Combater ansiedade: veja 7 dicas simples que fazem a diferença

Combater a ansiedade e prevenir os sintomas da doença têm sido alguns dos maiores desafios da medicina no Brasil e no mundo.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2020, quase 19 milhões de brasileiros sofriam com algum tipo de transtorno de ansiedade.

Além disso, na mesma pesquisa, foi apontado que quatro entre cinco brasileiros que sofrem com ansiedade a apresentam de forma patológica. Ou seja, são quadros mais graves e que devem ser tratados de forma clínica.

Por isso, pessoas que sofrem com a sensação de ansiedade que não seja patológica devem investir na prevenção em combater a ansiedade.

Bons resultados podem ser alcançados com práticas simples, como a ingestão de chás, exercícios físicos e mentais como yoga, meditação e terapias holísticas.

Confira, abaixo, sete dicas que trouxemos para auxiliar no combate à ansiedade e não se esqueça: na dúvida, busque sempre o auxílio de um profissional da saúde.

Sentimento de ansiedade versus transtorno de ansiedade

Antes de apresentar as dicas para combater ansiedade, é importante ressaltar a diferença entre transtorno de ansiedade e ansiedade ocasional.

Enquanto a primeira trata de um quadro recorrente e grave, o sentimento de ansiedade costuma aparecer apenas em situações de dificuldade. 

Ou seja, mesmo ambos sendo desagradáveis, um se torna doença e o outro é uma apreensão passageira.

No caso do transtorno de ansiedade, os sintomas podem englobar tremores, sudorese, gagueira, pensamentos negativos e até mesmo taquicardia.

Além disso, ele nem sempre é passível de controle e pode impedir a realização de afazeres ou atividades do dia a dia. 

Dessa forma, poderá causar insônia, tensão muscular, fobias e desencadear outras doenças como Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) ou Síndrome do Pânico.

Por isso, se faz tão importante a busca por um profissional, a fim de avaliar a situação e indicar os melhores métodos ou tratamentos.

Como combater a ansiedade no dia a dia

Tanto para aqueles ligeiramente ansiosos quanto para os que sofrem com os sintomas do transtorno de ansiedade, existem mecanismos que auxiliam no controle.

E o principal nas dicas a seguir é realizá-las com periodicidade e em repetição, para que o cérebro desenvolva hábitos positivos para combater ansiedade.

Dentre as dicas mais fáceis de serem incorporadas no cotidiano, elencamos as sete principais abaixo.

Treinamento de respiração profunda

Ainda que soe como um conselho simples, respirar profundamente é uma tática eficaz para combater ansiedade. Quando a respiração é profunda, o corpo entende que não há perigo e se propõe a liberar substâncias calmantes no cérebro e no corpo.

Dessa forma, há o relaxamento dos músculos, desaceleração dos batimentos cardíacos e redução da sensação de nervosismo.

Em casos onde a pessoa sente dificuldade em controlar a respiração, uma boa forma de treino pode ser a prática de meditação, yoga ou outras medicinas integrativas com foco na respiração.

Combater a ansiedade com técnicas de relaxamento

E se falamos em buscar técnicas de relaxamento, é importante explicar como elas atuam para quem busca combater a ansiedade.

Combater a ansiedade com técnicas de relaxamento

De modo geral, procedimentos que envolvem silêncio, ambientes menos iluminados e música costumam oferecer excelentes resultados.

A razão é que, de modo similar ao que acontece quando se propõe controlar o ritmo respiratório, lugares que inspiram calmaria deixam o corpo menos ativo.

Para aqueles que moram próximo a praias, por exemplo, é a mesma sensação de ficar na areia, durante a noite. 

Entretanto, não é necessário um lugar externo para isso, bastando apenas que o ambiente seja propício para o relaxamento completo que proporciona combater ansiedade.

Prática de exercícios físicos

Todos nós possuímos no corpo alguns hormônios que são relacionados à felicidade, como a dopamina, endorfina e serotonina.

Entretanto, a liberação em proporções maiores só acontece quando se realiza exercícios físicos, e por isso a indicação desta prática para combater ansiedade.

Neste caso, o ideal é a persistência e que se encontre um exercício físico que também proporcione prazer. Seja uma simples caminhada, corrida até o pilates, natação ou musculação. 

Todos irão melhorar sua qualidade de vida e, em pouco tempo, auxiliar a combater a ansiedade.

Pensamentos positivos precisam ser recorrentes para combater ansiedade

Nossos pensamentos exercem uma influência enorme em nossos sentimentos e ações. E em geral, tendem a aparecer com maior frequência em momentos de ociosidade. 

Por isso, a dica aqui é dupla: mantenha-se ocupado e foque em pensamentos positivos. Ou pelo menos tente tirar um tempo do dia para elencar as coisas boas que aconteceram.

Em geral, muitas pessoas costumam visualizar com mais frequência os cenários ruins, por isso é importante treinar esse método para combater ansiedade.

Para combater a ansiedade é necessário organizar o seu dia

Nos afazeres domésticos, pessoais ou profissionais, a organização é a chave para que se consiga combater ansiedade.

Isso porque a desorganização traz à tona essa sensação, uma vez que você considera que possui mais tarefas do que consegue executar.

Organizar o dia é ser capaz de entender suas demandas, obrigações e quais delas podem ser transferidas para outro momento ou canceladas.

Por isso, aposte em uma agenda, mural ou até mesmo um aplicativo de celular.

E repita sempre para si: é normal não executar tudo sempre.

Procure ter um hobbie

Pessoas que mantêm a mente ocupada com algo divertido irão conseguir combater a ansiedade muito mais facilmente. O hobbie funcionará como uma válvula de escape para momentos de descanso.

Procure ter um hobbie

Por exemplo, tocar um instrumento musical, aprender outro idioma, cozinhar, ler, dançar, entre outras coisas. O ideal é que ele esteja em sua agenda como todas as outras obrigações.

Prepare-se para uma boa noite de sono para combater ansiedade

A qualidade do sono irá refletir no nosso humor e disposição.Por isso, se você deseja combater a ansiedade, precisa criar um ritual noturno que te permita afastar o desgaste físico e emocional do dia.

Em resumo, tente se afastar dos eletrônicos antes de adormecer, mantenha a iluminação baixa e faça do quarto um ambiente aconchegante e propício para o descanso.

Por último, deixe para resolver pendências da semana no momento correto. 

Elas continuarão lá quando você se levantar, então por que a preocupação, não é mesmo?

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