Como limpar a impressora: usando auto limpeza, limpeza manual e muito mais

Neste texto vamos mostrar como limpar a impressora usando auto limpeza, a limpeza manual e ainda daremos umas dicas importantes, afinal, limpar a impressora é essencial para garantir um bom funcionamento desse aparelho. Hoje daremos dicas essenciais para você aprender de uma vez como fazer essa limpeza de um jeito simples!

Descubra como limpar a impressora!

A primeira vista, descobrir como limpar algum tipo de aparelho eletrônico pode parecer um verdadeiro bicho de sete cabeças. Entretanto, após aprender a forma correta de realizar a limpeza você vai ver que é tudo muito simples e rápido. 

A depender da marca da impressora ela pode possuir a função de autolimpeza que facilita muito. Mas mesmo se a sua não tiver essa função é possível limpar muito bem esse aparelho. 

Hoje daremos várias dicas e sanaremos as suas principais dúvidas. Se você quer aprender ainda hoje como limpar a impressora de maneira correta, basta continuar lendo esse artigo.

Como limpar a impressora

Existem várias maneiras e processos para limpar a sua impressora. Conforme o sistema operacional ou marca, você pode verificar que o processo nem sempre é o mesmo. Mas ensinaremos diversas formas. Confira!

Usando a autolimpeza do Windows

A maioria das impressoras configuradas em um computador com sistema operacional Windows possui a função de autolimpeza. Para ativar essa opção, com a impressora ligada basta clicar com o botão direito no ícone que corresponde a mesma. Diversas opções irão aparecer e você deve selecionar a de autolimpeza.

Com a autolimpeza a própria impressora verifica se possui algum tipo de sujeira em suas extremidades e faz o trabalho de limpeza completo.

Usando a autolimpeza do MAC

Para realizar a auto limpeza na impressora se o sistema operacional do computador for MAC, o procedimento é um pouco diferente. Antes de tudo você deve colocar pelo menos uma folha A4 na impressora e ligar a mesma. 

Então, selecione a opção Preferências do sistema, impressoras e scanner e então, impressora. Você deve selecionar a aba Opções, acessórios e utilitário. O próximo passo é selecionar o botão Utilitário da impressora e escolher a opção de limpeza. Depois basta seguir as instruções e esperar a impressora concluir a limpeza.

Como limpar o cabeçote usando os botões da EPSON

Outra opção de limpeza ainda mais simples é utilizando os botões da EPSON. Infelizmente, não são todos os modelos que possuem essa opção, mas ela facilita muito o processo de autolimpeza. 

Antes de tudo insira pelo menos uma folha A4 na impressora. Ao lado do botão de ligar e desligar, você vai verificar um botão com símbolo de diamante. Você deve manter esse botão pressionado por pelo menos 3 segundos e a impressora iniciará o processo de limpeza.

Durante a limpeza do cabeçote o botão de ligar e desligar ficará piscando. Não desligue a impressora até voltar ao normal.

Limpe em volta da máquina com pano seco

Agora que a limpeza por dentro da máquina já foi garantida com o processo de autolimpeza, é hora de fazer a limpeza em volta. Afinal, se a impressora continuar suja por fora, rapidamente ela irá acumular sujeira por dentro, diminuindo a qualidade de impressão, xerox e fax.

Sabendo disso, com um pano seco retire toda a poeira que ficou acumulada por cima da impressora, na tela de impressão, no local onde encaixamos as folhas e até mesmo embaixo da máquina. Lembre-se de nunca usar panos molhados ou úmidos para evitar acidentes.

Limpe a cabeça de impressão com um cotonete

Para limpar a cabeça de impressão você deve antes de tudo desligar a impressora. Logo depois, retire os cartuchos e coloque-os em locais seguros. Então, utilize um cotonete seco e limpe as partes de contato do cartucho com a impressora. 

Caso o cartucho tenha acabado de ser cheio ou esteja vazando pode conter muitos resquícios de tinta e você deve utilizar luvas para não ficar manchado. Se esse for o caso, a sua impressão pode estar saindo com baixa qualidade ou excesso de tinta.

Saiba como desentupir os bicos de tinta com álcool isopropílico

Com certo tempo de uso, os bicos de tinta da impressora tendem a entupir. Isso também pode acontecer quando o aparelho passa muito tempo sem uso. Mas, felizmente, é possível resolver o problema facilmente com o álcool isopropílico. 

Você deve utilizar algodão e cotonete nessa etapa. Primeiro retire os cartuchos do carrinho de impressão e limpe os bicos de tinta com o algodão e cotonete embebidos em álcool isopropílico. A tinta irá dissolver e deixar de entupir os bicos de tinta, mas pode fazer certa sujeira. Então também use luvas nessa etapa.

Saiba também que cada tipo de impressora requer cuidados e manutenções diferentes, e as impressoras 3D costumam ter ainda mais trabalho para a limpeza. Veja mais sobre esse tipo de aparelho nas 10 melhores impressoras 3D de 2022.

Sobre a limpeza com a impressora

Agora que você já sabe como colocar a mão na massa para deixar a sua impressora limpinha, pode ter restado algumas dúvidas. Por isso, trouxemos a seguir alguns questionamentos importantes para essa rotina de limpeza. Confira!

Como limpar a impressora usando auto limpeza, limpeza manual e muito mais
Como limpar a impressora usando auto limpeza, limpeza manual e muito mais

De quanto em quanto tempo se deve limpar a impressora?

Para ter uma impressora funcionando de forma correta e sem dar dor de cabeça é essencial que ela seja limpa com certa frequência. A auto limpeza da impressora deve ser feita com a média de um ano. Porém, sempre que essa apresentar uma qualidade ruim de impressão isso pode significar sujeira e você pode efetuar o comando. 

Já a área externa da impressora deve ser limpa no mínimo uma vez ao mês, incluindo a cabeça de impressão. Os bicos de tinta devem ser desentupidos apenas quando necessário. Não utilize o álcool isopropílico com frequência para não danificar a sua impressora.

Que produtos podem ser usados para limpar a impressora?

Poucos produtos devem ser utilizados na hora de limpar a sua impressora. Em hipótese alguma utilize água, detergente ou qualquer tipo de sabão, alvejantes ou álcool comum, 70% ou em gel. 

Um dos poucos produtos recomendados e que pode ser utilizado para essa limpeza é o álcool isopropílico, principalmente para a limpeza dos bicos de tinta entupidos. Mas, de modo geral, prefira sempre o pano seco para limpar a impressora.

Por que é importante limpar a impressora?

A limpeza da impressora influencia diretamente na qualidade de impressão. Se você notar que a qualidade das impressões estão ruins, esse pode ser o problema. Quando você não limpa os bicos de tinta entupidos, por exemplo, a sua impressão pode sair com a tinta muito clara ou até mesmo falhada. 

Já se você não limpa há tempos a cabeça de impressão, os seus documentos podem sair com a qualidade ruim pelo excesso de tinta acumulado. Se você garante uma boa limpeza da sua impressora, garante também uma alta qualidade de impressão.

Não use aspiradores de pó ou pincéis

Os componentes de uma impressora são muito delicados. Então apesar de parecer mais simples realizar a limpeza com aspiradores de pó ou pincéis, esses são altamente contra indicados. 

O problema dos aspiradores de pó é que eles tendem a espalhar a sujeira e se ela parar em locais críticos isso pode acabar inutilizando a impressora. Já no caso dos pincéis, o principal motivo para não serem utilizados é as cerdas se soltarem e acabarem ficando na impressora.

Saiba como limpar a impressora e não tenha mais problemas!

Agora você já sabe como limpar a impressora: usando auto limpeza, limpeza manual, como você viu nesse artigo, limpar a sua impressora e com isso manter a qualidade das suas impressões não é nada difícil.

Então, antes de encaminhar esse aparelho para a manutenção e gastar um bom dinheiro, experimente realizar a limpeza.

Ao limpar a sua impressora lembre-se de utilizar a auto limpeza, jamais utilize outros produtos que não o álcool isopropílico e passe bem longe de pincéis e aspiradores de pó. Além disso, tenha em mente que essa limpeza deve ser feita anualmente e em alguns casos, mensalmente. Se a sua casa costuma acumular muita poeira pode ser que você precise aumentar a frequência das limpezas. Agora que você já sabe como limpar a impressora, não deixe de conferir também as 10 melhores impressoras de 2022!

Saiba mais sobre Portal Vida Livre, uma mídia online que analisa uma variedade de produtos da atualidade para apresentar aos usuários a melhor experiência de seleção de mercadorias.

Como limpar a impressora