Como cuidar dos cabelos mesmo utilizando secadores?

O secador de cabelo é um ótimo instrumento para quem gosta de manter os fios bonitos e bem finalizados. Além disso, é um excelente aliado para os dias mais frios e para quem tem o costume de lavar a cabeça à noite. No entanto, quando não utilizado de forma correta e de maneira excessiva, pode promover danos aos fios, deixando-os ressecados e quebradiços. Justamente por isso, é importante ficar atento ao uso do aparelho e tomar alguns cuidados simples, mas que com certeza farão total diferença na saúde do cabelo, especialmente para quem usa todos os dias.

Portanto, se você não abre mão do secador para finalizar ou estilizar os fios, confira no post de hoje algumas dicas para manter seu cabelo sempre bonito e saudável.

1. Prepare os fios de cabelo

O primeiro passo é o mais importante. Isso porque, o calor do secador pode danificar a fibra capilar, fazendo com que os frios fiquem mais frágeis e propensos à quebra e ressecamento. Sendo assim, para evitar esse tipo de problema, é importante que você utilize um leave-in com proteção térmica antes de iniciar o processo de secagem. Com isso, você protege as madeixas do calor e garante que fiquem saudáveis.

2. Utilize a temperatura certa

Ao secar os fios, o ideal é utilizar a temperatura média do secador, sendo que o calor máximo só deve ser utilizado na hora de modelar com a escova, visto que aumenta a durabilidade do penteado. Além disso, como vamos explicar mais à frente, finalize com um jato de ar frio.

3. Mantenha a distância adequada

Mesmo que você utilize protetor térmico e mantenha a temperatura média, não é indicado utilizar o secador de cabelo próximo ao couro cabeludo, sendo recomendado manter uma distância de, pelo menos, 15 centímetros entre o bico do aparelho e os fios. Dessa forma, você não aquece mais que o necessário e ainda protege a raiz.

4. Franja também merece atenção

Por estar muito próxima do rosto, a franja merece um cuidado especial no momento de secar, além de ser mais delicada que o restante do cabelo. Sendo assim, o ideal que utilizar a temperatura e velocidade mais baixas. Com isso, você evita o incômodo do calor no rosto e ainda garante a proteção de seus fios.

5. Difusor é amigo dos cachos

Ao contrário do que se pensa, cacheadas podem sim utilizar o secador, mas isso deve ser feito da maneira correta para evitar o ressecamento. Portanto, além do protetor termoativado, quem tem cabelo cacheado precisa utilizar um difusor de cachos. Afinal, quando acoplado ao secador, esse acessório distribui melhor o ar e não danifica os preciosos cachos. Contudo, aqui também vale a regra de utilizar a temperatura média, pois caso contrário pode queimar os fios.

6. Não lave a cabeça todos os dias

Lavar a cabeça todos os dias pode ser prejudicial aos fios, especialmente se você costuma finalizar com secador. Além de expor o cabelo ao calor e, consequentemente, mais danos, o shampoo remove a oleosidade, mas nem todos os cabelos possuem uma produção tão intensa de sebo para precisar de lavagens diárias. Com isso, você atrapalha a hidratação natural da fibra, acarretando no ressecamento, que quando combinado com fontes de calor frequentes podem danificar ainda mais.

7. Inclua máscaras de tratamento na rotina de cuidados

Mesmo tomando os devidos cuidados ao secar o cabelo, é importante realizar hidratações para manter a saúde dos fios a longo prazo. O recomendado é uma vez por semana, pois assim você repõe a água perdida e garante que suas madeixas continuem sempre saudáveis e cheias de brilho.

8. Atente-se à potência do secador

Ao escolher um secador de cabelo, o principal objetivo é que ele seja potente para secar os fios com facilidade. No entanto, nem sempre o mais potente é o melhor para seu uso e sim para profissionais. Nesse sentido, um secador com cerca de 1800 watts com certeza já cumpre seu papel, garantindo agilidade e eficiência em seu dia a dia.

9. Finalize com jato de ar frio

Por fim, sabemos que com a correria do dia a dia, o secador agiliza e muito o tempo de secagem dos fios. Mas, para garantir a saúde do cabelo e melhor resultado, para quem sempre usa o ar quente, uma boa opção é jogar um jato de ar frio por ele todo quando finalizar. Dessa forma, você garante melhor alinhamento dos fios, além de reduzir o temido frizz.

Então, agora que você sabe como cuidar de seus fios mesmo utilizado o secador de cabelo, já pode colocar nossas dicas em prática. Lembre-se que o aparelho é um grande aliado, mas que precisa ser usado da maneira correta a fim de promover os benefícios desejados.

Gostou do post de hoje? Então não deixe de conferir outras matérias disponíveis em nosso Blog.

Como cuidar dos cabelos mesmo utilizando secadores