Como proteger móveis de madeira dos cupins?

Não há nada melhor que investir em um novo conjunto de móveis para uma casa. O sentimento é libertador e oferece muitas vantagens, sendo elas a garantia do móvel, a qualidade nova ou semi-nova e a oportunidade de decorar o local da melhor forma. Porém, ter móveis de madeira em especial pode atrair pequenos parasitas que muitos conhecem como cupins.

O cupim na madeira é um dos problemas mais comuns em locais que utilizam essa matéria-prima na confecção de móveis, como mesas e guarda-roupas, por exemplo, e estruturas como portas, janelas, vigas, entre tantas outras. Esses insetos são mais comuns durante a época de primavera, pois seria sua época de reprodução, quando os machos criam asas para disseminar a espécie. Dessa forma, é muito mais comum que os cupins busquem um local fora de sua colônia com a presença de seu alimento principal: a madeira.

Isso acaba por ser os móveis novos de muitas pessoas, o que pode completamente arruinar a qualidade de mesas, cadeiras, guarda-roupas e portas de dentro para fora. Sendo assim, com a chegada da primavera, é preciso sempre tomar mais cuidado com a proliferação de insetos como o cupim, pois a temperatura se torna amena o bastante para que vários desses parasitas se espalhem com facilidade.

Saber como proteger móveis de madeira é muito importante para prevenir que móveis sejam completamente perdidos para esses pequenos insetos. Há maneiras fáceis e rápidas de prevenir que infestações comecem e para acabar com elas.

Como proteger móveis de madeira dos cupins?

Existem alguns passos importantes a serem tomados para proteger os móveis de madeira dos cupins, entre eles a instalação de proteção nas janelas de sua casa para evitar que os insetos entrem. No período de reprodução, os cupins voam em busca de um ambiente com temperatura e umidade ideais para formarem um ninho. Os móveis acabam sendo os locais ideais com a temperatura, comida e também alojamento que os insetos buscam.

É muito importante sempre usar verniz ou tinta em brechas onde os cupins podem entrar para prevenir seu alojamento dentro dos móveis. O acúmulo de caixotes e outros itens de madeira em casa também é uma das causas da presença de cupins e do início de infestações, se livrar desses itens o quão antes possível é ideal. Inspecionar os móveis, portas e janelas de madeira periodicamente para verificar se há algum sinal de presença de cupins também é importante.

Um móvel com cupins, normalmente, possui um pequeno rastro ou amontoado de pó de madeira perto dele. Esse amontoado é aquele deixado para trás pelos cupins. Para ter total certeza que esses insetos sejam eliminados, chamar um dedetizador periodicamente para a casa é ideal. Pessoas que vivem perto de matagais, florestas e locais com muitas árvores em geral precisam ter atenção em dobro em relação à checagem periódica de seus móveis.

Além disso, o tipo de madeira de escolhas também afeta como os cupins agem em relação aos móveis presentes em casa, por isso escolher apenas tipos específicos é ideal para evitar as infestações.

Por que cupins aparecem em casa?

Como já mencionado, os cupins aparecem dentro de casas por conta de sua época de reprodução. Na primavera, os reprodutores deixam suas colônias e acabam criando asas em busca de parceiras, isso faz com que os cupins busquem um local apropriado para começar uma nova colônia que poderia ser dentro de um móvel, não muito seco, nem muito úmido, sendo ameno o bastante para a proliferação da espécie.

É importante notar que existem dois tipos de cupins e eles diferem em sua maneira de agir. Ambos comem madeira, porém o cupim da madeira seca é muito menos agressivo que o cupim subterrâneo. Os cupins que vivem abaixo do solo são agressivos e possuem maiores colônias, muito mais difíceis de combater. Esses cupins podem viver em jardins abaixo da terra e se alimentar de móveis dentro de casa, o que pode tornar o processo de identificação deles mais difícil.

Quais as melhores madeiras para móveis?

Dê preferência às madeiras tratadas ou naturalmente resistentes como ipê, maçaranduba, peroba, jacarandá e aroeira, entre outras. Os móveis vão não apenas possuir uma maior garantia e qualidade, mas também possuem menores chances de atrair os cupins. Existem vários tipos de madeiras, mas podemos dar como as principais as MDP, MDF, cedro, pinho e carvalho.

Normalmente, as madeiras tipo MDP e MDF são as mais comuns em móveis e possuem grandes vantagens. A MDP, por exemplo, possui uma textura que não é fácil de corroer em locais úmidos. Já a MDF é o contrário disso, ela estufa em ambientes úmidos.

É importante considerar as propriedades do cômodo onde o móvel vai ficar antes de escolher a madeira para ele, especialmente em móveis planejados. Isso pode ser um grande diferencial para evitar os cupins.

Como proteger móveis de madeira dos cupins