Granito Preto Absoluto: 5 coisas que você precisa saber

Para quem tem interesse sobre assuntos que envolvem decoração e arquitetura, este é o artigo ideal.

As diferentes pedras existentes, compõem de uma forma especial a decoração de qualquer ambiente e, por isso, o conhecido granito preto absoluto tem ganhado espaço no mercado da construção e atraído os olhares dos decoradores.

Antes de falar sobre este tipo de pedra, vamos fazer algumas considerações importantes sobre o granito no geral para que você compreenda a beleza dessa pedra e o poder que ela tem de transformar o espaço.

Sendo assim, continue lendo o artigo e saiba mais sobre o queridinho do mercado: a pedra de granito preto absoluto.

Sobre os granitos

Primeiramente, saiba que o granito é um tipo de pedra muito utilizado para fazer revestimentos e acabamentos de ambientes diversos da casa, como, por exemplo, a cozinha.

O granito é sempre um charme a mais na decoração, com sua sofisticação e elegância ele torna qualquer lugar especial e marcante.

Além disso, é comum que haja comparação entre granitos e mármores, no entanto, há diferenças entre eles que devem ser consideradas na hora de escolher qual usar.

Exemplo disso são os objetos em granito serem vendidos a um preço menor do que os de mármore dependendo do local onde está comprando.

Dessa forma, por muitas vezes há confusão entre a pedra de granito preto e o mármore, porém eles não são a mesma coisa e você logo vai entender o motivo.

Granito preto: diferencial

A pedra de granito preto tem como diferencial a durabilidade e a sofisticação e por isso tem se tornado tão popular.

Ademais, os granitos pretos ainda se destacam por garantir uma maior resistência a manchas em relação aos granitos de cores mais claras.

Ainda mais, são capazes de resistir a altas temperaturas, são práticos para realizar limpeza por não serem porosos, ou seja, não possuírem furos.

Sendo assim, as diversas variações de granito preto são usadas para cumprirem várias funções na decoração, podendo fazer parte da decoração interna ou mesmo da externa.

Exemplos de alguns locais em que a pedra de granito preto absoluto é utilizada pode ser nas pias, nos banheiros, nas lareiras, em cozinhas, até mesmo no chão.

Pedra de granito preto absoluto: tudo que você precisa saber

Não podemos negar que o granito preto absoluto está entre as pedras mais desejadas para uso em acabamentos, revestimentos e outros detalhes das residências.

Isso acontece porque ele confere certa sofisticação e também luxo a decoração, sendo ideal para quem deseja ter um material com alto potencial de durabilidade, resistente e marcante.

Além disso, como já foi falado, o granito preto absoluto trata-se de uma pedra, versátil e pode estar tanto em ambientes internos quanto externos e isso colabora para que ele esteja entre as pedras mais desejadas hoje em dia.

Sendo assim, é preciso considerar as vantagens e as desvantagens de escolher essa pedra para fazer parte da sua obra.

Continue lendo para saber mais sobre o assunto.

Vantagens x Desvantagens: Granito Preto Absoluto

Para quem não tem conhecimento, o granito tem origem através de uma rocha magmática plutônica e surge através da solidificação do magma.

Por causa desse processo, o granito pode ser de várias cores diferentes e nesse sentido o granito preto absoluto tem destaque por causa da sua tonalidade uniforme e seu alto potencial de impermeabilidade.

Como podemos perceber pelo próprio nome, a característica mais marcante do granito preto absoluto é que a sua cor é escura e intensa, não apresenta “manchas”.

Por ter a cor homogênea, esse tipo de pedra possui uma superfície bem uniforme e isso se torna uma vantagem na hora da limpeza e também a possibilidade quase nula de ficar manchada.

Além disso, dentre as vantagens podemos citar a alta rigidez e durabilidade da pedra e também facilidade caso precise trocar a pedra ou adicionar um pedaço.

Contudo, há as desvantagens a respeito da pedra de granito preto absoluto que são em relação ao alto custo da pedra que pode não ser viável em projetos com um orçamento baixo.

Conforme um levantamento básico, o preço do granito preto absoluto está próximo de R$900,00 (aproximadamente) o metro quadrado, ou seja, não é tão acessível.

Onde usar o granito preto absoluto na decoração

Por mais que seja mais comum fazer uso do granito preto absoluto em ambientes como cozinha e banheiro, é possível que ele seja apresentado de outras formas.

Não há porque não investir no uso da pedra para as pias de cozinha ou banheiro, mesas e bancadas em armários, dando um aspecto luxuoso ao espaço e o deixando com uma decoração expressiva e marcante.

É possível valorizar o visual de qualquer espaço fazendo uso do granito preto absoluto, exemplo disso são as bancadas que compõem projetos de cozinha planejada.

Ademais, pode-se usar para fazer revestimento de paredes e pisos, não se restringindo apenas aos banheiros e cozinha, mas inovando e aplicando ao lavabo, salas, varanda e até na lavanderia.

Aliás, não importa onde será o local em que vai utilizar, o importante é tomar o cuidado necessário para aumentar a vida útil e a durabilidade da pedra de granito preto absoluto.

Use apenas detergente (neutro de preferência) e água ao realizar a limpeza da superfície, não deixe água acumulada na superfície e tome conhecimento de outras medidas que devem ser tomadas caso queira manter a beleza da pedra.

Diferença entre Granito Preto Absoluto e Granito Preto São Gabriel

É comum que muitas pessoas façam confusão entre o granito preto São Gabriel e o granito preto absoluto, por isso, vamos apresentar aqui a diferença para que você entenda e não confunda mais.

Apesar de os dois serem de origem brasileiras e possuírem o tom mais escuro, eles se diferenciam em alguns aspectos relacionados a tonalidade delas.

Quanto a possibilidade de uso, tanto o granito preto São Gabriel quanto o granito preto absoluto podem ser usados em ambientes externos e internos, para acabamentos e revestimentos.

No entanto, a diferença entre eles se dá por causa de o granito preto São Gabriel apresentar tonalidade preta e ter grãos médios e o granito preto absoluto ser de tonalidade uniforme, possuindo grãos que quase não são perceptíveis.

Mesmo com essa diferença, ambas as pedras são de uma beleza única, capaz de dar um toque elegante, sofisticado e moderno à decoração dos ambientes em que são usadas.

Créditos da imagem: @jcmarmoresegranitos

Granito Preto Absoluto