Conselhos preciosos para quem busca comprar um apartamento

Comprar um apartamento é sempre uma das conquistas mais grandiosas na vida das pessoas, levando em conta tudo o que isso significa (conforto, segurança, sonho realizado, dentre outros).

Pense em como a pessoa lutou até achar o apartamento para comprar perfeito, que mais se encaixasse ao que estava procurando, isso é uma verdadeira sorte às vezes, pois nem sempre encontramos aquele imóvel ideal que buscamos.

Assim, o processo de pesquisa e visitas aos apartamentos à venda é muito importante, porque é a hora em que tudo estará em jogo.

A economia brasileira não anda bem, ainda mais pensando na conjuntura da pandemia do Coronavírus. O mercado imobiliário está em crise já há anos, visto que muitos fatores na última década contribuíram com isso.

Alugar uma kitnet, morar numa república ou investir num financiamento para a casa própria? Nem sempre as pessoas estão certas do que querem, e isso é primordial para qualquer processo dar certo.

Pense em como tudo precisa estar alinhado, para você se focar e fazer o melhor que puder…

Acompanhe abaixo, uma série de conselhos para aquelas pessoas que estão buscando um apartamento para comprar, mas estão meio perdidas.

Elabore um planejamento financeiro

O essencial para começar a procurar um imóvel, é saber exatamente qual a sua situação financeira e o quanto conseguiria pagar num financiamento, por exemplo.

Lembre-se que é um investimento bastante grande, que normalmente as pessoas passam anos se planejando. Por isso, quanto mais cedo você começar melhor.

Comece levantando todos os seus gastos e vendo quanto realmente você ganha, tentando analisar de maneira realista como está a sua situação.

Caso você esteja gastando muito e o que sobra não for suficiente para nada (isso se sobrar), tente ver a possibilidade de cortar alguns gastos. Sempre tem algo que mantemos, mas que não precisamos realmente.

Fazendo isso, você começará a abrir espaço para a poupança, que deverá ser preenchida mensalmente com um determinado valor.

É preciso estipular um preço mínimo a ser poupado todos os meses, pois do contrário você pode não ter disciplina para colocar todo o mês uma quantia significativa.

Localização

A localização precisa ser uma das questões centrais para você, já que o lugar onde o seu apartamento ficar, influenciará completamente na sua rotina e na da sua família.

O lugar precisa ficar numa região, que ofereça o mínimo de estrutura para a pessoa viver, como supermercados próximos, bem como farmácias, postos de gasolina e bancos.

Nada pior do que morar em um bairro, em que é preciso ir longe para fazer coisas mínimas do dia a dia.

Além dos mais, o imóvel estar localizado perto do seu trabalho, será uma grande vantagem para você. Pense em quão cansativo seria cruzar a cidade todos os dias.

Caso você não tenha carro, ficar perto do metrô também será de grande ajuda. Por último, apartamentos com uma localização ruim, frequentemente se desvalorizam muito rapidamente, o que não é legal do ponto de vista financeiro.

Necessidades da família

Para aquelas pessoas que tem família e que não morarão sozinhas, é preciso se lembrar de considerar as necessidades dos seus.

Esquematizar num papel o que é preciso é o melhor, o número de quartos, de banheiros, o tamanho ideal dos cômodos, etc.

Lembre-se que você provavelmente só comprará um apartamento em toda a sua vida, por isso alocar com conforto aqueles que lhe são caros, é extremamente importante.

Pensando assim, é importante também não se ter pressa em achar um imóvel, pois ele é algo que determinará muita coisa em sua vida.

Por fim, faça o processo de pesquisa com calma, visite todos os imóveis que achar oportuno, sem nunca deixar passar um (afinal, aquele pode ser o escolhido). Por mais que seja trabalhoso, você está escolhendo o local que será a sua casa.

Reflita se essa é realmente a hora certa

A nossa vida sempre possui muitos altos e baixos, grandes reviravoltas, e nem sempre paramos para pensar em tudo isso quando fazemos certas escolhas.

No caso de comprar um apartamento, por exemplo, isso não tem a ver somente com o fato da pessoa ter dinheiro disponível.

Isso depende também da fase de vida que a pessoa está vivendo, porque em muitos casos simplesmente seria melhor esperar um pouco mais. Essa decisão é algo muito importante, por isso não pode ser tomada num impulso.

São muitos os detalhes que podem te fazer mudar de ideia, se você parar para pensar. Pois, principalmente quando somos mais jovens, nem sempre a nossa vida apresenta um certo nível de estabilidade, que nos permita tomar decisões, que definirão tanto futuramente.

Afinal, a vida muda muito e rápido. Caso a sua família esteja em formação, por exemplo, se o desejo de ter mais um ou dois filhos estiver presente, com certeza um imóvel pequeno demais não comportaria a todos.

Para não tornar isso um problema no futuro, o melhor é parar e refletir o quanto mais se puder.

Repare nos detalhes

Muita coisa pode passar despercebida na hora de descobrir qual o melhor imóvel para se morar, já que é muito frequente as pessoas não conseguirem perceber, o quanto certos detalhes são importantes.

Pense, é preciso saber se o encanamento está funcionando perfeitamente, se a fiação está em ordem, além do acabamento do apartamento. Isso, para os imóveis usados que serão comprados (não que os novos também não precisem de atenção).

Muita gente, acaba levando um profissional que entende do assunto, como um arquiteto ou um engenheiro, que pode ser de grande ajuda numa hora como essa. Afinal, eles darão uma vistoria técnica informal, já na hora da visita.

Outro exemplo de detalhe, é checar se o bairro é tranquilo, se não faz muito barulho à noite, dentre outras coisas que podem te atrapalhar. A paz é algo a se valorizar demais, por isso é legal fugir de ambientes barulhentos.

Para você que curtiu o nosso artigo, que deu conselhos para as pessoas que estão em busca de apartamentos para comprar, fica aqui o nosso convite para voltar ao nosso site e ler mais alguns dos nossos posts. Você não irá se arrepender!

Comprar um apartamento