Caminha para cachorro grande: o que considerar antes de agradar o seu pet

A cama do seu cão é um lugar onde ele faz mais do que apenas dormir. É um lugar de refúgio, onde vão descansar e dormir, por isso o ideal é escolher uma caminha para cachorro grande que proporcione tudo isso a ele.

Mas para obter o caminho certo para as necessidades do seu cachorro, você precisa fazer algumas pesquisas e identificar exatamente quais são essas necessidades.

Aliás, uma boa dica é recorrer às opções disponíveis em um pet shop de luxo.

Tipo de materiais, maneira de fazer a limpeza e a idade do seu cão são fatores a serem considerados antes de comprar a caminha do seu cão.

Portanto, continue a leitura e veja tudo o que você precisa para escolher a caminha ideal para um cachorro de porte grande. 

Como saber o porte do seu cão antes de escolher uma caminha

Antes de falar sobre a escolha de uma caminha para cachorro grande, é necessário entender o que seria um cão de grande porte.

Primeiramente, é preciso saber que não há um cálculo certo, mas aproximado. Basicamente, para que seja chamado de cachorro de grande porte, o animal precisa ter um peso maior do que 25 kg, e altura superior a 45 cm.

Já os cães da raça São Bernardo, por exemplo, que geralmente tem mais de 1m e com peso maior que 120 kg, são considerados gigantes.

Agora que você já entendeu como identificar o porte de um cachorro e saber se ele é realmente considerado um animal grande, veja abaixo se ele necessita de uma cama maior. 

A caminha para cachorro grande é necessária?

A resposta é sim, a caminha para cachorro grande é necessária, assim como para animais de outros portes. Isso porque ter o seu próprio cantinho dentro de casa faz com que ele se sinta protegido, além de amado pelos seus donos. 

Embora muitos tutores prefiram que seus cães durmam com eles na mesma cama, ou até mesmo no sofá, é importante que o animal de estimação tenha uma caminha própria. Isso porque ela irá criar um ambiente seguro para que o animal possa descansar e repor as energias. 

Lembrando que o ideal é que ele tenha esse acessório ainda filhote, para que ele já comece a associar a cama ao seu momento de descanso e tranquilidade. Mas você sabe onde colocar a cama quando ele tem um porte grande? Então acompanhe!

Onde colocar a caminha do seu cachorro quando ele é de porte grande

Onde colocar a caminha do seu cachorro quando ele é de porte grande

Os cães dormem cerca de 12 a 14 horas por dia. Isso é muito tempo e é um fator essencial na decisão de onde ele irá dormir! Por isso é importante saber onde colocar a caminha do seu cachorro quando ele é de grande porte

Primeiramente, considere um local tranquilo dentro de casa em que ele consiga relaxar e possa ficar distante do vai e vem de pessoas.

Além disso, evite a proximidade da caminha de eletrodomésticos que façam barulhos, como máquinas de lavar ou geladeiras.

Outro fator importante é que seja próximo onde ficam as pessoas da casa, já que os pets sempre querem passar mais tempo pertinho dos seus donos. 

Escolha, também, lugares que são mais quentes e longe de correntes de ar. Do mesmo jeito que gostamos de dormir aquecidos, nossos pets pensam da mesma forma. 

Dicas essenciais para considerar ao escolher a caminha para cachorro grande

Há outros fatores  que te ajudarão a decidir qual a caminha ideal para cachorro de porte grande, e eles vão além do tamanho do animal em si.

Leve em conta o tamanho e o formato da caminha

Cães que se espreguiçam quando dormem precisarão de uma cama mais longa e retangular para ficarem confortáveis. Por sua vez, os cães que costumam dormir enrolados podem adorar uma cama macia e redonda. 

Considere o material e o modelo adequado, além do clima

Seu cachorro é propenso a mastigar tudo? Ou talvez você tenha um cão idoso que precise de amortecimento extra para suas articulações e pede cuidados especiais?

Para cães que gostam de mastigar, uma cama elevada com material em tecido e estrutura de metal é uma excelente alternativa. Isso porque elas são à prova de mastigação e de garras. Por sua vez, um cão idoso pode se sentir aconchegado em uma cama de espuma de memória com almofadas para ajudar a apoiar a cabeça. 

Cachorros propensos a superaquecimento ou que têm pontos quentes se beneficiarão de uma cama feita com tecido refrescante. Então também é importante considerar o clima do local onde vivem.

A idade do seu pet é importante ao decidir a caminha para cachorro grande

Isso mesmo, a idade do seu pet importa ao escolher a caminha para cachorro grande. Os cães mais velhinhos, por exemplo, que ficam mais tempo deitados, precisam de camas baixas, acolchoadas e bastante confortáveis.

Limpeza e higiene da cama

Pode ser tentador comprar uma cama barata, mas você acabará gastando mais se ela desmoronar após a primeira lavagem. Algumas camas mais baratas, recheadas com poliéster solto, são difíceis de reabastecer após a limpeza da capa. 

Pegue uma cama com um estojo, que seja fácil de remover e possa ser jogada na máquina de lavar. Acredite, você fará isso mais vezes do que imagina!

Principais tipos de caminha para cachorros grandes

Escolher uma caminha para cachorro grande também precisa levar em conta os diversos tipos disponíveis no mercado.

Para conseguir uma cama com a qual seu cão ficará feliz e confortável a longo prazo, pense nas necessidades específicas do seu cão, na idade e no que você sabe que ele gosta e se sente confortável.

Veja algumas opções:

  • Colchão ou cama com almofadas: são uma escolha popular porque a forma retangular significa que seu amigo pode se movimentar e mudar de posição. Eles também são fáceis de mover e armazenar;
  • Cama divã ou sofá: feitas com os materiais mais duráveis, geralmente elas têm uma armação de metal com uma área de dormir elevada feita de lona ou outro tecido. Por isso, é uma boa opção para cães com pelagem pesada ou que tendem a superaquecer;
  • Camas ortopédicas: feitas de espuma de memória, essas camas suportam as articulações e ossos doloridos de cães idosos e, às vezes, têm almofadas ao lado para apoiar a cabeça e proporcionar estabilidade.

Já as camas do tipo iglu ou tenda não são consideradas boas para animais de grande porte. Todavia, elas podem ser ótimas para filhotes ou cães que ficam com frio facilmente. Isso porque elas ajudam a manter o calor e dão proteção a um cão que valoriza a privacidade.

Principais tipos de caminha para cachorros grandes

Conclusão

Os tutores de animais de estimação têm inúmeras opções de camas para cães, incluindo camas ortopédicas, elevadas e reforçadas. E, como vimos, se você tem um cão de porte maior, é importante comprar uma caminha para cachorro grande. 

Isso porque oferecer um local aconchegante e macio para dormir também é coisa de pet lovers. Além disso, é um excelente investimento no conforto dele a longo prazo, na sensação de segurança e na sensação de casa.

Caminha para cachorro grande