Crise existencial – o que é e como lidar com esses sentimentos

Crise existencial

Naturalmente em algum momento de nossas vidas nós já passamos ou ainda iremos passar por aquele momento o qual questionamos toda a nossa trajetória, indaguemos nossa própria existência, nosso futuro, as decisões que tomamos até o momento e aquelas que estamos prestes a tomar, nos perguntamos se estamos no emprego certo, se estamos felizes; os questionamentos nesse momento são inúmeros e é algo natural que todos passemos ao menos uma vez por tal período na vida; entretanto assim como tudo na vida se prender muito a esses momentos e se autoquestionar por cada decisão tomada ou até mesmo aquelas que ainda nem aconteceram poderá ser um sinal da crise existencial agindo sobre você.

Confira no decorrer do artigo um pouco mais sobre essa crise e todos os sentimentos que ela envolve.

O que é crise existencial

A crise existencial é definida como um conjunto de sentimentos e emoções como medo, ansiedade e culpa que quando juntos resultam na então crise existencial. Diferentemente de outras dificuldades mentais a crise existencial inclui diferentes conflitos internos e fatores que resultam em diferentes níveis de crises, tudo dependera das condições do indivíduo em questão, sendo imprescindível a busca por acompanhamento médico e psicológico.

Essa crise causa uma grande sensação da perca do sentido da vida e um constante questionamento sobre a própria existência, trazendo ao sujeito um sentimento constante de dor, tristeza e angustia, como se nada de tudo o que o mesmo viveu até o momento fizesse sentido e as perspectivas de futuro são nulas. São momentos de instabilidade emocional repletos de melancolia e tristeza.

Crise existencial sintomas

Uma crise existencial comumente surge a partir de um acontecimento de grande impacto ou traumático em nossas vidas. Cada pessoa irá lidar com a mesma de formas diferentes, sendo difícil diagnosticar sintomas da crise de forma geral, uma vez em que cada sujeito irá reagir ao acontecimento de sua própria maneira.

Entretanto, ainda existem alguns sintomas e sinais mais comuns que podem apontar os indícios de uma crise existencial, siga:

Necessidade constante de isolamento:

Uma vez em que você está com uma mente agitada, confusa e inquieta é natural que busque pelo isolamento e pelo silêncio afim de buscar um nível de tranquilidade.

Na teoria pode até parecer uma boa opção, entretanto tal atitude apenas impulsionara a crise, em seus momentos sozinho você apenas estará mais afundado em seus pensamentos inquietos; neste momento a socialização, diversão e se abrir com pessoas de confiança é a melhor opção.

Se sentir incapacitado:

Desde para o trabalho até mesmo para tarefas cotidianas; nossos conflitos internos resultam a um grande desanimo e pessimismo, impedindo que o individuo realize atividades a quais antes o mesmo fazia tranquilamente;

Cansaço mental:

A grande e constante quantidade de pensamentos que passam pela sua cabeça consequentemente resultam num maior cansaço mental, assim como os músculos a sua mente também precisa de um tempo para descansar e “desligar” por uns momentos, fato que não acontece durante uma crise existencial.

Ansiedade:

O medo e toda a preocupação de um futuro incerto é um dos principais motivos causadores da ansiedade, a partir do momento que você se sente perdido e sem rumos a seguir cria medos e preocupações que são por muitas vezes até irreais.

Alterações nos níveis de sono e apetite:

Dependendo da pessoa ela terá diferentes distúrbios no sono e no apetite; alguns começa a comer de maneira descontrolada já outros passam o dia sem se alimentar, enquanto uns podem passar o dia inteiro dormindo outros sofrem com problemas de insônia.

O que causa a crise existencial

As causas que desencadeiam uma crise existencial assim como os sintomas também irão depender da vivencia de cada ser humano, as vezes uma x situação que pode ser o responsável pela crise existencial em uma pessoa pode não significar tanto para outra. De forma geral tais crises são provocadas por grandes tensões cotidianas, traumas ou qualquer episódio que signifique um sentimento profundo para o sujeito. Algumas das causas comuns, são:

Sentir-se culpado por algo

As vezes a pessoa se cobra demais e se sente culpado por alguma situação que tenha acontecido em sua vida, pode ser por ter perdido alguém importante, não ter conseguido aproveitar uma oportunidade, etc. as situações são várias.

Luto

Lidar com a morte não é uma tarefa fácil, e o processo luto é um dos principais causadores de um inicio de crise existencial, uma vez em que você tem recorrentes pensamentos e reflexões sobre toda a vida.

Insatisfação social

Se sentir frustrado dentro da própria carreira também é capaz de desencadear a crise, o sujeito se sente infeliz e sem perspectivas de futuro em seu trabalho, aumentando suas incertezas a cerca de sua vida.

Insatisfação própria

O olhar pra si mesmo e não se sentir realizado a pessoa se sente vazia e sem motivos para continuar, como se nada até o momento fizesse sentido, causando uma grande agitação mental.7

O que causa a crise existencial

Como lidar com crise existencial

A crise existencial desencadeia uma serie de sentimentos negativos e caóticos, nada parece fazer sentido, o futuro é incerto e o presente é o fundo do poço. Um correto acompanhamento psicológico e o autoconhecimento são as chaves para passar por esse momento.

Passar por um momento de incertezas e questionamentos podem resultar num amadurecimento e transição necessários para o indivíduo, quando se encontrar nesta fase da vida procure entender que é uma etapa momentânea e que poderá lhe dar resultados positivos.

Algumas pessoas podem acabar por ter uma dificuldade maior ao passar por este momento, não conseguindo entender os próprios sentimentos e questões, para essas é de extrema importância a busca por ajuda médica.

Você é a prioridade! Organize momentos e espaços em seu dia a dia para focar em você, reúna tudo aquilo que possa lhe ajudar a respirar e pensar com mais calma sobre os aspectos da vida, vale técnicas de medicina alternativa, aromaterapia com o uso de incensos e óleos, ao comprar óleos essenciais você conseguira criar um ambiente mais aconchegante e confortável para si mesmo, o importante é que você tenha esse cômodo e momento onde você será a prioridade. Também é importante ressaltar que você nem sempre conseguirá a resposta para todas as suas perguntas e questionamentos sobre a vida, e está tudo bem!

Com essas informações, paciência, autocuidado e acompanhamento médico adequado você conseguirá tirar os proveitos desse momento da sua vida e aos poucos conseguirá ver seu cotidiano voltando aos eixos, onde conseguirá tomar novas decisões com mais tranquilidade e confiança uma vez em que conseguiu passar pelo momento de questionamento sobre a própria vida, saindo dela com maior conhecimento sobre si mesmo e sobre o que deseja.

Crise existencial