Como ganhar dinheiro com artesanato

Ao aprender como ganhar dinheiro com artesanato, você garante algumas boas possibilidades para o futuro. Afinal, conseguir ganhar uma renda extra nem sempre é uma tarefa fácil, até porque exige um tempo que muitas vezes você não tem.

E no artesanato, não é diferente. Cada peça precisa ser feita manualmente e, principalmente no começo, pode ser bem demorado. Mas quando você pega o jeito e se torna especialista é que você começa a ganhar dinheiro.

Por isso, aqui vai a nossa primeira dica: seja especialista. Escolha um tipo de artesanato que você goste de fazer e faça-o melhor do que todo mundo. Seja o melhor no que você escolher. E assim, as pessoas vão comprar de você e não dos outros.

Mas quais são as melhores alternativas para ganhar dinheiro com artesanato? Veja alguns tipos de trabalhos que você pode fazer.

Como ganhar dinheiro com artesanato em feltro

O feltro é um dos artesanatos mais incríveis para quem quer começar a ganhar dinheiro. Afinal, você poderá comprar e ter uma margem bem interessante na peça, visto que será um projeto detalhista e com muitos detalhes.

Para fazer artesanato em feltro, você deverá aprender algumas técnicas de colagem, recorte e manuseio de tecido e peças. O ponto positivo é que existem inúmeros moldes para que você faça peças detalhistas e muito bonitas.

Faça personagens, bichinhos, brinquedos e outras peças lúdicas e de decoração. Você poderá fazer desde lembrancinhas simples de aniversário, até uma decoração inteira de uma festa. O feltro oferece inúmeras possibilidades.

Como ganhar dinheiro com artesanato de EVA

Ganhar dinheiro com artesanato de EVA é também uma boa opção. O EVA é um tipo de borracha flexível que permite a confecção de inúmeros tipos de projetos. Você pode fazer lembrancinhas ou pode desenvolver personagens em geral.

Para fazer artesanato com EVA, os moldes são mais simples, pois geralmente você não precisará fazer enchimentos ou outros tipos de acabamentos. Pelo contrário, na verdade: basta colar uma peça na outra e, com os recortes, você fará os acabamentos que precisa.

Você também encontra uma série de moldes de EVA na internet para começar com projetos menores. Inclusive, você mesmo poderá fazer seus moldes exclusivos. Mas você não precisa começar assim. Comece aos poucos.

Como ganhar dinheiro com artesanato em crochê

O crochê oferece inúmeras possibilidades. No entanto, não é um artesanato tão simples de ser feito e, por isso, não é recomendado para quem está começando agora. Muito embora em algum momento você precise começar, certo?

Então, a nossa dica é: compre uma agulha e um rolo de fio para desenvolver alguns testes. Pegue uma ideia simples de crochê e faça aos poucos. Veja se você gosta desse tipo de costura e, se você gostar, vá para projetos mais complexos.

Aprender a fazer os pontos de crochê exige coordenação e paciência. No entanto, depois que você aprender, você ficará extremamente ágil no processo e aí sim você começará a ganhar dinheiro.

Como ganhar dinheiro com artesanato reciclado

O artesanato reciclado está em alta. É uma tendência e você poderá começar a ganhar dinheiro com esse tipo de projeto, desde que tenha boas ideias. O segredo do artesanato reciclado é ser criativo para criar peças práticas e que tenham boas utilidades no dia a dia.

Por exemplo, você pode usar garrafas de refrigerante/cerveja para fazer vasos de flores. Ou, ainda, pode usar pneus para fazer puffs. O artesanato reciclado é muito acessível e tudo vai depender da sua criatividade.

Inclusive, dependendo do tamanho das peças, você precisará de um lugar maior para armazenar os itens. Por isso, para começar, recomendamos que você opte por peças menores e que economizem recursos. No começo, o importante é descobrir as suas habilidades e gostos.

Materiais para começar a fazer artesanato

Existem muitos materiais que você pode considerar para fazer artesanato. Cada tipo de projeto requer um material diferente e, com o tempo, você consegue montar um arsenal bem grande de itens. Vários tipos de projetos podem ser feitos a partir daí.

Para começar, escolha o seu tipo de artesanato e compre o que precisa para executar aquela ideia. 

Veja alguns materiais básicos:

Tecido

Tecidos neutros podem ser usados para vários tipos de projetos. Escolha cores básicas e primárias. Deixe para comprar tecidos estampados somente para projetos específicos. Não precisa estocar.

Grampeador

Um grampeador de tapeceiro ou de madeira sempre é útil. Você pode usá-lo para fazer reformas artesanais de cadeiras, por exemplo.

Tesoura

Tesouras multiuso não podem faltar. Tenha um ou dois modelos diferentes, para recortes diferentes.

Agulhas

Tenha um kit de costura com agulhas de vários tamanhos. Nunca se sabe quando um ponto de costura precisará ser feito em uma peça.

Cola quente

A cola quente é um dos itens básicos de quem quer começar a ganhar dinheiro com artesanato. Ela pode colar vários tipos de superfícies e com certeza você vai usar.

Feltro

O feltro é fundamental para quem quer trabalhar com esse tipo de material. No entanto, ainda assim, você pode ter alguns metros em casa para suprir demandas pontuais.

Reciclados

Para projetos de artesanato reciclado, você precisará de muitos tipos de objetos para criar suas artes. No entanto, estoque somente se você precisa do objeto para o projeto. Estocar aleatoriamente pode ocupar muito espaço.

Mesa de corte

E por fim, tenha uma mesa de corte para apoiar os materiais que você vai cortar. Assim você evita riscar/danificar a mesa da sua cozinha, caso ainda não tenha uma bancada específica.

como ganhar dinheiro com artesanato