Baixar vídeo pelo link: confira como fazer de forma simplicada

Baixar vídeo pelo link da internet é uma prática que já acompanha os internautas há bastante tempo, desde que as mídias sociais começaram a trabalhar com este tipo de mídia.

Quando o Youtube iniciou as suas atividades a nível mundial, a qualidade de imagem ainda era baixa e os vídeos produzidos pra essa mídia não eram tão elaborados, porém, mesmo assim, já existia a demanda para download.

Com o tempo, soluções começaram a ser desenvolvidas, como programas específicos para download do Youtube e, depois de alguns anos, surgiram as plataformas on-line para baixar vídeo pelo link.

Além do Youtube, as ferramentas gratuitas on-line começaram a expandir as suas atividades e abrangeram Facebook, Instagram, Tiktok, entre outros. O objetivo principal era ser um canal único para download de vídeos.

Com os cuidados necessários de segurança e uma boa conexão, qualquer usuário que esteja navegando na rede mundial de computadores consegue, hoje, baixar um vídeo rapidamente, independente da sua origem.

Mas como fazer isso exatamente? Precisa utilizar algum navegador específico? Essas dúvidas e algumas outras serão respondidas neste artigo. Acompanhe a leitura e aproveite.

Como baixar vídeo pelo link: plataformas on-line

Desde que a demanda de baixar vídeos pelo link começou a crescer por conta do Youtube, novas soluções apareceram gradativamente até que o mercado ficou cheio de plataformas semelhantes.

Para os que já estão nesse meio há algum tempo, provavelmente lembrarão do finado VDownloader, que era utilizado para baixar vídeos do Youtube, ou ainda o aTube Catcher, que tinha essa e muitas outras funcionalidades.

A verdade é que as demandas dos usuários foram evoluindo e tornou-se desnecessário baixar um programa e instalá-lo no computador para que fosse possível baixar um vídeo do Youtube ou de qualquer outro site.

Atualmente, existem diversas plataformas on-line e gratuitas que permitem que o usuário realize essa ação de forma rápida, fácil e sem qualquer burocracia. A única informação necessária é o link do vídeo.

Plataformas confiáveis

Existe uma infinidade de soluções para este nicho, porém, algumas apresentam uma confiabilidade maior, já que são utilizadas por um número muito alto de pessoas e não apresentam qualquer perigo com relação à segurança.

Dentre muitas, temos:

  • Savefrom;
  • Dupli Checker;
  • Small SEO Tools;
  • Save Insta.

Esses são apenas alguns exemplos que funcionam de forma muito semelhante:

  1. O usuário copia o link do vídeo (Youtube, Facebook, Instagram etc.);
  2. Cola no campo destinado para esta informação dentro da plataforma;
  3. Clica em “baixar vídeo” ou “download”.

Em algumas ferramentas, como é o caso do Savefrom, o usuário pode, ainda, selecionar a resolução que gostaria de baixar e, também, o formato. Caso seja necessário converter para mp3, por exemplo, pode ser feito diretamente no download.

Com isso, é possível baixar vídeo pelo link de forma rápida, segura e muito fácil. São 3 passos e você terá o vídeo desejado diretamente no seu dispositivo, seja ele um smartphone ou um computador.

Existe um navegador mais adequado para isso?

Apesar de não existirem restrições explícitas com relação a navegadores, os mais populares costumam não apresentar problemas para realizar qualquer uma dessas ações.

Google Chrome, Mozilla Firefox e Opera, por exemplo, funcionam perfeitamente para a realização dessa ação e não devem dar qualquer problema.

Já quando se escolhe um navegador que e difere muito no mercado, com um funcionamento diferente, como é o caso do Microsoft Edge, por exemplo, pode ser que alguma das ferramentas não funcione.

Outro detalhe é com relação ao Safari, para os usuários de dispositivos Apple. Normalmente você não enfrentará problemas para baixar vídeo pelo link, porém, por questões de segurança, o navegador pode bloquear alguns sites.

Isso acontece porque a sensibilidade dos dispositivos da Apple no quesito segurança é mais aguçada, fazendo com que o sistema de defesa acabe bloqueando muitos acessos por precaução.

Não acesse qualquer plataforma ou baixe qualquer programa

Algumas medidas de segurança precisam ser adotadas sempre que um download está para ser realizado na internet. Isso porque pode haver a presença de programas maliciosos no seu download.

Para garantir a sua segurança, procure acessar sites que você já está acostumado ou que outras pessoas confiáveis já utilizaram e não tiveram problemas.

Quando baixamos ou instalamos algo de um site desconhecido ou com alguma vulnerabilidade na segurança, pode ocorrer de outros softwares, estes maliciosos, serem baixados juntos e acabarem prejudicando o seu dispositivo.

Isso é mais comum em computadores com o sistema operacional Windows e smartphones com sistema operacional Android, por serem mais populares e se tornarem alvo de hackers mais facilmente.

Tentei baixar vídeo pelo link e não consegui, o que fazer?

Caso você tenha efetuado uma tentativa de baixar vídeo pelo link e não obteve sucesso, é necessário avaliar a situação para entender o que pode ter dado errado.

O primeiro passo é, sempre, verificar uma possível mensagem de retorno que a própria ferramenta de download pode mostrar.

Em casos de problemas com o vídeo ou com a plataforma em que o mesmo está sendo veiculado, provavelmente a ferramenta de download te notificará com tal parecer.

Já para casos onde o problema não está relacionado ao vídeo, procure verificar a estabilidade da sua conexão com a internet e se há espaço para efetuar o download no seu dispositivo.

Por fim, se mesmo com todas as verificações anteriores você ainda não conseguir concluir o download, verifique o seu navegador, pois ele pode estar barrando a ação desejada.

Conclusão

A prática de baixar vídeo pelo link é comum para os usuários mais familiarizados com tecnologia e que costumam ir além das navegações básicas nas mídias sociais e no Google.

No entanto, mesmo os mais experientes precisam tomar cuidado e garantir todas as medidas de segurança para evitar vírus e qualquer software malicioso durante o download.

Finalmente, se os passos desse artigo forem seguidos, é certo que você conseguirá baixar os vídeos desejados de forma fácil, rápida e sem qualquer complicação. Espero que este conteúdo tenha te ajudado e até a próxima.

Baixar vídeo pelo link