Toxina Botulínica na testa, como funciona?

O botox é feito da Toxina Botulínica, uma droga que é capaz de enfraquecer ou paralisar os músculos temporariamente ou, em casos mais graves, permanentemente.

Contudo, ao ser usado em pequenas doses, pode reduzir as rugas da pele e ajudar a tratar algumas condições médicas.

O Botox é uma proteína produzida a partir da toxina botulínica, que, por sua vez, é produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Esta é a mesma toxina que causa o botulismo, uma parada total do sistema nervoso.

O Botox é uma toxina, mas quando os médicos o usam corretamente e em pequenas doses, pode ter benefícios incríveis para os que utilizam. Ele tem usos cosméticos e médicos.

Com o tratamento cosmético, as injeções de Botox podem reduzir o aparecimento de rugas na pele, marcas de expressões, diminuição da aparição da gengiva ao sorrir, entre outros.

Além disso, a Food and Drug Administration (FDA) o aprovou como um tratamento para vários problemas de saúde, incluindo espasmos das pálpebras, suor excessivo, alguns distúrbios da bexiga e enxaqueca.

Neste artigo, explicamos um pouco mais de como o Botox funciona e exploramos seus usos, efeitos colaterais e outros riscos.

Como funciona o botox?

O Botox é uma toxina que tem o papel de bloquear os sinais dos nervos com os músculos, uma paralisia temporária desses músculos.

Quando se injeta o botox o músculo passa a não conseguir mais se contrair, por isso que eles relaxam e as rugas e outras marcas suavizam.

O botox é usado com mais frequência nas rugas da testa, pés de galinha (linhas ao redor dos olhos ) e em sorriso gengival. O botox não ajuda com as rugas causadas pelos danos do sol ou gravidade.

Como é feito um procedimento de Botox?

O procedimento inteiro com Botox leva apenas alguns minutos. Você não precisará de anestesia, porém o seu médico pode esfregar algum creme anestésico, caso haja muito incômodo por parte do paciente.

O médico usará uma pequena agulha para injetar Botox em alguns músculos específicos, causando apenas um pequeno desconforto.

Geralmente, leva de 7 a 14 dias para que você comece a ter o efeito total. É melhor evitar o consumo de álcool a partir de pelo menos 1 semana antes do procedimento.

Você também deve parar de tomar aspirina e anti-inflamatórios ou outros tipos de medicamentos 2 semanas antes do tratamento para ajudar a prevenir contusões.

É sempre recomendável que você converse com o seu médico para ver qual remédio deve ser interrompido ou não.

Também é importante que você evite esfregar o local da injeção por 24 horas para não espalhar o Botox para outra área.

Seu médico também pode lhe dizer para ficar em pé por 4 horas após as injeções e tirar um dia de folga dos exercícios .

Usos cosméticos

O principal uso do Botox é reduzir o aparecimento de rugas faciais, marcas de expressões e expressões indesejadas.

E, de acordo com o American Board of Cosmetic Surgery, as injeções de Botox são um dos procedimentos cosméticos mais populares do mundo no atual momento.

São mais de 7 milhões de pessoas fazendo tratamentos com Botox todos os anos e esse número só vem crescendo ano após ano.

Contudo, os efeitos do uso de Botox são temporários, durando apenas entre 3 e 6 meses, podendo chegar a 12 meses, dependendo da região onde foi aplicado e do cuidado tomado pelo utilizador para manter a vida útil do tratamento.

As pessoas costumam solicitar as injeções nas seguintes áreas específicas do rosto:

  • Rugas entre as sobrancelhas, chamadas linhas de expressão, linhas glabelares ou onze;
  • Rugas ao redor dos olhos, conhecidas como pés de galinha;
  • Vincos horizontais na testa;
  • Linhas nos cantos da boca;
  • Pele de “paralelepípedo” no queixo;

No entanto, precisamos lhe informar que a FDA aprovou apenas as injeções para uso ao redor dos olhos e na testa. Todos os outros locais não são recomendado pela FDA, por isso deve ser amplamente discutido com seu médico de confiança.

Pesquisas não têm comprovação suficiente para informar se o Botox tem efeitos positivos com relação a olheiras.

Algumas pessoas também experimentam o Botox para melhorar a aparência de seus cabelos. Porém, existem muitas poucas evidências de que isso funcione.

Quanto tempo dura uma injeção de Botox?

Os efeitos do Botox duram de 3 a 6 meses. À medida que a ação muscular retorna lentamente, as linhas e rugas começam a reaparecer e precisam de uma nova aplicação para sumirem novamente.

As linhas e rugas geralmente parecem menos graves com o tempo porque os músculos estão encolhendo.

Quais são os efeitos colaterais do Botox?

Você pode ter alguns efeitos colaterais temporários após uma injeção de Botox. Isso pode incluir:

  • Hematomas. Este é o efeito colateral mais comum e desaparecerá.
  • Dores de cabeça . Normalmente, são raros e terminam em 24 a 48 horas.
  • Pálpebra caída. Isso acontece com apenas uma pequena porcentagem de pessoas e geralmente desaparece em 3 semanas. Geralmente acontece quando o Botox se move, então não esfregue a área tratada.
  • Sorriso torto ou babando
  • Secura nos olhos ou lacrimejamento intenso
  • Dor leve ou inchaço ao redor do local da injeção
  • Sintomas semelhantes aos da gripe ou uma sensação geral de mal-estar
  •  Estômago virado
  • Dormência
  • Fraqueza nos músculos próximos

Quem não deve fazer botox?

Pessoas que estão grávidas, amamentando ou têm uma doença neurológica não devem fazer Botox. Como o Botox não funciona para todas as rugas, verifique primeiro com um médico.

Você não deve tomar injeções de Botox se for alérgico à proteína do leite de vaca.

O seguro saúde vai pagar pelo botox?

O botox não é coberto pelo seguro quando usado para fins cosméticos. Consulte a sua seguradora de saúde para obter os detalhes da cobertura.

Toxina Botulínica na testa