a leitura para saber um pouco mais!

Sobre a convocação para concursos público

De forma simples, a convocação é o simples ato de solicitar que o candidato aprovado venha a tomar posse de seu cargo. 

Essa solicitação é feita a partir de um documento importante, o edital de convocação, que é informado ao aprovado todas as importantes ações a serem tomadas.

Porém, você deve saber algo antes. A partir do momento da convocação, o público poderá saber. Em resumo, para ser convocado para um concurso público paulínia, você deve concorda com esse processo ser público também. 

A publicidade é muito importante para administração pública, por isso há uma busca enorme pela transparência.

Então, poderá conferir algumas informações referentes a isso no diário oficial. Nesse local todas as decisões do poder público são registradas, tornando-o público também. 

Por fim, o documento de solicitação também tem prazo, por isso é importante estar atento. Assim, ao final, ele se tornará um servidor público.

Como saber se fui chamada para convocação?

Se você estiver dentro de todos os critérios mencionados acima, você será convocado. É claro, antes de fazer qualquer concurso é importante se preocupar um pouco com essas informações, para não realizá-lo à toa.

O contato virá rápido e poderá começar o processo. E falando nisso, é importante falar um pouco sobre esse processo aqui, visto que ele é relativamente lento, então se prepare para aguardar algumas decisões e levar muitos documentos.

Como funciona o processo?

Bem, tudo certo, você foi convocado! O que precisa agora? Antes de tudo, você deve entender que esse é um processo lento. 

Ele se divide em algumas etapas. A primeira delas é a prova, e caso seja aprovada poderá chegar às próximas etapas.

Depois dos resultados saírem, também começará a homologação do concurso. Aqueles que seguiram todos os critérios já mencionados aqui tem direito de ser convocados. 

Se você tem esse direito, depois de ser nomeado para o cargo, terá a responsabilidade de enviar alguns documentos comprobatórios. Entre eles temos:

  • CPF;
  • RG;
  • Carteira de Identidade;
  • Títulos;
  • Comprovante eleitoral;
  • Comprovante de endereço;
  • Quitação com obrigações militares.

Por fim, é necessário que o candidato prove que possui condições físicas e mentais para assumir o cargo!

Espero que tenha gostado conteúdo, e se quiser aprender mais sobre concursos publico, acesse o site Master Concursos.

Como faço para saber se fui chamada em um concurso público