Como medir a velocidade da minha internet? – Confira passo a passo!

Como medir a velocidade da minha internet? Tem como fazer isso? Como posso descobrir quantos mega estão chegando até meu roteador? Será que a provedora de internet realmente está entregando tudo o que me promete? Essas são algumas perguntas bem comuns que recebemos de nossos leitores.

Atualmente, a conexão com a internet é muito melhor do que há uma década atrás. Muito disso se deve a conexão por fibra ótica, que veio para substituir as conexões mais comuns que funcionavam via rádio ou via cabo. A fibra ótica é presente em quase todas as casas brasileiras atualmente.

Porém, ainda existem casos de má conexão, de internet lenta, entre outras coisas do tipo, e por que isso acontece? Bem, algo não deve estar certo, por isso é interessante saber realizar a medição da velocidade de sua internet, garantindo estar recebendo o que realmente contrata.

Neste conteúdo, vamos ensinar nossos leitores a realizar um simples teste de conexão. Assim, é possível saber quantos mega estão chegando e sendo distribuídos pelo seu roteador. Como medir a velocidade da minha internet? Leia conosco e descubra, vamos lá!

A sua provedora pode não entregar tudo o que promete

Em primeiro lugar, você deve entender que sua provedora pode acabar não entregando tudo o que realmente lhe promete. Imagine que você contrate 100 mega e pague seu boleto por mês. Dependendo da empresa contratada, é possível receber menos de 20 mega, seja por falta de qualidade ou por escolha da empresa.

Isso acontece por uma série de fatores. Abaixo, vamos ensinar a você como medir a velocidade da minha internet, para entender melhor sobre o assunto. Vamos lá, leia conosco:

Como medir a velocidade da minha internet?

Enfim, como medir a velocidade da minha internet? Como mencionamos acima, trata-se de um processo simples e que qualquer pessoa pode fazer no conforto de sua casa. Portanto, basta repetir os passos que vamos mencionar abaixo e ver o resultado acontecer. Leia:

Faça uma pesquisa simples no seu navegador

O primeiro passo é fazer uma pesquisa simples em seu navegador. Independentemente do navegador que estiver usando, pesquise por “teste de velocidade de internet” e aguarde os resultados aparecerem. Assim, você irá garantir de estar pesquisando da maneira correta para obter os resultados de que precisa. Continue lendo conosco!

Escolha mais de um site para o teste

Agora que já pesquisou da forma correta, comece a fazer os testes. A nossa recomendação é que você faça o teste em mais de um site para ter uma média de valores. Assim, poderá se certificar de que os resultados realmente são fidedignos com base no que recebe de conexão.

Apenas um aparelho conectado

Algo que você precisa saber: se você recebe 100 mega em seu roteador, os mesmos serão distribuídos entre os aparelhos conectados. Por isso, um plano família, por exemplo, possui maior quantidade de mega do que um plano simples, destinado a uma ou duas pessoas no máximo.

Neste caso, para saber como medir a velocidade da minha internet, certifique-se de desconectar todos os aparelhos do wifi. Deixe conectado apenas aquele que irá utilizar para o teste, assim, toda a velocidade irá aparecer na tela do dispositivo utilizado.

Faça o teste padrão do Google

Por fim, recomendamos que faça o teste padrão do Google, considerado o melhor de toda a internet. Como assim? Quando você realizou a pesquisa da forma que ensinamos você, uma série de resultados apareceram na página principal. Porém, um dos resultados era diferente dos outros: o primeiro.

O primeiro resultado é um teste padrão do Google. Basta clicar na opção “Executar teste de conexão” e aguardar para que o resultado apareça em seu computador ou dispositivo utilizado. Novamente, recomendamos que faça mais testes para garantir a fidedignidade do resultado.

Está recebendo menos internet do que contratou?

Você fez o teste e está recebendo menos internet do que contratou? Então, temos um problema a ser resolvido. Existem uma série de fatores que podem ser os causadores desse problema trivial, e vamos explicar um pouco sobre eles abaixo. Leia:

Roteador antigo

Alguns roteadores ainda funcionam sob a tecnologia 2G, sendo que a internet fibra ótica passa em 5G. O roteador pode estar apresentando dificuldades, nesse caso, de passar toda a internet que recebe, fazendo com que a conexão seja menor do que o contratado. Neste caso, não há outra escolha a não ser trocar seu roteador.

Problemas com a provedora

A segunda opção é realmente a provedora estar entregando menos conexão do que o que está sendo pago. Entre em contato, solicite a visita de um técnico ou somente faça a reclamação via telefone. A empresa é obrigada a repassar tudo o que foi acordado no seu contrato como cliente. Caso a mudança seja feita, realize novos testes constantemente para garantir a qualidade de sua conexão. Até a próxima!

Como medir a velocidade da minha internet