Mini Wedding – O que é, onde e como fazer a sua festa

O tipo de festa Mini Wedding é certamente a escolha certa para quem busca realizar sua festa de forma miniaturizado, por diversos motivos, seja eles para economizar e investir em outros planos ou até mesmo por motivos de privacidade e menos preocupação de investir tanto tempo em algo mais arranjado para um volume maior de convidados.

Aqui abordaremos todos os benefícios de como você pode organizar sua festa Mini Wedding e não deixar de ser incrível para você e aos amigos e familiares que participaram desse momento.

O que é um mini wedding?

Caso esteja se perguntando o que é Mini Wedding, vamos explicar: A tradução desse termo em português é mini casamento.

Sendo assim, tem como objetivo casais que pretendem realizar sua cerimônia de casamento só que em volumetria menor. 

Leia também: Festas de casamentos simples

Como o casamento envolve pontos jurídicos e também religiosos, cada cultura e crença acabou desenvolvendo diferentes formas de celebrar e realizar essa união.

O que essas cerimônias têm em comum é a festa. Mesmo que cada uma siga um rito diferente e tenha seus próprios símbolos, todas elas são celebradas e festejadas pelos noivos, amigos e familiares.

Antigamente, as festas de casamento eram realizadas especialmente pelos nobres, que promoviam grandes festas em seus palácios com convidados especiais.

Claro que a festa não era exclusividade deles. As pessoas de baixa linhagem também conhecidas como plebeus, realizavam as suas festas, mas nenhuma se comparava às grandes e pomposas festas dos poderosos da época.

A história do Mini Wedding

O conceito de mini wedding teria surgido na Europa, quando os noivos passaram a realizar as festas de casamento nos jardins de suas próprias casas, principalmente em cidades da Itália e Portugal.

Como você pode observar, a indústria de casamento vem se transformando desde a sua origem de acordo com a necessidade ou expectativa do casal.

Por isso o conceito de Mini Wedding vem sendo reconhecido e indicado por muitos cerimonialistas para os novos casais como escolha para a sua cerimônia.

Como fazer uma festa Mini Wedding?

Caso esteja pensando em organizar sua festa de casamento nesse formato tão charmoso e que certamente trará diversos benefícios, principalmente no orçamento do evento, vamos deixar algumas dicas de como planejar a sua festa. 

Lista de convidados

Primeiro iniciamos com a lista de convidados para participar da cerimônia. Como estamos tratando de um casamento no formato Mini Wedding, a lista terá que ser objetiva e cada pessoa será escolhida a dedo.

Não existe máximo ou mínimo, mas para considerarmos uma festa de casamento pequena a lista geralmente fica entre 10 a 40 convidados.

Fornecedores

Não é porque o casamento é mini que não vai dar trabalho com fornecedores, na verdade podemos até dizer  que o trabalho é o mesmo, mas com escala de aquisição menor.

Por isso, vale muita atenção na hora de escolher quem vai cuidar de cada setor do seu mini casamento. Procure empresas que já realizaram ou que são especialistas neste tipo de evento e que tenham preços competitivos.

Local 

Uma das grandes vantagens em realizar um casamento desse formato é a quantidade de opções que serão bem maiores devido a quantidade de pessoas.

Você pode optar desde salões de festa até mesmo chácaras com preços bem legais e ter uma experiência certamente inesquecível. 

E caso esteja se perguntando onde fazer Mini Wedding, vamos deixar um lista com locais:

  • Celeiro Quintal
  • Chalé Quintal
  • Espaço Quintal
  • Fazenda
  • Praia
  • Jardim
  • Pousadas
  • Salão de Festa
  • Espaço para Mini Wedding
  • Casa Quintal

Decoração

Agora que você não precisará de um grande espaço decorado você pode contratar empresas de decoração especialistas em montagem de ambientes menores com preços baratinhos.

Uma das tendências em alta é a decoração do Estilo Provençal que dá um charme especial para o ambiente.

Além da passarela com rosas e o tapete vermelho para o local onde será feita a união do casal, para que a noiva faça a sua última caminhada como noiva e se torne esposa.

Comidas

Como todo casamento o cardápio deve ser escolhido com muita atenção, um dos benefícios de fazer um Mini Wedding é a facilidade para escolher o Buffet já que serão poucos convidados restringindo talvez as exceções devido a um grupo de pessoas. 

Um dos buffets a domicílio mais tradicionais é o Buffet de Churrasco Completo, mas tem diversos outros em ascensão como Buffet vegetariano.

Consulte juntamente com a empresa de Buffet quais cardápios estão disponíveis e principalmente se você poderá realizar degustação para evitar qualquer problema. 

Doces e Bolos

Claro que não podem faltar os deliciosos docinhos e o bolo principal para celebrar essa união. Vamos deixar uma pequena lista com algumas opções de doces para escolher para a sua festa especial.

  • Tradicional Bem-casado
  • Brownie
  • Casadinho
  • Camafeu de Nozes
  • Pão de Mel recheado
  • Mini Trufa
  • Caixetas de Chocolate
  • Doce de coco caramelizado

E para o bolo, você pode procurar em algum lugar próximo a você ou até mesmo encomendar um lindo Bolo Fake Casamento (Bolo falso de casamento), sim aquele bolos de vários andares, mas na verdade é só 1 ou 2.

Além de econômicos, são lindos para completar a decoração.

Vestido de noiva para Mini Wedding

Agora é o ponto central, o que todos aguardam para ver a noiva. Quando falamos em mini-wedding, já pensamos em vestidos de noivas mais simples, mas devemos lembrar que a noiva é a peça mais importante do casamento e ela deve estar belíssima.

Por isso, procure um vestido que faça valer a pena esse dia independente do tamanho da cerimônia.

Fotografia e filmagem de casamento

Para não perder nenhum momento e eternizar nos álbuns de família, procure por um serviço de fotografia e filmagem como adicional para registrar o sim em imagens.

Você pode procurar profissionais independentes e claro com recomendações e histórico para que possa além de economizar com estúdios maiores, ter toda a qualidade das fotos para o álbum. 

Quanto se gasta em uma festa Mini Wedding?

Os valores serão variados de acordo com a lista de convidados, buffet escolhidos, serviços adicionais como decoração e fotografia.

Mas para uma festa em torno de 20 pessoas pode custar em torno de R$ 15.000,00 a R$ 25.000,00 dependendo dos fatores mencionados e das escolhas do casal.

Como organizar um Mini Wedding gastando pouco?

Como você viu, abordamos diversos benefícios de fazer uma festa mini wedding, uma delas certamente é o custo benefício.

Mas para você que quer economizar fazendo uma festa pequena, recomendamos que invista tempo em pesquisa de tudo, desde os fornecedores ao local da festa.

Quanto mais tempo tiver para planejar o casamento, mais certeza que irá economizar. Convide somente os mais próximos ao casal como família e amigos de longas datas. 

Também fique de olho no período que irá se casar, algumas datas são mais cheias que as outras devido a demanda. Por isso consulte a sazonalidade do seu fornecedor.

E assim como uma organização de um casamento tradicional defina o orçamento e tente ficar dentro do quanto pretendem investir, evitando assim custos extras e problemas financeiros.

Como contratar mini wedding?

Agora que você já sabe tudo sobre mini wedding, que tal contratar? Para isso, conte com uma empresa séria no ramo e que tenha experiência em realização nesse tipo de evento.

Mini Wedding