Saiba como mandar bem em testes na hora de uma entrevista

Saiba como mandar bem em testes na hora de uma entrevista!

Confira nossas dicas para superar o nervosismo e se sair bem em processos seletivos 

Você foi chamado para fazer uma entrevista de emprego nos próximos dias? Então é hora de se preparar para se sair bem e conquistar a vaga. Para isso, é importante conhecer e praticar testes comportamentais e técnicos que são realizados durante um processo seletivo. 

Existem diversos testes que são bastante comuns em processos para a maioria das funções como o teste de QI, o teste de atenção concentrada e o teste IFP. Pensando nisso, fizemos uma lista com diversas dicas importantes para que você se saía bem nos testes e aumente as chances de conseguir um emprego. 

Confira nossas dicas abaixo:

Faça uma análise de suas últimas entrevistas de emprego 

O primeiro passo para se preparar para uma nova entrevista é analisar o seu desempenho nos compromissos anteriores. Dessa forma, você consegue entender em quais pontos precisa melhorar. Com uma reflexão, você pode identificar em quais testes você foi mal e porque você não conseguiu ter um bom desempenho. 

Assim, será possível se preparar melhor para as próximas entrevistas de emprego. Dessa maneira, além de reforçar o seu preparo para se sair bem nos testes, você também trabalha a tranquilidade, a confiança, ajusta o seu currículo e treina sua linguagem corporal para impressionar o recrutador em sua próxima entrevista. 

Se mantenha calmo e confiante 

Muitas pessoas possuem plenas capacidades de ir bem em testes comportamentais e técnicos, mas se perdem porque não conseguem manter a tranquilidade e a confiança. Por isso, uma dica importante é reforçar a confiança em si mesmo nos dias que antecedem a entrevista. 

Essa é uma forma de se preparar para lidar com emoções e sentimentos que acabam aflorando na entrevista de emprego. Ao trabalhar a autoconfiança, você tende a se manter tranquilo durante a entrevista, independente da situação, tendo mais tranquilidade para responder e realizar testes. 

Com confiança, você verá que o seu desempenho em uma entrevista de emprego será muito superior a momentos de aflição vividos em outros processos seletivos. Isso será fundamental para passar uma boa primeira impressão e para que você consiga realizar os testes com tranquilidade e aumentar os seus acertos. 

Liste os testes mais comuns em entrevistas de emprego 

Existem testes comportamentais e técnicos que são comuns, sendo geralmente realizados em qualquer processo seletivo. Também há aqueles testes que são bastante aplicados em processos seletivos para algumas vagas específicas. 

O teste de atenção concentrada, por exemplo, costuma ser realizado em processos seletivos para vaga de redatores e programadores, funções que dependem de um bom nível de concentração. 

Dessa forma, de acordo com as vagas que deseja concorrer, faça uma lista dos testes comportamentais e técnicos mais comuns nos processos seletivos. Isso irá lhe ajudar a se preparar para fazer os exames com mais propriedade e ter um bom desempenho. 

Simule alguns testes em casa

Agora que você possui uma lista de testes comportamentais e técnicos que são comuns em entrevistas para a vaga que você deseja, busque simular estes testes em casa. Peça a ajuda de amigos e familiares para lhe auxiliarem fazendo perguntas. 

Busque estudar para entender como são realizados os testes e se for o caso, imprima versões genéricas dos exames para fazer em casa. Assim será possível se preparar na prática para realizar os testes, o que traz mais tranquilidade e confiança para a realização da entrevista de emprego. 

Estude sobre a empresa 

Por mais que os testes de conhecimento técnico e comportamentais não foquem na empresa, eles são aplicados para investigar a capacidade do profissional em assumir um cargo na companhia. Por isso, muitas dinâmicas incluem situações do dia a dia da empresa para testar os candidatos à vaga. 

Dessa maneira, estudar sobre a empresa é uma maneira de sair na frente dos demais concorrentes. Assim, você pode estar preparado para lidar com as situações com mais tranquilidade e confiança.

Lembre-se que conhecimento técnico não é tudo! 

A época em que as empresas levavam em consideração apenas habilidades técnicas na hora da contratação já passou. Atualmente, gestores consideram que habilidades socioemocionais são de suma importância para o desempenho de qualquer profissão. 

É fundamental que o profissional consiga lidar com a pressão, saiba controlar suas emoções, trabalhe bem em equipe e seja produtivo. E tudo isso depende de habilidades socioemocionais que serão testadas ao longo do processo seletivo. 

Por isso, é fundamental ter em mente que apenas conhecimento técnico não garante a conquista de uma vaga de emprego. Então, busque trabalhar suas emoções e se preciso conte com ajuda profissional para desenvolver habilidades socioemocionais que sejam essenciais para o desempenho de suas funções no dia a dia de trabalho. 

Estas são as nossas dicas para que você possa se sair bem nos testes durante uma entrevista de emprego. Confie na sua capacidade profissional para manter a tranquilidade e passar uma boa impressão. Processos seletivos podem ser cansativos, mas é importante se manter calmo e preparado para aumentar as chances de conquistar a vaga.