Como se tornar um investidor na bolsa?

Investir na bolsa de valores traz diversos benefícios para os investidores, como a possibilidade de conquistar uma boa rentabilidade. Para se ter uma ideia, o lucro é maior do que as opções de renda fixa. 

Por outro lado, as ações contém mais chances de riscos se for comparada com outros ativos. O bom desempenho depende do cenário atual da economia em geral, do segmento em que a companhia atua e dos humores do mercado acionário. 

Diante desse cenário, fica a pergunta: como se tornar um investidor na bolsa e aplicar dinheiro com segurança? É isso que discutiremos neste artigo. Acompanhe! 

Como se tornar um investidor na bolsa? 

A partir de agora, mostraremos diversas dicas para que você aprenda como se tornar um investidor na bolsa. 

Conheça o seu perfil de investidor 

O primeiro passo para investir no mercado de ações é fazer uma auto reflexão para entender qual é o seu objetivo com o investimento. 

Nesse momento, é importante responder aos seguintes questionamentos: você está disposto a aplicar o seu capital em uma renda variável? Quais são as probabilidades de você precisar resgatar uma determinada quantia a curto prazo?  

O ponto positivo é que grande parte das corretoras oferece um questionário para que o investidor responda diversas perguntas sobre o seu comportamento em relação ao dinheiro. A partir de uma análise rápida e gratuita, você descobrirá se o mercado de ações é uma boa alternativa para os seus objetivos. 

Abra uma conta em uma corretora de valores 

Para dar os primeiros passos na bolsa, é fundamental abrir uma conta em uma corretora. Trata-se de uma instituição financeira que tem autorização para atuar no pregão. 

Funciona assim: a instituição recebe as ordens de compra ou de venda e aplicam às operações na B3 em nome deles. 

Por isso, é importante definir a sua corretora. Esse processo não pode ser feito de qualquer forma. Antes de tomar uma decisão, avalie as taxas de corretagem, a praticidade dos sistemas de negociação, os relatórios que são disponibilizados aos investidores, as dicas sobre investimentos, entre outras questões. 

Após tomar a sua decisão, você deve encaminhar alguns documentos pessoais de identificação para a corretora e preencher os campos com os seus dados. Ao abrir a conta, é permitido fazer uma transferência por meio de TED ou DC. Assim, os recursos podem ser aplicados na aquisição de ações. 

Defina a estratégia mais adequada 

Agora que você já sabe qual é o seu perfil de investir, quais são as metas e a realidade atual do mercado, defina a estratégia mais adequada para aplicar em ações. Ela pode estar relacionada nos lucros de curto prazo e longo prazo. 

Não existe uma resposta padrão para ajudá-lo neste momento. O processo de escolha dependerá do período em que estará disposto a cuidar dos seus investimentos diariamente. 

Para tomar uma boa decisão, lembre-se de estudar todos os detalhes de ações e contar com o apoio de profissionais e empresas, como Financial Move, que são referência no assunto. 

Opte por mesa de operações ou o Home Broker

Geralmente, as corretoras oferecem dois tipos de negociação para os investidores. A mais convencional é o home broker. Ele nada mais é que um sistema eletrônico em que o investidor faz o cadastro das ordens de compra e venda, podendo atuar diretamente. Nessa alternativa, a taxa de corretagem contém uma quantia fixa. 

Você também pode negociar por meio da mesa de operação. O investidor faz a comunicação com um operador da corretora. Dentre os meios mais comuns, encontram-se: telefone, e-mail ou sistemas de mensageria – encaminha ordens de compra e venda de ações. 

Esse formato é direcionado aos investidores de alta renda. Aqui, as taxas de corretagem acompanham a tabela Bovespa. 

Escolha as ações 

Por fim, escolha as ações que pretende investir. Você pode selecionar o método de análise (técnica ou fundamentalista) ou executar o processo de forma independente. Ou ainda pode contar com os relatórios desenvolvidos por especialistas no assunto e seguir as orientações deles. 

Após descobrir como se tornar um investidor na bola, siga-nos nas redes sociais e conheça outras dicas sobre o mercado de investimentos.

Como se tornar um investidor na bolsa?