Aprenda alguns exemplos de boas práticas de email marketing

Se você trabalha com marketing digital, ou então se já pesquisou sobre negócios na internet, provavelmente já ouviu falar da importância do email marketing. Como esta ferramenta é tão relevante, preparamos este artigo exclusivamente para você que quer melhorar suas estratégias e conseguir uma taxa de conversão maior com seus e-mails.

Antes de entrar no assunto de email marketing propriamente dito, vale lembrar que o email é apenas um dos elementos do marketing digital, ou seja, quanto mais ferramentas e estratégias deste segmento você dominar, melhores serão os seus resultados, tanto no curto quanto no longo prazo.

Importância do e-mail marketing

Para quem ainda é iniciante nesse assunto precisamos ressaltar o quanto o email marketing é importante para o marketing digital, o principal fator para isso é o preço, pois o e-mail marketing é provavelmente a ferramenta mais barata para comunicação em grande escala, com um investimento baixo você consegue rodar uma campanha que atinge milhares de possíveis clientes.

Outra razão para você considerar investir em campanhas de e-mail marketing é a grande eficiência das mesmas, inclusive há pesquisas que indicam que os resultados obtidos com esta ferramenta – em termos de conversão em vendas nas lojas virtuais – chega a ser melhor que o resultado de campanhas pagas, por exemplo. Isso serve para dar uma dimensão do quanto uma boa aplicação das estratégias de e-mail marketing pode fazer a diferença no seu negócio.

Construa sua própria lista de e-mails

Talvez o erro mais comum de quem está começando a trabalhar com e-mail marketing é o de comprar listas para enviar suas campanhas. Isso não costuma ser bom simplesmente porque o retorno em comparação com o investimento geralmente não é suficiente, isto porque não há como saber se as listas compradas têm muitos e-mails ativos e, principalmente, se os donos dos endereços têm qualquer interesse mínimo que seja em seu produto e/ou conteúdo.

Imagine que chega em sua caixa de entrada uma oferta de pneus, mas neste exemplo você nem sequer tem um carro. Automaticamente você vai marcar como spam, ou no mínimo ignorar as próximas mensagens do mesmo remetente. Quando você compra listas de e-mail isso pode acontecer com a grande maioria dos potenciais clientes, o que joga a taxa de conversão lá embaixo.

Portanto, mais vale uma lista menor, mas com pessoas realmente interessadas em seu material, do que uma lista gigantesca mas com vários usuários aleatórios. E para construir sua lista, a melhor maneira é criando conteúdo de qualidade, em seu site, blog, instagram, youtube…

Qualquer plataforma que você use no dia a dia serve pra isso, ofereça um bom conteúdo para sua audiência e peça para eles cadastrarem o e-mail em um formulário ou newsletter, com isso, terá uma lista com leads realmente qualificados, ou seja, com gente que realmente são clientes em potencial.

Use ferramentas profissionais

Para gerenciar suas campanhas, o ideal é usar ferramentas próprias para e-mail marketing, melhor ainda se for um serviço completo como o da wix, com eles você pode escolher templates, usar designs profissionais e, principalmente, analisar todas as métricas em detalhe, assim você vai saber quantas pessoas abriram seus e-mails, quantas clicaram nos links etc. Além disso, com o tempo vai coletando informações suficientes para saber qual tipo de campanha gera mais resultado, então deve focar todos os seus esforços em replicar o que está dando certo até o momento.

Faça testes com muita frequência

Não importa o quanto alguém diga que determinada estratégia é melhor, se tal horário gera mais cliques, se tal estilo de escrita gera mais engajamento… Cada público é único, vai depender muito da localização geográfica, faixa etária, poder aquisitivo entre muitos outros fatores, tudo isso influencia nos resultados das campanhas de e-mail marketing.

Diante disso, o ideal é que você crie várias campanhas diferentes, mudando os detalhes entre elas, desse modo, pode ir descartando as que não retornam bons resultados e ir fazendo mais testes com as melhores. Essa tática é super eficiente, pois com o tempo você vai refinando uma estratégia até ela ficar perfeita para gerar os melhores resultados com seu público alvo específico.

Então foque sempre no longo prazo e não espere muita coisa das suas primeiras campanhas, depois de um bom tempo, com tudo devidamente ajustado e personalizado para agradar aos clientes e/ou leitores da sua lista de e-mails, basta colher os frutos de seus esforços e os lucros das vendas.

Conclusão

O fato é que praticamente todos os negócios digitais usam e-mail marketing, e há uma boa razão para isso, é uma das maneiras mais baratas de conseguir e fidelizar clientes na internet. Lembre-se que praticamente todo mundo tem e-mail hoje em dia, uma vez que é algo extremamente necessário para qualquer serviço online atualmente, então poucas ferramentas permitem o alcance a tantas pessoas quanto o e-mail marketing.

Portanto, seja você um grande empresário ou pequeno empreendedor que está começando agora, certamente vale a pena investir nisso, principalmente se for contratar um serviço completo e profissional, com todos os recursos para gerenciar, fazer os testes necessários e direcionar as campanhas para seu público da maneira mais eficiente.

boas práticas de email marketing