O que fazer para desentupir canos e fossa? Guia completo!

Ter que lidar com entupimento de algum cano ou fossa não é algo que fazemos com muito prazer. E em alguns casos não têm jeito, temos que pedir uma ajuda profissional.

O que nem sempre pensamos é em formas mais simples que podem resolver toda essa situação. Mais do que isso, precisamos nos educar para a prevenção.

É de suma importância desentupir o encanamento que está dando problema naquele momento. É também igualmente interessante tomar certos cuidados para que isso não se repita tantas vezes na sua casa. Não sabe como fazer tudo isso?

Não se preocupe. Neste artigo vamos te dizer como resolver esse problema de uma maneira rápida e prática. Também lhe daremos algumas dicas para que isso não volte a se repetir tão cedo.

Cano entupiu. E agora?

Ninguém espera que uma coisa dessa aconteça. Apenas acordamos em um belo dia e encontramos essa situação super desconfortável. O que fazer? A primeira coisa é tomar muito cuidado para não se contaminar com a sujeira.

É muito interessante você tentar descobrir o que causou isso. Por exemplo, algum objeto que tenha entrado pelo cano.

Ou ainda, se houve algum problema na estrutura que causou isso. Porém, se não conseguir entender o que houve, não tem problema.

Aqui vamos te dar uma sugestão de como resolver isso de uma maneira rápida. Contudo, se isso não for suficiente, procure um profissional de desentupimento em SP.

Além disso, são pessoas especializadas que vão resolver de uma maneira mais simples e com os instrumentos certos para tal.

Como desentupir?

Bom, aqui estamos considerando tanto o cano, como também a fossa. Portanto, todas as sugestões que se seguem podem ser utilizadas em qualquer um dos casos. Você pode desentupir das seguintes maneiras:

  • Com arame: tome um pedaço de arame, se for grande melhor ainda. Dobre-o ao meio para ter mais resistência. Realize movimentos no cano. Se for o caso, por exemplo, de ter ali cabelo ou objetos menores, isso pode resolver, senão, tente ainda outras opções;
  • Desentupidor manual: pegue o tradicional desentupidor que conhecemos e faça movimentos na saída do cano. O objetivo é que a pressão feita empurre o que está impedindo o fluxo de resíduos e volte a funcionar normalmente;
  • Água quente: dependendo do material que esteja impedindo a passagem de resíduos, apenas a água bem quente já pode resolver o problema. Isso vai fazer com que derreta o que está ali, ou mesmo desgrude das paredes do cano;
  • Produtos químicos: é muito comum que as pessoas recorrem a produtos químicos como, por exemplo, a soda cáustica. Isso pode ser muito eficaz, mas pode também tentar antes outras coisas menos agressivas. Basta colocar duas ou três colheres de bicarbonato de sódio e jogar vinagre;
  • Empresa de desentupimento: Se essas opções não resolverem o problema, talvez seja o momento de chamar um profissional. Pode ser o caso de precisar de uma avaliação melhor, ou mesmo de instrumentos próprios para isso.

Cuidado com o que vai fazer!

Sua preocupação nesses casos deve ser em como não agravar o problema. Afinal, nenhum de nós é tão conhecedor sobre isso. Mas há alguns cuidados que você pode tomar para evitar que isso se torne um problema ainda maior.

Observe a situação toda. Se o cano estiver, por exemplo, muito frágil, não use muita força. Não precisa também tentar todas as maneiras possíveis. Pode-se pensar em utilizar até três técnicas. Se isso não resolver, chame um profissional.

Outra coisa que precisa pensar é em não abusar dos produtos químicos. Portanto, na hora de misturar algumas substâncias pense bem e saiba o que está fazendo.

Por segurança, utilize ainda uma máscara, para que não tenha nenhum tipo de problema com isso.

Quais as causas de tudo isso?

Inúmeros podem ser os motivos para que esse problema aconteça. Contudo, o maior deles é que geralmente não investimos em prevenção.

Em outras palavras, não cuidamos sempre da vida útil, seja do encanamento ou da fossa. Portanto, após resolver o problema, não pare de cuidar!

Faça, por exemplo, revisões mensais, ou bimestrais. Isso para garantir que está tudo funcionando perfeitamente. Além disso, você pode investir em ralos ou pequenos sistemas de filtragem, que não deixam passar esses objetos ou resíduos maiores.

O que fazer para desentupir canos e fossa