6 cidades para estudar na região Sul do Brasil

Sabemos o quão importante é se qualificar para o mercado de trabalho, sendo que as universidades são excelentes alternativas para quem busca por esse objetivo. A região Sul possui boa diversidade de universidades, faculdades e centros universitários, e justamente por isso, nos mais diferentes cantos da região é possível encontrar uma boa instituição para estudar. No entanto, sabemos que tomar esse tipo de decisão exige um bom planejamento, visto que além de investir seu tempo por alguns anos, em alguns casos também é necessário fazer um investimento financeiro. Mas, além da faculdade em si, também é importante analisar a cidade que pretende morar, se possui boa qualidade de vida, oferta de serviços, etc. Então, pensando nisso, para te ajudar, no post de hoje vamos falar sobre 6 cidades para estudar na região Sul.

1. Balneário Camboriú, Santa Catarina

Balneário Camboriú possui IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 0,845, de acordo com os dados do IBGE, sendo uma das melhores cidades para morar no Brasil. Inclusive, por suas belezas naturais e desenvolvimento, muitos procuram um apartamento à venda em Balneário Camboriú a fim de encontrar o imóvel ideal para morar. Além disso, conhecida por seus apartamentos de luxo e referência na construção de arranha-céus, ela ficou conhecida como Dubai Brasileira, possuindo também excelente vida noturna e ideal para os jovens.

Quando falamos em educação, Balneário Camboriú possui universidades que estão entre as 10 melhores instituições de ensino superior do estado de Santa Catarina, com notas entre 4 e 5 no IGC (Índice Geral de Cursos), sendo que 5 é a nota máxima estabelecida pelo MEC. As principais universidades de BC são UNIVALI, UNIAVAN, UDESC, UNISOCIESC, etc.

2. Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Porto Alegre é considerado um dos principais centros acadêmicos do Brasil, abrigando importantes instituições em seu território, tanto públicas como também particulares. No entanto, é importante atentar-se para os bairros que deseja morar, visto que as universidades estão espalhadas pela região. Por exemplo, a UFRGS possui 4 campi, o do Centro e o da Saúde estão na parte central, enquanto o olímpico fica em uma região um pouco mais afastada, mas de fácil acesso. Por outro lado, o Campus do Vale fica em um bairro ainda mais afastado, cerca de 11 km, mas mesmo assim, é lá onde está a maior parte dos universitários de diferentes instituições.

3. Florianópolis, Santa Catarina

Atualmente existem mais de 20 universidades em Florianópolis reconhecidas pelo MEC e que oferecem os mais diferentes cursos. Vale lembrar que, por ser uma cidade litorânea, a variedade de cursos oferecidos é ampla, visto que além de focar em segmentos como o turismo, também é possível encontrar cursos como biologia marinha, engenharia naval, engenharia de petróleo, entre outros. Floripa ainda possui um dos melhores IDHs do Brasil, oferecendo boa qualidade de vida para seus moradores e muitas opções de lazer.

4. Curitiba, Paraná

A capital paranaense não poderia ficar de fora da nossa lista, oferecendo diversas opções para quem pretende se especializar, com cursinhos pré-vestibulares, técnicos, de graduação, mestrado, doutorado, especializações, etc. Além disso, justamente por ser capital, a cidade conta com boa variedade de cursos de áreas como saúde, educação, exatas, humanas e biológicas. Também devemos lembrar que as instituições estão bem distribuídas pelo território curitibano, em bairros residenciais, comerciais, etc. Dessa forma, é possível estudar mais perto de casa e reduzir o tempo e dinheiro com transporte.

5. Londrina, Paraná

Londrina é considerada um dos mais importantes centros econômicos e também culturais da região Sul do Brasil, destacando-se principalmente no setor de serviços e agropecuária. Sendo assim, para atender toda a demanda de bons profissionais, a cidade conta com boas alternativas de cursos nas mais diferentes áreas. A instituição de ensino superior mais famosa é a UEL (Universidade Estadual de Londrina), com boa infraestrutura e tradição. Mas, além disso, existem outras boas alternativas, como a Faculdade Pitágoras.

6. Santa Maria, Rio Grande do Sul

Com pouco mais de 280 mil habitantes, Santa Maria é considerada uma cidade universitária, visto que abriga a famosa Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e mais sete instituições de ensino superior. Ela está localizada a cerca de 290 km de Porto Alegre e é considerada uma das principais cidades gaúchas, sendo destaque por ser centro comercial, estudantil, militar e de prestação de serviços. A boa notícia é que o custo de vida quando comparado com cidades da capital é mais baixo e sabemos que para estudantes isso pode pesar bastante no orçamento.

Então, agora que você conhece algumas das melhores cidades para estudar na região Sul do país, já pode se aprofundar em cada uma delas. Lembre-se de levar em consideração a reputação da instituição, conversar com pessoas que já estudaram por lá, professores, etc. Mas, além disso, procure entender a dinâmica da cidade que pretende se mudar para assim garantir maior qualidade de vida e a escolha certa da região.

cidades para estudar na região Sul do Brasil