E-mail marketing, entenda a importância dessa estratégia para o seu negócio

Já ouviu falar no e-mail marketing, mas ainda não sabe como ele pode ser importante para o seu negócio? 

Entre as estratégias de marketing digital, essa é uma possibilidade da sua marca se conectar com o público de forma direta. Reunimos várias informações para você conhecer mais sobre o processo e suas vantagens. 

O que é e-mail marketing? 

O que é e-mail marketing

O e-mail marketing é uma forma de divulgação em que a empresa pode enviar uma série de e-mails para uma lista de contatos. Ou seja, é utilizar um canal que permite um contato direto com seu público nas campanhas de marketing. 

Com isso, existe a possibilidade de criar mensagens personalizadas e que podem servir para os mais variados propósitos. Um negócio pode divulgar seus produtos, avisar sobre promoções e entregar conteúdos interessantes, tudo por e-mail. 

Mas claro, a ideia é justamente enviar conteúdos relevantes para aquele público, sem exagerar na quantidade. Por isso, é importante ter um bom planejamento e que esteja de acordo com seu público. 

Além disso, o disparo de e-mails pode ser feito de forma automática, o que agiliza o processo da equipe de marketing. Assim, a empresa pode trabalhar com softwares que ajudam a programar as postagens e analisar os resultados. 

Por que utilizar e-mail marketing nas suas estratégias? 

Além de entender o que é e-mail marketing, você precisa compreender os motivos que tornam essa estratégia ainda mais atrativa. 

Para começar, estamos falando de um canal que você tem mais liberdade para chegar até seu público. Em uma rede social, por exemplo, os seus conteúdos dependem de algoritmos para alcançar as pessoas certas. 

No caso do e-mail, você só precisa de uma lista de contatos e pode usar uma ferramenta para automatizar os processos. Logo, é muito mais previsível e você pode alcançar todas as pessoas que entrar em contato.  

Ao mesmo tempo, você tem liberdade para criar o material da forma que desejar. Em um e-mail há formas de se colocar imagens, GIFs e vários links. Uma empresa pode apostar em um design que combine com sua identidade visual. 

Inclusive, você pode fazer algo totalmente personalizado, que leve o nome da pessoa e gere ainda mais identificação e proximidade.

E claro, estamos falando de uma forma de contato necessária para várias pessoas, é por meio do e-mail que muitos cadastros são feitos. Por isso, você pode alcançar seu público em um canal que é utilizado com frequência. 

Benefícios do e-mail marketing para seu negócio

Até aqui, você pôde entender como o e-mail marketing é uma estratégia interessante para o crescimento de um negócio. Mas sabia que ela pode oferecer uma série de benefícios? 

Pois é, ao trabalhar com bons conteúdos e uma base de e-mails qualificada, é possível obter bons resultados a partir do e-mail. Assim, reunimos alguns deles a seguir, acompanhe!

Manter relacionamento com o público

O e-mail marketing é uma ótima forma de manter um relacionamento com seu público, uma vez que você pode construir uma comunicação direta. 

Além disso, ao trabalhar com e-mails que foram fornecidos por essas pessoas, você tem uma espécie de permissão para entrar em contato. 

Por isso é tão importante construir uma base de e-mails com a ajuda de estratégias, desde o cadastro no site, ou com uma landing pages que ofereçam conteúdos em troca e outros. 

Enfim, você pode aproveitar várias formas de conseguir esses e-mails e depois poderá usá-los para entregar conteúdos de qualidade para seu público. Com uma boa frequência e conteúdos de valor, a sua marca sempre estará por perto dessas pessoas. 

Ajuda nas vendas

Outra grande vantagem do e-mail marketing  para negócios é que ele ajuda diretamente nas vendas. Afinal, em um único conteúdo você tem a chance de apresentar produtos, informar sobre promoções, descontos e afins. 

Logo, com apenas alguns cliques o cliente pode ser direcionado para o site, até finalizar uma compra. No caso de um e-commerce, por exemplo, é uma boa forma de gerar tráfego que irá converter em vendas. 

Dessa forma, até mesmo por impulso as pessoas podem aproveitar alguma condição especial e garantir um produto desejado. 

Inclusive, você pode aproveitar o e-mail para mostrar produtos relacionados com o que o cliente já consumiu. Ou mesmo chamar a atenção para algo que ele visualizou e não comprou. 

Nutrição de leads

Nem sempre uma pessoa está totalmente preparada para fazer uma compra. Ela ainda pode estar em uma fase de dúvidas, avaliando opções e consultando preços. 

Sendo assim, o e-mail marketing pode ser eficaz na nutrição de leads. Ou seja, você vai construir uma comunicação que seja útil para transformar, por exemplo, um assinante de newsletter em lead e, consequentemente, em cliente. 

Com conteúdos frequentes e adequados, esse leitor pode acabar amadurecendo sua decisão de compra. Afinal, ele terá contato com a sua marca, vai entender mais sobre seus produtos e as vantagens que ele oferece. 

Com isso, pode se preparar e ter muito mais conhecimento na hora de tomar a decisão de compra. Portanto, é essencial trabalhar com mensagens adequadas para cada cliente e sua etapa na jornada de compra.

Contribui com o pós-venda

Além de fazer uma venda, é importante para o seu negócio manter o cliente por perto e satisfeito. Dessa forma, você pode ter como resultados mais vendas, indicações e a fidelização. 

Então, por meio do e-mail marketing você tem a chance de trabalhar o pós-venda da marca. É possível, por exemplo, pedir a avaliação do cliente sobre o produto e entrega, dar dicas sobre o produto comprado, oferecer ajuda e mais. 

Além disso, é bom trabalhar com os conteúdos relevantes que essa pessoa pode aproveitar de alguma forma. E claro, mantenha o cliente informado sobre as ofertas, outros produtos e condições atrativas.    

Conclusão 

Ao longo do texto, foi possível notar que o e-mail marketing pode ajudar muito nas estratégias de venda de um negócio. Ele também é bem útil para criar uma relação maior com o público. 

Dessa forma, você tem um canal direto para contato com esse público, oferecendo conteúdos de qualidade e mostrando o que tem oferecer. Por isso, esse tipo de estratégia é positiva para reforçar a imagem da marca e fortalecer seu negócio.

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