e-CPF vale a pena? Como usá-lo no dia a dia?

Você já ouviu falar nos certificados digitais? Esses documentos surgiram para otimizar as atividades realizadas pela internet, além de proporcionar mais segurança a todas essas operações.

O fato é que existem diversos tipos de Certificados Digitais, contrariando o que muitas pessoas acreditam. Dentre as certificações mais utilizadas estão o e-CPF, destinado às pessoas físicas e o e-CNPJ, o qual identifica empresas na internet. 

O objetivo dessas certificações é identificar pessoas físicas e jurídicas no ambiente digital. Isto é, ao assinar um contrato digitalmente, por exemplo, os certificados garantem que é realmente aquela pessoa que está assinando – e também dá validade jurídica para o documento.

O Certificado Digital e-CPF gera bastante dúvidas, porque as pessoas ficam pensando no porquê elas usariam essas certificações no dia a dia. Os motivos são diversos, esse certificado pode facilitar e muito a vida das pessoas. 

Eles permitem, inclusive, que diversos serviços sejam realizados à distância com a garantia da autenticidade e segurança necessária.

Então, se você também tem essa dúvida de como usar e qual a necessidade do e-CPF na sua vida, te convidamos à uma reflexão:

O que é a coisa mais preciosa da humanidade? A resposta é simples e objetiva: o tempo. Hoje, nós temos algo que vale muito e que, infelizmente, não pode ser comprado – isto é o seu tempo! 

E é para valorizar essa preciosidade que os certificados digitais se fazem necessários atualmente. Com eles, otimizam o tempo.

Isto é, gastam menos horas do dia fazendo ações básicas do dia a dia, resolvendo questões burocráticas em poucos minutos. Isso sem deixar a segurança de lado.

Sendo assim, o seu tempo pode ser destinado ao lazer, em momentos especiais e com aqueles que mais ama. A seguir, para exemplificar isso, abordaremos como o e-CPF pode ser usado no dia a dia, como funciona e suas vantagens.

Valorize seu tempo, se proteja na internet e descomplique suas tarefas diárias com o certificado digital e-CPF. Acompanhe! 

e-CPF: como funciona? Quais os benefícios deste certificado digital?

Antes de qualquer coisa, é importante esclarecermos o que de fato é o e-CPF, já que essa certificação gera tantas dúvidas nas pessoas. Vamos lá: a certificação digital e-CPF é, basicamente, a versão digital deste documento impresso. 

Ou seja, é a versão digital do CPF, o documento Cadastro de Pessoas Físicas que todos têm e sabem qual é. Ele se dá pelo registro feito pela Receita Federal do Brasil para identificar as pessoas e contribuintes no país – isto é, os brasileiros.

Todas as pessoas que nascem aqui e moram no país precisam ter o CPF, isso é fato. Além da obrigatoriedade, é preciso desse documento para fazer empréstimos, compras a longo prazo, acessar páginas de órgãos públicos, abrir conta no banco, entre outras diversas atividades essenciais para a nossa vida.

Como o e-CPF é a versão eletrônica deste documento, ele tem as mesmas funções e importância para os órgãos públicos que a versão física.

A única diferença é que ele só pode ser utilizado na internet, garantindo a segurança dos dados nas transações que realiza pela internet.

Sendo assim, o e-CPF é útil na mesma medida que o CPF comum. Uma diferença é que para emitir este documento digital, é preciso procurar por certificadoras digitais, ou seja, empresas que emitem esse tipo de documento – ao contrário da versão física que é emitida pelos órgãos públicos reguladores.

Para ter a versão digital do CPF, basta procurar essas empresas, fazer a solicitação e passar por uma série de análises de documentos.

Se tudo estiver de acordo, a certificadora vai emitir o documento, o qual ficará armazenado no servidor da pessoa ou em uma mídia criptografada (como tokens e smart cards).

Logo estará pronto para começar a ser usado. Com tudo isso em mente, vamos às aplicações do e-CPF no dia a dia. Ou seja, como ele pode ser usado pelas pessoas durante a rotina.

Com isso responderemos a seguinte questão: será que vale a pena? Acompanhe!

Como e-CPF é usado?

O e-CPF pode ser usado de inúmeras formas pelas pessoas, ainda mais quando temos em vista que realizamos grande parte das nossas tarefas diárias pela internet. Essa certificação, portanto, pode ser utilizada na grande maioria delas.

Vamos a alguns exemplos de aplicações do e-CPF: este documento pode ser usado, principalmente, para assinar documentos na internet, já que há uma legislação que adiciona valor jurídico em todas as transações realizadas por meio desse tipo de certificação. 

Além de substituir a assinatura manuscrita – que é uma das atividades principais deste certificado – o e-CPF também pode ser usado para se autenticar em sistemas, facilita o envio da declaração de imposto de renda, o guia de recolhimento do FGTS, entre outras informações importantes.

Também permite o acesso ao Detran com mais facilidade, a CNH Digital, aos serviços eletrônicos de cartório, o envio de informações de previdência social (GFIP) e muitas outras atividades importantes que realizamos no dia a dia.

Então, sim, vale muito a pena! O e-CPF tem tantas aplicações quanto o CPF físico, porém, proporciona mais agilidade e redução de custos para as nossas vidas, além da segurança na internet que é fundamental atualmente.

Também nos tornamos mais sustentáveis e amigos do ambiente, dado que reduz a necessidade de tantos papéis na nossa rotina.

O e-CPF é uma ótima ferramenta da atualidade, pesquise mais e adquira um para otimizar a sua vida e valorizar seu tempo!

e-CPF vale a pena