4 cursos para fazer e arrumar um emprego

Quem está em busca de recolocação profissional ou quer se destacar no mercado de trabalho precisa estar atento às modificações do mundo!

Se você tem sonhado com uma boa entrevista de emprego e quer entrar em 2022 cheio de expectativas e possibilidades, uma boa dica é olhar para os empregos e setores que têm apresentado algum aquecimento.

Sabemos que, desde o surgimento da pandemia do novo coronavírus – e graças às oscilações econômicas severas pelas quais temos passado já há alguns anos -, muitas empresas fecharam as suas portas.

Da mesma forma, algumas áreas se viram bastante desassistidas, o que obrigou muitos profissionais a se reinventarem.

A área do entretenimento, por exemplo, passou por um momento de baixa muito significativo: teatros, cinemas e casas de shows tiveram que manter suas portas completamente fechadas por meses, o que infelizmente gerou desemprego e perdas culturais que serão sentidas por anos.

Apesar de alguns eventos já estarem acontecendo, será difícil para o setor se reerguer completamente. 

O mesmo não se pode dizer, por exemplo, de algumas áreas da tecnologia da informação: com tudo sendo feito online, muitas vezes à distância, saíram na frente os que precisam apenas de um computador e de uma boa conexão para fazer o seu trabalho.

A seguir, falaremos um pouco mais sobre os cursos profissionalizantes que podem mudar a sua carreira – e as suas perspectivas! Confira:

Cursos para arrumar um emprego em 2022

Pegando o gancho do que falamos há pouco: as áreas de tecnologia estão em alta, uma vez que os trabalhos feitos pela internet só têm crescido e o mundo, como sabemos, está cada vez mais digital.

Assim, o primeiro curso que se pode pensar em fazer é o de programação. Existem faculdades voltadas para a temática, mas nem todos têm a possibilidade de dedicar dois a quatro anos para esse tipo de formação (ainda!). Se este for o seu caso, não se preocupe.

Dado o fato de que se trata de uma área em expansão, tem havido muitas ofertas gratuitas, de grandes empresas. Por que isso está acontecendo? Porque existe demanda por novos talentos!

Um exemplo: recentemente, a Betha Sistemas, especialista no desenvolvimento de soluções de tecnologia para a gestão pública, acabou de formar a primeira turma do seu curso gratuito de programação.

Foram 56 formados e mais de 500 inscritos. Vale ficar atento, pois existe a possibilidade de novas turmas.

Isso não é tudo: a Kenzie Academy, escola de programação com metodologia do Vale do Silício, e a startup DUPLA, especializada no recrutamento e seleção de mulheres para TI, criaram um curso gratuito de programação para mulheres, chamado “Elas Codam”. As inscrições estão abertas até o dia 10 de janeiro.

As oportunidades existem! Para manter-se por dentro do que está acontecendo, o recomendado é fazer buscas diárias em sistemas de busca, como o próprio Google, e se cadastrar em portais idôneos.

Sustentabilidade e educação ambiental

Você com certeza sabe que estamos em um momento delicado em relação a questões ambientais. É uma área, portanto, em grande expansão.

As inscrições para o curso gratuito de Pós-graduação em Educação Ambiental com Ênfase na Formação de Professores do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) estão abertas.

Sim, você leu certo: é gratuito! Corra, porque as inscrições terminam no dia 30 de dezembro de 2021.

Recursos Humanos

O setor de RH, como bem sabemos, é uma das partes mais importantes de qualquer instituição – responsável por processos burocráticos, pelo bom andamento interno e pela satisfação dos colaboradores, podemos dizer inclusive que se trata de um pilar.

Formar-se como técnico em Recursos Humanos, por exemplo, trata-se de uma ótima ideia. Quem já percebeu isto é o Senac, de Belém, que está oferecendo pela primeira vez um curso de carga horária de 800h.

Esta não é, claro, a única opção dos que desejam estudar o assunto em questão. Existem diversos cursos disponíveis, muitos funcionando à distância. 

Proteção de Dados

Os dados são o que temos de mais valioso nos dias de hoje. É inevitável, claro, que voltemos nossos olhos para a tecnologia neste momento: quantas transações você tem realizado diretamente pelo seu telefone celular? O que aconteceria se os seus dados vazassem?

Vale buscar cursos nas áreas de Segurança da Informação e Conformidade na LGPD. Há formações mais extensas também na área de Certificação Profissional de Proteção de Dados.

cursos para fazer e arrumar um emprego