Pode dar banho em cachorro com detergente?

Os cachorros são considerados por muitas pessoas como um filho, não é mesmo? O fiel companheiro fica ao lado do seu dono por todos os momentos, sempre espalhando e trazendo muito amor e doçura por onde passa. No entanto, não é segredo que ser dono de pet exige muita responsabilidade e alguns gastos, assim como com o veterinário, antipulgas e banho e tosa. 

Para ter um cachorro saudável e contente é preciso oferecer uma ração de qualidade, petiscos,  brincadeiras, além de precisar mantê-lo sempre limpo e cheiroso. E para evitar esses gastos que muitas vezes são exorbitantes, muitos pais de pet decidem dar banho em casa, mas sempre surge uma dúvida sobre o tema. 

Uma delas é se pode dar banho em cachorro com detergente? Nesse conteúdo vamos responder esse questionário e mostrar a melhor forma de cuidar do seu pet em casa. Confira!

BANHO COM DETERGENTE NO CACHORRO FAZ BEM OU FAZ MAL?

Com certeza já deve ter escutado falar que dar banho em cachorro com sabão de coco ou detergente neutro faz bem para os pelos do pet. Porém, essa afirmação é um mito, isso porque os detergentes possuem em sua composição ingredientes químicos muito fortes para os animais, assim como amônio quaternário e ácido sulfônico. 

Além do mais, eles são desenvolvidos para promover a limpeza de objetos geralmente resistentes, e não possuem o pH e outras características necessárias ideias para a pele do cachorro. 

Desta forma, o recomendado é evitar o uso do detergente no banho em cachorro, por ele ser muito forte, cujo objetivo é retirar dos produtos a gordura e outras substâncias, o que poderia prejudicar e não repor a hidratação ao pelo do pet. 

Não é à toa que quando lavamos a louça é possível sentir as mãos ressecadas. No cachorro, a combinação desses componentes químicos pode contribuir para o desenvolvimento de problemas na pelagem, deixando ela opaca e quebradiça, dermatite, aumento na produção de sebo e mau-cheiro. 

QUAIS PRODUTOS SÃO RECOMENDADOS PARA O BANHO DO CACHORRO?

Os produtos mais indicados para dar banho em cachorro são os shampoos e condicionadores próprios para animais, uma vez que eles são elaborados e desenvolvidos levando em conta as características e necessidades dos pets, como pH e a oleosidade natural do pelo — que é o grande responsável por formar uma capa protetora na pele. 

Os shampoos para animais são capazes a melhor forma de limpar o pet de maneira eficiente, deixando-o cheiroso e equilibrando o pH da pele, e evitando a proliferação de fungos, microrganismos, que podem gerar dermatite ou outros problemas de pele, assim como as famosas alergias. 

O melhor é que com o avanço da tecnologia, hoje pode-se encontrar produtos de higiene para tratamento de hidratação e reconstrução dos pelos que ajudam a deixar o pet muito mais bem tratado. 

Entre alguns tipos de shampoo para cachorro podemos encontrar:

  • Shampoo Hipoalergênico;
  • Shampoo antibactericida;
  • Shampoo para cores específicas;
  • Shampoo para filhotes;
  • Shampoo antipulgas.

O recomendado é sempre contar com a ajuda de um profissional qualificado para saber qual a melhor forma de dar banho em cachorro e os melhores e os produtos mais indicados para serem usados no seu pet. 

Pode dar banho em cachorro com detergente