Dicas para controlar a ansiedade e o nervosismo antes de uma prova ou de uma apresentação importante

Você sabe como controlar a ansiedade e o nervosismo antes de uma prova ou de uma apresentação importante? Caso não saiba, continue a leitura e vamos dar algumas dicas importantes. Se apresentar em público ou fazer prova decisiva pode desencadear sintomas de ansiedade no corpo humano; saiba como lidar com situação.

Um dos transtornos que mais afetam o ser humano ultimamente é a ansiedade. Esse transtorno normalmente gera diversos sintomas, como tensão, preocupação constante com o futuro e medo.

A ansiedade altera os batimentos cardíacos e a respiração – eles costumam ficar mais acelerados, como se estivesse em estado de alerta e precisasse fugir daquela situação. Este mecanismo gerado pelo corpo humano é fruto da ancestralidade, pois, caso estivessem em perigo, eles realmente tinham de correr de uma situação que os colocasse em risco de vida.

Hoje em dia, alguns fatores psicológicos podem desencadear o transtorno de ansiedade, e, por não ter como extravasar essa energia, acaba que as pessoas se sentem paralisadas e com medo de agir. 

Essas sensações podem desencadear principalmente em momentos como se apresentar em público ou ao fazer uma prova importante. Acontece que nesses momentos, por estar sobrecarregado de estresse e pressão, pode-se não lembrar de nada relacionado à matéria ou à apresentação e dar o famoso “branco”, esquecendo tudo o que foi aprendido.

Por isso, caso tenha de praticar uma dessas atividades, se prepare para a prova com antecedência ou para a apresentação em público. Conheça e tire todas as suas dúvidas sobre o que será abordado e procure conhecer o público e os avaliadores que farão parte daquele momento. E um fator muito importante é praticar exercícios de respiração para se manter mais tranquilo e relaxado para executar sua atividade com excelência.

Existem outras dicas de como controlar a ansiedade e seguir uma vida mais tranquila e leve. Podem parecer dicas óbvias, mas, a partir do momento que incorporar esses hábitos em sua rotina, ajudará a amenizar a ansiedade e impedi-la de tomar proporções maiores. 

Organizar a sua rotina em uma agenda ou planner, investir em autoconhecimento com terapia, através de um psicólogo, procurar entender a causa dos seus pensamentos e sentimentos, controlar a sua respiração e buscar não exigir tanto de si mesmo são questões importantes.

Cuidado com tabaco e bebidas estimulantes, como o café e o álcool. Pratique atividades físicas e se atente à alimentação, optando sempre que possível por alimentos mais saudáveis e leves. Se possível, medite, pois ajuda muito a controlar pensamentos e a respiração. 

Portanto, existem maneiras de controlar a ansiedade no dia a dia e, principalmente, em momentos de tensão pré-prova ou de uma apresentação importante. Adquirir hábitos que favoreçam a sua saúde física e mental, como os citados acima, é benéfico em longo e em curto prazo.

(Crédito da imagem: divulgação istock)

controlar a ansiedade e o nervosismo antes de uma prova ou de uma apresentação