Alugar um carro, 5 coisas essenciais para saber antes

Confira quais são os pontos importantes que você precisa saber antes de alugar um carro!

Alugar um carro pode ser um grande adianto de vida, mas existem algumascoisas essenciais para saber antes de alugar um carro que não podem passar despercebidas por você.

Em diversas situações, o aluguel de um veículo pode acabar ajudando a tornar a sua vida mais fácil, seja para um período de férias, em casos de roubos ou até acidentes do seu veículo próprio.

Mas, é extremamente importante tomar algumas precauções antes mesmo de fechar o contrato do aluguel do carro. Por isso, trouxemos alguns pontos essenciais sobre o que você precisa saber antes de alugar um carro. Confira!

O que devo saber antes de alugar um carro?

Se atentar aos cuidados essenciais antes de alugar um carro pode ajudar a evitar muitos aborrecimentos durante o contrato. Além disso, pode ser uma maneira excelente para não sofrer com cobranças indevidas.

Confira a seguir algumas coisas importantes para saber antes de alugar um carro!

1. Quem pode alugar um carro?

Não existe nenhuma lei vigente que define quem pode alugar um carro, mas aqui no Brasil, é necessário ter no mínimo 21 anos para isso.

Além disso, o motorista precisa ter a carteira nacional de habilitação permanente. Algumas empresas cobram que essa CNH precisa ser de pelo menos dois anos.

É necessário ter um cartão de crédito no nome do atual motorista para cobrir as pendências em casos de acidentes com o veículo.

2. Vale a pena alugar carro a longo prazo?

Outro ponto que está na lista de coisas essenciais para saber antes de alugar um carro é a questão de se vale a pena alugar carro a longo prazo ou não. Muitas pessoas se questionam sobre isso e existem prós e contras.

Se você sofreu um acidente com o seu carro ou foi roubado, por exemplo, essa pode ser uma opção excelente para você. Alugar um veículo a longo prazo pode ser uma alternativa para quem não consegue arcar com as parcelas de um financiamento também. Ou seja, depende de cada necessidade.

3. Qual o processo em casos de acidentes?

Essa é mais uma das coisas importantes para saber antes de alugar um automóvel. Afinal, acidentes de trânsito podem acontecer de maneira repentina e ninguém está preparado para lidar com as consequências financeiras que isso pode causar.

Quando você aluga um veículo e sofre algum tipo de acidente com ele, os custos poderão ser da própria empresa ou então do locador, depende do contrato.

É importante alinhar essas questões com a empresa locadora de veículos antes de assinar o contrato. Pergunte também quem será o responsável em casos de gastos com guincho.

Leia também: Carro por assinatura: quando vale a pena esse investimento?

4. Qual o processo em casos de multas?

Todas as vezes em que um carro alugado recebe uma multa, a empresa é notificada automaticamente. Através do sistema, é possível reconhecer o motorista responsável por aquele veículo no dia em que a multa foi aplicada.

Assim, em casos de multas, a empresa entra em contato com o motorista e o valor é descontado direto do cartão de crédito cadastrado no sistema.

5. Eu posso viajar para outro país com o carro alugado?

Esse ponto é muito importante para saber antes de alugar um carro. Existem diversas regras sobre esse questionamento e cada empresa age de uma maneira.

Mas, o que você precisa saber é: não pode viajar para fora do país com o carro alugado sem que haja uma comunicação prévia com a empresa antes.

Essa solicitação precisa ser feita para que você tenha a permissão de dirigir em outro país com o carro alugado. Entre em contato com a empresa que você alugou e tire essa dúvida.

Essas foram as coisas essenciais para saber antes de alugar um carro. Coloque esses pontos no papel e fique por dentro do que precisa para contratar esse serviço.

Por: Jeniffer Elaina, do site SeguroAuto.org.

alugar um carro